Liderança, a base de todo sucesso.
A liderança é uma relação entre duas ou mais pessoas fundamentada no exercício da influência. É uma forma de despertar o desejo, o interesse e ou entusiamo no outro afim de que adote comportamentos ou realize tarefas.
No estilo de liderança tradicional, aquela do pós-guerra, a liderança vem acompanhada do poder e é através dele que se administra. Há outro fator primordial entre a Liderança e Poder que se chama Autoridade. Exatamente disso que pretendo falar, sabemos que em muitas organizações existem hierarquicamente os seus gestores, que tem como principal papel desenvolver pessoas e trabalhar de forma holística em seu ambiente, porém o que muitos ainda não conseguem é enxergar esse papel, aquele profissional que além de desenvolver o próximo também deve ser o qual naturalmente deve influenciar os membros da equipe tornando-se espelho e uma essência de pessoa que esteja ligada diretamente com um bom caráter.
Em algumas de minhas experiências, pude ter o prazer de aprender com alguns líderes e ao mesmo tempo o constrangimento de conhecer pessoas totalmente desestruturada emocional e profissionalmente que se ditavam líderes e não sabiam ao menos desenvolver a si mesmo.
Acredito que a base principal de cada organização são as pessoas, a forma de como elas são vistas e tratadas refletem impactantemente nos resultados. Principalmente quando existe atendimento com clientes externos, aí meus amigos, o impacto poderá ser apenas dois: Bom atendimento ou Péssimo atendimento. De tal forma que desestrutura todo o ambiente, seja ele emocional, profissional, pessoal e etc... O que posso confessar é que sem uma base fixa, a estrutura declina.
Sabemos que existem profissionais em todas as classes e em todos os campos; como na política, na religião ou na economia que possuem cargos e fazem uso deles pelo poder e não conquistam o respeito tão desejado pelo ser humano e, há outros que os exercem muito mais pela autoridade, pela competência e são amados e respeitados.
Creio que, se cada um de nós dirigirmos nossa vida com competência e coerência, poderemos colaborar para que a autoridade se sobreponha aos desmandos do poder.