LIDERANÇA, CONSCIÊNCIA E PARADIGMAS
Mais que entender, precisamos ter profunda compreensão sobro significado e o papel dos paradigmas na gestão e liderança de equipes e empresas. Se gestores e líderes não estiverem cientes do poder de influência dos paradigmas em sua visão, suas tomadas de decisão e comunicação, poderão criar estratégias erradas, equivocadas ou limitarem-se à mesmice impedindo a inovação em suas empresas.
Um líder, quando consciente dos paradigmas, ao diagnosticar pode:
· Reconhecer indicadores de possíveis mudanças em seu ambiente de trabalho.
· Identificar sinais de novas oportunidades e de possíveis desafios.
· Adaptar sua estratégia para se ajustar às surpresas e mudanças inesperadas.
· Ter clareza dos diferentes paradigmas de sua empresa, concorrência e tendências do mercado.
Líderes conscientes de seus paradigmas, possuem maior facilidade para:
· Encorajar a diversidade e a inovação em suas equipes e no negócio.
Recomendados pelo LinkedIn
· Alicerçam-se em diferentes perspectivas e abordagens.
· Gerar autonomia em suas equipes para a criação de soluções genuínas.
· Desafiar, positivamente, o status quo com foco em novas ideias para aprimorar as operações da empresa.
Quando a liderança está consciente paradigmas criam um ambiente e condições motivacionais para que seus stakeholders se comprometam com a própria transformação evolutiva criando condições para que a mudança organizacional esteja integrada e seja, de fato, estratégica. Mostra a todos que “transformar a ótica” para “mudar o contexto” é um processo inevitável e com naturalidade, devemos aceitar essa realidade. Afinal, elas fazem parte de todo e qualquer processo de evolução. Mais que aceitar, contestar ou negar é importante que estejamos preparados para, como agentes de mudança, promover esses processos e fazer de tudo para não ficarmos submissos a eles.
Ao criar uma cultura de abertura e participação facilitamos a transformação e mudança e justamente por isso estaremos muito bem preparados para enfrentar os desafios, surpresas e possíveis turbulências, sejam elas esperadas ou não. É essa consciência que nos permite leveza para cuidar de dois aspectos fundamentais na gestão de pessoas, processos e negócios. O primeiro é a colocação de limites para que nos mantenhamos rígidos ao manter valores e ações que estejam alinhados à postura que seja nobre e íntegra. Ao mesmo tempo, devemos ser flexíveis e incentivar a diversidade de percepção, de pensamento para que a ação inovadora seja fértil e garanta uma cultura sólida e de abertura às grandes e novas oportunidades do mercado.
#institutodhighnity #paradigmasnagestão #liderançaconsciente #inovaçãoeautonomia #transformaçãoorganizacional #culturaaberta #gestãodepessoas #visãocrítica #agentesdemudança #perspectivasdiferentes #tomadadedecisões #comunicaçãoeficiente #desafiarostatusquo #diversidadeeabertura #adaptabilidade #clarezanosparadigmas #evoluçãoconstante #mudançaestratégica #comprometimentodosstakeholders #processosdegestão #culturasólida #alinhamentodevalores #pensamentodiverso #açõesíntegras #incentivaraautonomia #surgimentodenovasoportunidades #manterseaberto #ambientedetrabalho