LIDERANÇA CONSCIENTE #1

LIDERANÇA CONSCIENTE #1

O que significa ser um Líder Consciente, segundo John Mackey e Raj Sisodia

Tenho visto muitos conteúdos sobre as competências de Liderança. Acredito que muito disso por estarmos vivendo uma crise onde essas pessoas fazem a diferença com sua forma de ver o mundo e gerir pessoas.

"Líderes melhores = mundo melhor", afirmação da consultoria Pivot especializada em desenvolvimento de lideranças. O que você acha dessa equação?

Eu, particularmente, acredito que as lideranças tem um papel fundamental para o sucesso das organizações e para o equilíbrio entre os stakeholders envolvidos. Consequentemente eles constroem um mundo melhor. Eles quem conseguem influenciar, priorizar, definir, orientar e motivar as pessoas para atingir os resultados e o propósito do trabalho.

"Todo bom Líder dá contribuições, grandes e pequenas, para tornar o mundo um lugar melhor"

Se essa liderança tem a clareza e trabalha por um propósito maior seu potencial de mobilização e impacto será muito aumentado. Seguir procedimentos e ferramentas de gestão são complementares e não um fim em si mesmo. Não basta seguir processos. Isso é fazer gestão. Ser líder está além disso.

De que adianta um líder disciplinado em cumprir prazos, resultados, agenda de gestão se ele não possui uma visão de contribuição maior? Estamos discutindo o futuro do trabalho e as novas gerações estão trazendo muito forte a importância da consciência ambiental, da responsabilidade social e do trabalho por um propósito. Estão abrindo mão de grandes corporações para trabalhar em ambientes que proporcionem aprendizado, trocas e que tenha impacto social.

Você conhece alguém que abriu mão de um bom emprego para seguir seu propósito de vida? Eu conheço. Perder talentos porque não conseguia "dar" a essa pessoa propósito real de realização foi bastante frustrante para mim, como líder. A empresa tinha um propósito lindo na parede, mas não conseguia pratica-lo no momento da sua tomada de decisão.

E advinha quem toma decisão? os líderes!!!! Segundo os autores, Líderes conscientes são:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Esse é um ponto importante de falar, pois enfrentamos diariamente a disputa de poder que acontece no nível das lideranças e todo o impacto que isso gera na organização. Precisamos de Líderes que trabalhem pelo bem maior e para servir a todos os stakeholders - clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores. Os autores trazem uma definição de papel das empresas que compartilho muito: "a verdadeira essência da é empresa é ter um propósito de melhorar nossa vida gerando valor para as partes interessadas".

Liderar com consciência é conseguir equilibrar todos esses interesses sabendo se posicionar, influenciar, manter e proporcionar equilíbrio emocional, negociar recursos dando luz no bem maior e não nos interesses individuais.

Vejo muitos líderes dedicando tempo a gerenciar egos e interesses de poucos. Isso acaba promovendo uma cultura organizacional pautada nas relações políticas e de poder interno. Perdendo o foco no objetivo real do trabalho. Recebi um post recente compartilhando que 85% das pessoas se demitem dos chefes e não das empresas em que trabalham. Reter pessoas e principalmente talentos parte que "líderes conscientes sabem desenvolver e inspirar, orientar e motivar, segundo os autores."

Você pode estar se perguntado: legal tudo isso, mas como consigo fazer isso na prática? Acompanhe a série LIDERANÇA CONSCIENTE que a cada semana estarei trazendo um pouco desse conteúdo para te apoiar nessa jornada de ser um líder, mais do que um gestxr e com isso impactar e fortalecer as organizações.

Espero que tenha gostado.

Aline da Hora (ela/dela)

Headhunter/ Coord. de RH/ Analista de RH/ Especialista em Gestão de Pessoas/ Business Partner / Analista Comportamental DISC/ Formação em Psicologia/ Bacharel em Adm/ Especialista em PNL

4 a

Excelente texto!

Dani Aguiar

CHRO as a Service - HR Specialist - HRBP - HR Advisor - HR Consultant - Leader Training Specialist - Speaker.

4 a

Oi, querida! Que discussão relevante quanto tantos líderes vivem a pressão pela tomada de decisão imediatista e parcial. No exercício da consciência expandida, o lider é provocado a dar respostas mais complexas, sistêmicas e sustentáveis. E já temos bons exemplos de pessoas qué buscam essa competência! Obrigada por compartilhar! Luz procê!

Renata Murari

Gestão de Recursos Humanos | Implantação e Transformação do RH Estratégico e Sistêmico | RH Generalista| Mentoria para RH e Liderança | Gestão de Mudanças | Relações Trabalhistas e Sindicais | OKR | KPI

4 a

Nara Brasil muito importante tratar do tema da liderança consciente que tem como missão atender aos interesses comuns da organização e não interesses individuais, ainda mais num momento como este onde existem disputas por poder e medo do desemprego nas empresas.... O caminho é longo e temos muito trabalho a fazer..... Vamos em frente. Parabéns 👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos