Liderança de equipes: motivação e alinhamento de expectativas

Liderança de equipes: motivação e alinhamento de expectativas

Se você é líder de equipes, certamente, já passou por essa situação:

"Minha equipe não está atendendo às minhas expectativas".

Para lidar com essa circunstância, os caminhos possíveis são diversos, então, resolvi compartilhar algumas dicas, com base na minha vivência. Espero que ajudem a motivar e manter o time alinhado!

Existem algumas perguntas iniciais que a liderança da equipe pode fazer para ter um diagnóstico prévio da situação:

  1. Quais são minhas expectativas?
  2. Como elas foram apresentadas ao meu time?
  3. O time estava ciente do prazo? Tinham clareza sobre o objeto de entrega?
  4. Meu time tinha competência e habilidades para atender a essas expectativas?
  5. Há quanto tempo isso vem acontecendo?
  6. É um comportamento geral do time ou pontual de algumas pessoas?

Se a quebra de expectativa está ocorrendo de forma individual, uma conversa de feedback e de realinhamento é um dos caminhos mais importantes para se trilhar com um liderado. O liderado deve sair dessa conversa com clareza sobre as expectativas de entregas e comportamentos desejados, se necessário, um plano de ação e cronograma para execução.

Agora, se o time como um todo está com performance a desejar, o desafio deve ser encarado de forma coletiva também, com uma análise crítica que pode envolver não só os liderados, mas também o líder e, se necessário, a empresa.

Líder e equipe em desenvolvimento

O papo franco precisa ocorrer e o líder deve ser honesto e ao mesmo tempo receptivo para criar um ambiente de confiança em que as pessoas se sintam confortáveis para expressar suas dificuldades e receios. 

Primeiro, o líder pode abrir o diálogo deixando claro o objetivo da conversa e sua percepção sobre as quebras de expectativas. Exemplo:

“Gostaria de conversar com vocês sobre o projeto X, pois acredito que não estamos com a performance esperada. Minha expectativa era X, Y e Z, mas percebo que estamos com os seguintes gaps: A, B, C”.

Segundo, é preciso ter escuta ativa e abrir espaço para ouvir a percepção do time:

“Gostaria de ouvir vocês sobre quais desafios que estão encontrando para realizar a entrega. A ideia não é julgar as colocações, mas ter mais empatia ao perceber como vocês estão vivendo a situação e, posteriormente, endereçar os pontos que foram apresentados.”

Um novo pacto

Ao ter mais clareza sobre quais são os desafios do time e se de fato as expectativas estavam claras e eram viáveis, o líder não precisa sair do alinhamento com a sua equipe, necessariamente, com respostas concretas. Mas, sim, com um novo pacto. O líder deve fazer um novo alinhamento de expectativas, endereçando as necessidades apontadas para suas respectivas instâncias, de modo que as expectativas sejam de fato atingidas. Exemplo:

  • A cadência de entregas não estava clara? Vamos validar um novo cronograma, listando todas as atividades e seus responsáveis, e utilizar um recurso de gestão à vista para acompanhamento de todos.
  • O liderado não tem competência para realizar a entrega? Identificar quem poderia ajudá-lo nessa função e/ou como ele pode desenvolver essa competência.
  • O time não se viu motivado para realizar a entrega? Reforçar a importância da entrega para a empresa, ressaltar a competência do time para a realização dela, entender quais fatores de motivação geral da empresa podem estar impactando nesse clima.

Por fim, o líder precisa manter o monitoramento da equipe para agir de forma rápida e assertiva, se não houver mudança no comportamento. Da mesma forma, é importante que o líder reconheça e faça um reforço positivo da equipe, quando as expectativas forem atingidas. Assim, irá valorizar o esforço do time e incentivar a manutenção dos comportamentos que levaram a esse resultado.

#liderança #pessoas #equipes #gestão #feedback #performance #comportamento

Carol Passos

Assessora de imprensa | cofundadora do Posfácio Hub de Jornalismo em Áudio

9 m

ótimo texto, Lari!

Helena Cavalheiro

Especialista em Marketing com MBA em Ciência de Dados

9 m

Muito bom, Lari!

Bruno Biesczad

Chief Happiness Officer | Especialista em Desenvolvimento de Líderes | Liderança Positiva | Disney - Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na UFSC/2025

9 m

FUNtásticooooo, Larissa Bronze Condeixa Cabral 🏳️🌈 👏🏻👏🏻👏🏻

Nadine Heisler

Educação | Pessoas | Inovação | Palestrante | Conselho Consultivo

9 m

Uma boa comunicação entre líder e equipe é a base, mas não é simples e fácil. Excelentes observações

Fernando Lengler, Dr.

Professor Universitário | Doutor em Administração | Economista | Administrador

9 m

Muito bom, Lari. Esses centavos valem milhões.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Larissa Bronze Condeixa Cabral

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos