Liderança e desenvolvimento de pessoas.

No alt text provided for this image

O tema liderança sempre foi importante, mas hoje, cada vez mais. Cursos, palestras, grandes eventos, livros, Lives...todo mundo quer saber como se tornar um bom líder. Como mobilizar pessoas para alcançar os tão desejados resultados e com isso, o sucesso.

Na escala da liderança, desde aquela exercida pelo simples fato de se estar em determinado cargo, até o nível da liderança servidora, eu costumo dizer que uma das principais funções de um líder é desenvolver pessoas. E isso dá trabalho.

Desenvolver pessoas não é simplesmente colocar a sua equipe em cursos, seminários, mentorias e deixar a vida seguir seu rumo. Pode até ser parte do processo, talvez uma ponta da etapa de aquisição do conhecimento ou das habilidades. Mas desenvolver pessoas mesmo  é promover um processo de  transformação pelo qual a pessoa, a área e a organização passam. Estou falando da melhoria que vem depois, com a entrega efetiva do uso daquele saber adquirido, que pode ser compartilhado com os outros e que melhora tudo. E o gestor deve ser o condutor desta transformação.

Só que em tempos em que a maioria dos gestores não consegue ou mesmo acredita que não pode dispor de alguém da sua equipe por um ou dois dias inteiros, o desafio da capacitação e desenvolvimento da força de trabalho é cada vez maior para uma organização, seja qual for o tamanho dela. O que fazer? Tenho algumas dicas que aprendi durante alguns anos como consultora e professora.

Bom, em primeiro lugar, nunca foi tão acessível identificar competências necessárias para o bom andamento das atividades da empresa, tão importante num cenário de Mundo VUCA. Então, veja quais são os seus principais processos, o que é realmente importante para a sobrevivência da sua empresa e identifique que habilidades sua equipe precisa ter para ser excelente nestes processos.

Em segundo, os cursos on-line estão disponíveis para acesso a qualquer hora em qualquer lugar, e não ficam devendo nada para os presenciais em termos de conteúdo e qualidade. Nesta pandemia, o que mais encontrei foi curso gratuito ou com um “bom desconto”. Mas é preciso procurar. Isso dá também um bom trabalho.

Em terceiro, há também muito material de leitura, livros, revistas e artigos na internet que ajudam no aprendizado autônomo. Isso mesmo, ser líder aqui é também provocar o aprendizado autônomo. Ora, mas não era autônomo? Sim, mas o seu papel é provocar. Porque o ser humano é uma máquina de aprendizado, mas às vezes, esquecemos disso. Como uma criança aprende a andar e a se comunicar, adultos também aprendem novas habilidades e processam novas reflexões. Mas é preciso criar um ambiente favorável. Empresas, grupos organizados e categorias de trabalhadores têm promovidos encontros temáticos de troca de experiências entre os profissionais. Outras criam pequenos espaços de conhecimento, com livros, revistas e filmes.  É possível promover o aprendizado até mesmo num grupo de WhatsApp.

O conceito de aprendizado ao longo da vida (sim, eu disse isso mesmo, ao longo da vida) veio para ficar e está revirando de ponta cabeça o famoso Treinamento & Desenvolvimento. Não se trata de fazer um planejamento de cursos alinhado à área e seus respectivos cargos. Tem isso também, mas se trata de aprender em diferentes dimensões, diferentes temas, nos formatos tradicionais, mas também lendo (eu gosto muito da ideia de disponibilizar 15 a 20 minutos do dia do empregado para ele parar para ler, ou da hora semanal de leitura), pesquisando, debatendo, fazendo reuniões, conversando, de forma lúdica, na internet, em intercâmbios, em oficinas, desenvolvendo habilidades digitais sim, mas em especial as competências humanas, como criatividade, pensamento crítico, negociação e capacidade de lidar com outro ser humano.

Em quarto, deixe a pessoa trabalhar. Deixe-a aplicar o conhecimento e exija que isso aconteça. Pergunte como ela vai aplicar o que aprendeu e acompanhe. Você vai ter que engolir alguns erros, mas vale, fique firme no propósito. Ver que você teve alguma influência no amadurecimento profissional e pessoal de alguém é uma das melhores recompensas para um líder.

Pode sair caro? Pode sim, mas nunca é mais caro do que não fazer.

Como você e sua empresa estão pensando ou promovendo a experiência do aprendizado?  

Jefferson Oliveira

Oficial de Marinha da Reserva

4 a

Parabéns Gisele!!!

Isadora Estrella

Liderança em Segurança da Informação | Conscientização | Cibersegurança | Governança | Proteção de Dados | Privacy by Design | Gestão de Riscos | Normas de Segurança | Conformidade Regulatória |

4 a

Ser líder é servir. Nada é mais gratificante do que saber que fez a diferença no desenvolvimento de alguém.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos