Liderança em pauta.
Ao longos dos anos as áreas se reformulam e o mercado desenvolve uma nova onda. A grande maioria escolhe surfar e entramos numa disputa pela mesma onda. Nessa pandemia que estamos vivenciando tenho refletido sobre os inúmeros trabalhos que já desenvolvi e o quão a liderança tem um papel fundamental na nossa carreira.
A jornada vendendo celular por telefone há anos atrás me fez alcançar metas com vendas e vibrar a cada fechamento. Nem sempre conseguíamos bater a meta, mas a motivação era pela conquista de ter a linha efetivada. Nesse caminho observei muitos líderes que nos tratavam como robôs de entrega rápida e o foco em números. Outros eram líderes que apoiavam e motivavam sem oprimir. Acredito que a jornada de liderança perpassa a experiência de vida enquanto ser humano em uma sociedade.
Estamos vivenciando uma mudança histórica nos padrões organizacionais, estamos em uma era de crescimento exponencial. A velocidade da era tecnológica tem gerado grandes impactos comportamentais e ao mesmo tempo que crescemos em números, somos convidados a nos transformar enquanto indivíduos. Estamos em uma nova era, nada se esconde, tudo está as claras. Ter atenção no objetivo (propósito, missão) que te motiva ser líder, inclusive da nossa própria vida, nos mostra que temos que aprender ao longo de uma carreira.
Recentemente assisti o documentário sobre a trajetória de Michael Jordan (The Last Dance). Ele nos mostrou que para chegar no topo, precisamos treinar, treinar e manter a mente no presente. Até criarmos novas rotas e depois retornar ao seu caminho. Ele era o líder da sua própria carreira, mas tinha uma equipe de líderes que o acompanhavam. Em muitos momentos ele era líder e também se permitia ser liderado. Contudo, a sabedoria, maestria e liderança do técnico Phil Jackson mostra que uma liderança está também em respeitar os diferentes perfis dentro de uma mesma equipe, inclusive daqueles que tem uma liderança nata, como o próprio Michael Jordan. A sua sapiência de trazer a sabedoria vivida em conexão à liderança tornou o time de Chicago Bulls hexacampeão.
Assim, é preciso que estejamos atentos as mudanças que transcorrem de forma rápida em busca de resultados, mas lembremos quando trata-se das relações humanas precisamos de mais tempo para transformar pequenas ideias em grandes impactos. É preciso treino, derrotas, conquistas e respeitar as diferenças. Afinal, são nas diferenças que encontramos grandes oportunidades para surfar uma nova onda, construir oportunidades e deixarmos um legado ao longo de uma carreira.
#liderança #carreira #diversidade