Liderança: Existe um modelo ideal?

Liderança: Existe um modelo ideal?

Provavelmente, em algum momento da sua vida, mesmo sem perceber, você já exerceu a liderança. Este exercício pode ter sido em um grupo de estudos, participando de uma dinâmica de grupo, em uma reunião religiosa ou de outros interesses, treinando e capacitando pessoas, tomando decisões, em um grupo de trabalho, etc.

De acordo com Maximiano, Liderança “…é a realização de metas por meio da direção dos colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é um líder. Um grande líder tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, em uma grande variedade de situações.

Diante dessa afirmação, podemos compreender que uma pessoa que norteia as demais em um determinado grupo para o alcance de uma meta em comum exerce a liderança. Mas será que a liderança envolve somente direcionar um determinado grupo de pessoas para o alcance de uma meta específica? Como se desenvolve esse direcionamento? Quais são os desafios de liderar uma equipe? Será que existe um modelo ideal para liderar um grupo com eficácia?

 Quando falamos sobre o conceito de liderança, devemos pensar sobre gestão de pessoas. Para que exista um líder, deve existir um grupo ou uma equipe de pessoas a serem conduzidas a um determinado objetivo em comum. Esta equipe deve estar engajada para emitir ações que a levará ao alcance do objetivo ou meta. Se não houver engajamento, motivação e a emissão de ações para o alcance da meta, a relação líder e equipe será comprometida.

Como o líder poderá exercer o seu papel e gerar resultados surpreendentes? Seguem as definições de três estilos de liderança que poderão ajudá-lo nessa empreitada:

Liderança Autocrática: O líder tem um perfil dominador, que emite ordens e espera obediência plena e cega dos subordinados. Este líder é temido pelo grupo, que só trabalha quando ele está presente ou quando se sente pressionado para a entrega da tarefa com prazo determinado.  Este estilo é ideal para demandas urgentes e com prazo curto de entrega.  Porém deve ser usada com cautela, pois pode desmotivar a equipe a longo prazo.

Liderança Liberal: Permite total liberdade a equipe para a tomada de decisões individuais ou em grupo, sendo que o líder participa o menos possível ou quando solicitado. Aplicada corretamente, gera autonomia na equipe e proporciona um clima de trabalho agradável no grupo. Neste modelo, o comportamento do líder é evasivo e sem firmeza. Deve-se tomar o devido cuidado, pois em excesso a equipe poderá se sentir desnorteada, sem papel definido e pode gerar individualismo, já que os papéis e responsabilidades são definidos por cada membro.

Liderança Democrática: As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências e técnicas para atingir o alvo, com o aconselhamento técnico do líder, se necessário. As tarefas têm novas perspectivas com os debates. A divisão das atividades fica a critério do próprio grupo que tem a liberdade de escolher os seus colegas de trabalho. O processo de tomadas de decisões é compartilhado entre todos os membros e o líder. Este modelo parece ser o ideal, porém deve-se tomar o devido cuidado, pois será bem aplicado se TODOS os membros da equipe tiverem um alto nível de conhecimento sobre o processo e a sua prática. Autonomia e Conhecimento caminham juntos.

Portanto, pode-se perceber que os três estilos de liderança têm os seus prós e contras, e devem ser utilizados com cuidado. Não definimos qual dos três é o melhor estilo, já que os seres humanos são inteligentes, detentores do conhecimento e capazes de flexibilizarem constantemente as suas posturas e os seus comportamentos. O líder deve adquirir a expertise de flexibilizar a sua postura de acordo com a demanda atual, ou seja, aderir a um estilo de liderança flexível e que se encaixe com a necessidade momentânea.

Espero que este artigo possa ajudá-lo na gestão do seu negócio ou no exercício da prática de liderança.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Vivian Maeda

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos