Liderança genuína: inspire e desenvolva pessoas

Liderança genuína: inspire e desenvolva pessoas

Você já parou para pensar sobre a sua atuação como líder? O que os seus liderados esperam de você?

Sabemos que gerenciar pessoas não é uma tarefa simples, principalmente no atual cenário. Pois temos acompanhado mudanças implacáveis no mercado de trabalho, que vai desde o avanço da tecnologia, mas também na economia, diversidade, inovação, dentre outros desafios que ainda surgirão. E dar conta de todas essas questões, exige da liderança uma atuação mais próxima e humanizada junto de suas equipes, faz-se necessário estar presente integralmente, saber ouvir e conciliar situações de crises.

E quando se tem uma visão global, o líder tem maior abertura para entender de que modo o trabalho da sua equipe irá colaborar para a produtividade e contribuir para a imagem da empresa. É ser flexível, um líder forte não precisa estar certo a todo momento, mas aberto a diferentes opiniões e novas ideias. Ser um bom líder, é compreender que estar próximo da equipe e atento às necessidades de cada um, os estimulam a darem o seu melhor. Para gerenciar pessoas, não é o poder que fala mais alto e sim, saber ouvir. Liderança é reconhecer e incentivar o alto desempenho dos seus colaboradores, por meio das melhores práticas: resolver problemas, tomar decisões difíceis, liderar por meio do exemplo, ser honesto, se cometer um erro, admita-o e peça desculpas, evite rumores, mostre e inspire respeito.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Liderança e gestão tratam as pessoas como elas são, rompendo esse modelo tradicional de cobrar atividades de rotina, é desenvolvê-las em seus pontos de melhoria e reconhecer seus pontos fortes, para que esses sejam praticados diretamente nos resultados dos negócios. Por isso, é papel do líder promover feedbacks constantes, ouvir e direcionar os melhores caminhos. Com essa prática, saberão indicar quais devem ser os movimentos ideais para cada funcionário colaborar com os resultados da companhia.

Liderar é influenciar pessoas para que desenvolvam motivação para fazer o que “deve” ser feito com vontade e com o máximo de seu potencial para atingir os objetivos compartilhados e fixados pela Organização. Sabemos que liderar causa impacto, pois precisamos compreender que as pessoas são diferentes, você pode ser considerado um bom líder para um colaborador que mais se identifica com você e estilo de liderança, mas pode ser considerado um mau líder para outros colaboradores que exige uma atenção diferenciada.

Dentre os estilos de liderança: democrático, autocrático, é o situacional que permite práticas relevantes de algumas das competências essenciais de um líder, como por exemplo: ensinar o colaborador como realizar seu papel e responsabilidades, acompanhar seu desenvolvimento, até que ele tenha confiança em realizar sozinho. Além disso, contribuir com novas ideias e dar liberdade para o que o time busque crescimento contínuo e desenvolva novas habilidades.

Escrito por Rosângela Lima

LUIS SOARES

Consultor em Gestão de Pessoas (proprietário)

4 a

Penso que suas contribuições serão de muita ajuda à todos nós. Certamente os feedbacks também serão úteis a você.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos