Liderança Humanizada

Liderança Humanizada

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Eu sou Yuri e já trabalho na área de tecnologia desde 2009. De lá para cá pude passar por algumas empresas e em cada uma delas pude aprender de tudo um pouco.

Curioso que todas elas sempre tiveram os mesmos problemas, qualidades, defeitos e outros itens, mas o que diferenciava era a gestão em algumas áreas. Comecei a ficar intrigado com isso e pensando “porque não existe um padrão de gestão nas empresas?”. Claro que eu estava enganado, pois cada área necessita de um tipo de gestão, por exemplo, quem assiste Master Chef EUA já viu o chef Gordan Rousey gritando com os participantes para entregar algo bom e comível dentro do tempo estabelecido em um desafio de equipe. O mesmo tipo de liderança acontece também no programa Hell's Kitchen.

Outra área que também vemos liderança na base do “grito” é o esporte. Quem nunca ouviu treinador xingando jogador e vice-versa?

Cada área, cenário, situação exige um tipo de liderança diferente e olhando o mundo corporativo da maioria das áreas do mundo business eu acredito em que uma liderança humanizada funciona muito bem, desde que as pontas tenham autonomia para isso, ou seja, para que isso funcione, a diretoria da empresa precisa acreditar nisso também e com isso disseminar a cultura da gestão humanizada.

A gestão humanizada acaba gerando um ambiente mais agravável para se trabalhar, bem diferente daqueles ambientes “pesados” onde boa parte dos colaboradores, vivem insatisfeitos e só estão ali pois precisam pagar seus boletos.

Outro aspecto positivo desse tipo de gestão é que as pessoas acabam ficando mais disponíveis para nova tarefas, desafios etc. Esse ponto já demonstra que o colaborador está muito satisfeito com sua gestão e desse ponto surge outro ponto, o laço de confiança entre as pessoas.

O líder que se utiliza de gestão humanizada oferece suporte emocional a todos e ainda entende que cada colaborador é único e que o sucesso/resultado entregue, é a soma de bom trabalho realizado por cada um.

E para fechar, o que tudo isso possível é o líder ser acessível. Essa acessibilidade faz toda diferença e esse é o passo principal das organizações, formar líderes que sejam acessíveis e não mais aquele tipo de pessoa intocável e inacessível, onde só se tem contato para receber um feedback, advertência etc. Precisamos de líderes que sejam parceiros no dia a dia de todos da equipe.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos