Inovação para escritórios de advocacia - Você conhece os modelos de negócios jurídicos de Harvard?

Inovação para escritórios de advocacia - Você conhece os modelos de negócios jurídicos de Harvard?


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O que é Rocket Science?

É um modelo que reúne advogados "disruptivos", inovadores, com apetite de risco e que enfrentam dificuldades. Esses advogados são resolvedores de problemas que lidam com casos de alta complexidade e de altíssimo risco, portanto, únicos, que não encontram nenhum paralelo na prática comum da advocacia.

Portanto, Rocket Science nada mais é do que aquele escritório que trabalha com casos de alta complexidade, com equipe bastante estruturada, inovador em suas soluções e com muito foco no negócio.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Gray Hair

É um modelo de negócio que trabalha com advogados altamente qualificados, com muita experiência e bom senso, com histórico antigo e comprovado de desempenho. Portanto, é um escritório que trabalha com uma equipe completamente diferente do modelo do Rocket Science.

O que não quer dizer, que escritórios denominados Full Service, que atendem diversas áreas e contém uma série de sócios das mais diferentes origens e práticas, não possam, dentro desse escritório, ter modelos diferentes que acabam convivendo entre si. Então, você pode ter um núcleo de Rocket Science, um núcleo de Gray Hair ou um núcleo dos outros dois modelos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Commodity

Commodity, é aquele escritório que possui os chamados advogados hard-working, que são advogados que trabalham intensamente. O modelo Commodity é muito utilizado para escritórios que trabalham com contencioso, por exemplo, com o contencioso de massa. Nesse tipo de escritório é necessário uma solução rápida e eficiente para os casos e a preocupação com custo é muito relevante.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Procedures

Procedures, é o modelo de negócio em que são aplicados processos. É um modelo mais tradicionalista; Harvard usa o termo “don´t worry”, que quer dizer "não se preocupe, tudo dará certo". É um modelo que não se preocupa muito com o tempo ou de entregar um serviço de forma muito rápida, como é o Rocket Science, por exemplo, ou como é o Commodity, também; mas, sim, com profissionais focados muito no detalhe e que não têm pressa de entregar o serviço jurídico.

É importante dizer que nenhum desses modelos é o melhor ou o pior e nem qual é o certo e o errado para aplicação em seu escritório. Eles são apenas diferentes, com características de modelos que podem se adequar ao seu escritório de advocacia, de acordo com a sua prática e nicho empresarial de atuação.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Gostamos de novidade certo? Vamos falar mais um pouquinho de Rocket science!

Harvard leciona em muitos dos seus cursos em case super interessante, que é do escritório Wachtell Lipton, que tem cerca de 200 advogados e uma única sede em Nova York, nos Estados Unidos. O escritório fatura nada mais nada menos do que 700 milhões de dólares por ano com apenas uma unidade e um grupo de advogado bastante enxuto.

É um escritório puramente Rocket Science, com nenhum outro modelo aplicado. Os sócios não são “donos” do cliente, o "dono" do cliente é o escritório. Ou seja, a responsabilidade recai no escritório. No Wachtell, não acontece aquela história de um sócio que traz um cliente e fica responsável por aquele cliente durante toda a entrega do serviço jurídico determinado. Na dinâmica de trabalho deles, o escritório assume a responsabilidade pelo cliente e todos os associados e todos os sócios se reportam àquele caso.

A colaboração versus individualismo são termos totalmente antagônicos e há uma linha de tensão entre colaboração e individualismo. É lógico e natural que o mais interessante é que se tenha um modelo colaborativo e que todos os advogados trabalhem auxiliando uns aos outros. Isso é a essência pura do Rocket Science.

Nós vemos em escritórios, dos mais variados tamanhos e dos mais variados modelos, um sócio que traz um cliente e fica com receio de dividir esse cliente com outro sócio, ou seja, dividir o trabalho e também a remuneração. Se você trabalha em um escritório em que o modelo e os seus sócios são coerentes, que você tem um modelo de sociedade bastante equilibrado e bastante correto, não há porque ter esse receio. Se houver esse receio, o seu modelo não está adequado.

Quando a gente tem medo de dividir esse cliente, o trabalho perde qualidade, porque a responsabilidade fica direcionada àquele sócio, e esse sócio não consegue entregar o serviço da melhor forma ou não consegue pensar sozinho de uma maneira mais eficiente. A ajuda de outro sócio ou de várias pessoas pensando interdisciplinarmente ao mesmo tempo para solucionar aquele caso é muito mais interessante, pois a entrega do serviço será muito mais eficiente e o resultado muito mais produtivo para o benefício do cliente.

Uma lição bastante valiosa que podemos tirar do escritório de maior referência mundial no modelo Rocket science é que o responsável pelo cliente não é o sócio, é o escritório. O sócio é um órgão vital dentro do ecossistema do escritório, e que funciona em simbiose com todos os demais advogados trabalhando em prol daquele cliente.

No Wachtell também há um cuidado de não criar expectativas que não podem ser cumpridas. É bastante comum vermos no dia a dia, advogados que para conseguirem um cliente, prometem vantagens ou resultados que não conseguem atingir ou expectativas que não conseguem entregar. Claro que o ideal é que o advogado sempre tente entregar mais do que o cliente espera, mas deve estar bastante atento sobre o que não pode ser cumprido e não deve não ser prometido.

No modelo Rocket science há também uma diretriz conhecida por “work smarter, not harder”, ou seja, trabalhe de forma inteligente, e não de forma dura. Trabalhar duro não significa trabalhar da forma correta. Deve-se trabalhar com inteligência, ainda que se trabalhe muito. Trabalhar várias horas durante o dia, ou quase o dia inteiro, não quer dizer necessariamente que você está trabalhando bem, quer dizer que você está trabalhando muito. Escritórios ou departamentos jurídicos que desejam otimizar suas horas de trabalho obtendo a melhor performance possível, devem adotar um bom modelo de eficiência organizacional que contemple alguns pontos fundamentais:

Estrutura de poder e comando (structure)
Sistemas de suporte à gestão (systems)
Liderança da organização (styles)
Quantidade e o perfil dos empregados e dos colaboradores dessa organização (staff)
Habilidades e competências dos colaboradores (skills)
Valores centrais da empresa (shared values)
Plano para construção e manutenção da vantagem competitiva no mercado (strategy)

Esses pontos fundamentais no modelo de eficiência organizacional é chamado de 7s. É um modelo desenvolvido por dois profissionais que trabalharam na Mckinsey, a famosa empresa de auditoria e de consultoria e adotado por Harvard.

Structure

Nada mais é do que a forma em que a organização está estruturada, os níveis organizacionais existentes e a estrutura de poder e comando.

Systems

São sistemas de suporte à gestão, tais como sistemas de informação, comunicação e relatórios financeiros.

Styles

É a forma de liderança dessa organização, ou seja, quem é o líder e de que forma lidera essa equipe. A depender de que forma lidera, isso pode mudar esse modelo de organização.

Staff

Nada mais é do que a quantidade e o perfil dos empregados e dos colaboradores dessa organização. Então, qual é o perfil que você vai implementar para os seus colaboradores e que tipo de perfil terão seus colaboradores. Isso é muito importante também para você entender qual é o modelo de organização que você tem no seu escritório ou no seu departamento jurídico.

Skills

São as habilidades e competências desses empregados e desses colaboradores. Portanto, nós temos o staff, que são os colaboradores em si e qual o perfil que eles têm, e também quais são as habilidades que eles devem ter para poder desempenhar o serviço que você quer.

Shared values

 São os valores centrais da empresa e definem o comportamento empresarial e o relacionamento com as partes interessadas. Portanto, esse núcleo central se relaciona com todos os tópicos que orbitam o shared values.

Strategy

É do que o plano para construir e manter a vantagem competitiva no mercado.

Perceba que o modelo 7s se adequa e se relaciona de forma muito interessante com os quatro modelos de negócios preconizados por Harvard: o Rocket Science, o Commodity, o Gray Hair e o Procedures.

E então? Fica aí a provocação!

 Como está a estrutura do meu escritório?
Quais são os sistemas que dão suporte a minha gestão?
Qual é o perfil dos meus colaboradores?
Qual é o perfil dos meus sócios? Qual é o perfil dos meus associados?
Quais são as habilidades que eles desempenham hoje em dia?
Qual a estratégia adotada para termos uma competitividade no mercado, para vencermos nossos competidores, para conseguirmos mais clientes e aumentar o nosso faturamento e a nossa remuneração?


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Gostou desse conteúdo? Vamos conversar mais sobre isso!! Um forte abraço a todos os leitores!!

When Senior Managers Won’t Collaborate (hbr.org)

Rocket Science Retailing - Harvard Business School Working Knowledge (hbs.edu)

Enduring Ideas: The 7-S Framework | McKinsey

Harvard University





Isadora Estrella

Liderança em Segurança da Informação | Conscientização | Cibersegurança | Governança | Proteção de Dados | Privacy by Design | Gestão de Riscos | Normas de Segurança | Conformidade Regulatória |

4 a

Jackson C.

Ana Carla Batista

Advogada de Propriedade Intelectual, registro marcas e crio contratos para empreendedoras. Mestranda em Direito.

4 a

Que artigo incrível Cynara!! Durante a graduação os advogados não tem contato com os modelos de estruturação de um negócio e isso se reflete na composição das bancas de advocacia, a disseminação dessas informações é muito importante, obrigada!

Alexandra Maffra

Legal Business Development and Revenue Enablement Executive

4 a

Show de bola!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos