Liderança
Hoje vamos falar sobre liderança e motivação
Há um ano realizei um curso na FGV sobre um tema que me possibilitou profundas reflexões: que tipo de líder eu sou? Que tipo de líder eu quero ser? Quais são os líderes que me inspiram e me influenciam? Qual o tipo de liderança eu não quero exercer?
Todas essas reflexões me levaram a constatação de que ninguém nasce pronto, se tornar um líder requer uma dedicação profunda em autoconhecimento, em desenvolvimento de habilidades, competências, empatia, olhar atento às necessidades da organização, às necessidades das equipes, ao ambiente de trabalho e sempre alinhado com a estratégia da organização, fundamentos, visão de futuro e contexto externo.
O olhar atento ao trabalho das equipes, às ferramentas necessárias para o desenvolvimento do trabalho, ao acompanhamento dos resultados e feedbacks contínuos e que sejam realizados de forma empática e humanizada são fundamentais para uma liderança efetiva e inspiradora.
Há momentos difíceis, dolorosos, mas que precisam ser encarados com firmeza e maturidade.
Ao longo do meu desenvolvimento profissional tive a honra de conhecer um grande líder, um homem íntegro, competente, humano, pragmático e idealista. Esse profissional me inspirou profundamente e sempre o tive como referência do tipo de líder que gostaria de me tornar e por quantas vezes citei até emocionada os seus ensinamentos.
Recomendados pelo LinkedIn
Hoje faço uma homenagem ao grande e querido Dr. Sandro Tadeu que nos deixa com esse sentimento de vazio e de que a vida é um sopro!
Em nossas conversas ele me dizia que o líder deve ser desprovido de vaidades, que o sucesso de um trabalho é resultado da entrega, do esforço e da competência de cada uma das pessoas que integram o time, e que o papel do líder é fornecer as melhores condições para que essa equipe possa perfomar e brilhar. Ele dizia que gostava de ver seu time no "palco" apresentando os resultados, recebendo os aplausos e que quando o resultado não era o esperado, que ele, como líder, assumia a responsabilidade. E junto com a equipe buscava entender o que poderia ser feito para atingir os resultados esperados.
Uma liderança firme, segura e responsável. Obrigada por tanto, Doc.! "Não é sobre o final, é sobre a jornada."
Que possamos sempre deixar o melhor de nós por onde passarmos!
E você, que tipo de líder deseja ser? Aquele que será lembrado por ser um exemplo a ser seguido, ou um exemplo do que não ser?
Ouvidora | Advogada Especialista em Saúde Suplementar na Klini | CX | Transformação Digital | Melhoria Contínua | Processos |
2 aLideramos pelo exemplo. De nada adianta falar se não colocarmos em prática o que pronunciamos! Certo dia um grande gestor me disse: "Não queira agradar a todos, você não vai conseguir e vai se frustar!" E até hoje trago essa frase em meus pensamentos, mas sigo no caminho do bem!