Liderança sistêmica
Percebemos o quanto um chefe X, um líder, faz a diferença dentro de uma empresa. E quando este líder busca diferenciar sua gestão através da visão sistêmica, os resultados se tornam exponenciais, pois a empresa flui em outra sintonia.
Bert Hellinger é considerado um dos psicoterapeutas mais inovadores dos últimos anos, sendo uma referência no estudo e entendimento da Constelação Familiar. Ele observou que as empresas e organizações, assim como os sistemas familiares, possuem propriedades específicas e comuns quando certas forças são desrespeitadas, podendo gerar, dentro da empresa como na família, situações de conflito e falta de integração. Definiu a existência de três leis básicas que regem os sistemas de relacionamento humano: “Ordem e hierarquia”, “Pertencimento” e “Equilíbrio entre dar e tomar”.
Ordem e hierarquia: gerando um ambiente de confiança e respeito genuíno entre os funcionários e empresa. Valorização dos funcionários que chegaram há mais tempo, mas, ao mesmo tempo gerando oportunidades para novos talentos, que já apresentam competência e resultados no que estão fazendo. Garantir a continuidade do conhecimento da empresa, que está constantemente aprendendo, em todos os seus níveis. A percepção de todas as interdependências do sistema empresarial como um todo, e o respeito e entendimento dos vários subsistemas que compõe a organização, ajudam a garantir a ordem e hierarquia, por consequência sua sobrevivência.
Pertencimento: forte conexão entre as áreas da empresa e pessoas. O time compromissado na geração de resultados perenes e crescentes. A empresa gerando oportunidades de aprendizado junto com os seus talentos, e ao mesmo tempo, os funcionários buscando ampliar seu desenvolvimento através de capacitação externa (cursos, seminários, etc..). Através destes novos conhecimentos, habilidades e atitudes que adquire, buscarão implementar ações inovadoras dentro da empresa. “Sinto-me fortemente conectado com a empresa, seu propósito e valores estão intimamente ligados”.
Equilíbrio entre dar e tomar: forte coerência entre o discurso e a prática; falo e sou congruente em ações tanto da empresa como do funcionário; remuneração variável e bônus para aqueles que geram resultados superiores. Méritos especiais e um desempenho diferenciado devem ser reconhecidos pela organização, principalmente entre funcionários com competências especiais e criatividade focada em resultados.
Minha consultoria pode ajudar a diagnosticar qualquer desequilíbrio que possa gerar uma culpa sistêmica ou expiação, puxando o freio da sua empresa sem que perceba. Buscar esta combinação de ações e atitudes, gerando uma forte Liderança Sistêmica, garantem um diferencial competitivo na sua empresa e funcionários diante do mercado.