Liderança situacional e a teoria de Hersey e Blanchard

Liderança situacional e a teoria de Hersey e Blanchard

As organizações nos tempos de hoje exigem cada vez mais líderes que saibam trabalhar com poucos recursos e em curto espaço de tempo. Quanto maior a sua eficácia e maior o número de equipes otimizadas, melhor o resultado. Neste contexto, a Liderança Situacional é uma poderosa ferramenta para suprir essa necessidade das empresas.

O líder situacional é aquele com “jogo de cintura”, e que, de acordo com as demandas e o ambiente, consegue adaptar-se rapidamente e contornar os problemas de forma a eliminá-los, seja qual for seu estilo de liderança (autocrático, democrático ou liberal). Assim, a liderança situacional se apresenta melhor em momentos de crise, e neste caso, o trabalho do gestor é fundamental.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching José Roberto Marques, para que a liderança situacional tenha sucesso, o líder precisa dispor de suas competências e habilidades, e saber guiar e delegar as funções de acordo com o perfil dos profissionais que compõem sua equipe.  Entretanto, para sair-se bem neste papel de líder situacional, o gestor precisa ter sensibilidade, conhecer bem cada profissional e contar com a maturidade dos seus liderados.

Neste sentido, para os autores de “Psicologia para Administradores: A Teoria e as Técnicas da Liderança Situacional”, Paul Hersey e Kenneth Blanchard, podemos classificar os níveis da maturidade dos colaboradores de acordo com o modelo de liderança adotado e o relacionamento destes com seus líderes.

Liderança pela Maturidade profissional

A principal diferença deste tipo de liderança em relação às demais são as habilidades em diagnosticar o liderado, considerando o seu desempenho atual nas tarefas, não na pessoa que é ou no seu potencial, e conhecer quais são os estilos de liderança para usá-los nos momentos adequados.

A receptividade de suas estratégias depende do nível de maturidade dos demais profissionais da equipe e de como estes estão prontos para receber este modelo de liderança. Assim, de acordo com o Paul Hersey e Kenneth Blanchard, sob a influência da liderança situacional, existem quatro estágios distintos de maturidade numa organização e, estes influenciam diretamente no estilo de agir do líder para alcançar o sucesso da gestão do pessoal:

Estilo 1 • Determinar – neste nível, os autores classificam a maturidade dos liderados como baixa para executar determinada tarefa, uma vez que estes não sentem plena confiança em suas capacidades ou mesmo vontade para executar as tarefas, e para que sejam cumpridas, o líder deve delegar e acompanhar de perto a execução.

Estilo 2 • Persuadir – neste nível entendemos que o colaborador tem maturidade de média a moderada, e suficiente para cumprir a tarefa, porém não as habilidades que a mesma exige. Neste caso, o líder situacional além de direcionar o trabalho, deve apoiá-lo e incentivá-lo para que alcance a autoconfiança e motivação necessárias para agir.

Estilo 3 • Compartilhar – neste nível o colaborador tem a maturidade entre moderada e alta, e as habilidades para executar a tarefa, porém não tem interesse em ajudar o líder. Esta indisposição pode estar relacionada a fatores como desmotivação e falta de confiança em seu trabalho e, o papel do líder buscar sua participação e colaboração na tomada de decisões.

Estilo 4 • Delegar – no último nível encontramos o colaborador com maturidade alta e, com habilidades e a disposição que a tarefa exige. Neste nível o líder não precisa apoiar e direcionar efetivamente seu trabalho, uma vez que o colaborador tem autonomia e a confiança do líder para criar as melhores soluções e executá-las, independente de seu acompanhamento.

“Os colaboradores começam a entender esse tipo de liderança, pois graças a ele os liderados são capazes de entrar no ciclo de desenvolvimento e não sentirem-se esquecidos ou meros executores. O líder situacional cria potenciais sucessores e equipes extremamente eficazes”, observa o diretor executivo da Brimberg  Associados – Treinamentos de Liderança Situacional, Paulo Crepaldi.

Saiba agir como um líder situacional

Tendo em conta que o líder situacional predispõe-se a adaptar-se às características dos seus colaboradores, estes por si só atuarão de acordo com a estratégia de gestão estabelecida pelo seu líder.

Os especialistas José Roberto Marques, Paulo Crepaldi e Ricardo Costa dão dicas de como desenvolver sua maturidade como líder situacional:

- Mantenha um canal de comunicação aberto, procure ouvir na essência e  comunicar-se assertivamente com seus colaboradores;

- Respeite as características comportamentais e profissionais de cada colaborador, busque identificar seus diferenciais e use-os a favor da empresa;

- Guie, ensine e conduza os profissionais e equipes, e ofereça a estes oportunidades reais de desenvolvimento de suas habilidades e capacidades coletivas e individuais;

- Dê avaliações assertivas, exponha com clareza os motivos de um feedback positivo e evidencie o bom trabalho de seu colaborador. Do mesmo modo, quando o feedback não for positivo, foque  em destacar os pontos de melhoria  e busque junto com o seu colaborador as soluções mais adequadas para que os mesmos erros não se repitam;

- Procure alinhar as expectativas profissionais dos colaboradores com os interesses e resultados da empresa;

- Faça com que colaboradores conheçam a missão e os valores da organização, sintam-se mais engajados e responsáveis e com isso reconheçam sua importância dentro dos processos de trabalho, em seu autodesenvolvimento e no alcance dos resultados como um todo;

- Ofereça suporte, conhecimentos, experiências e possibilidades reais de crescimento e ascensão na carreira e busque sempre desenvolver o máximo seus liderados;

- Conheça a si mesmo;

- Demonstre aos seus colaboradores que você está lá para ajudar a todos com suas necessidades e não com suas vontades;

- Defina devidamente as competências de cada colaborador de sua equipe;

- Estimule a autonomia na apresentação de melhorias para a organização.

 

Autor: Nathaly Bispo

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Tatyana Protsenko

  • Educação Transforma Tudo

    Educação Transforma Tudo

    Boa tarde, Queridos Gostaria de dividir com vocês a experiência que tive nesta viagem a cidade de Breves PA, pois na…

  • Cortella em Joinville

    Cortella em Joinville

    Para lidar com um mundo em mudanças, Cortella repetidas vezes pronunciou a palavra coragem. Coragem para ter a…

  • Obrigado a Todos os envolvidos "EU PRATICO SOLIDARIEDADE"

    Obrigado a Todos os envolvidos "EU PRATICO SOLIDARIEDADE"

    Este reconhecimento de ser um dos condutores da tocha olímpica eu divido com cada pessoa que nos ajudou em algum de…

  • Praticar Solidariedade

    Praticar Solidariedade

    Ser solidário vai além de praticar uma “boa ação” no natal ou em alguma data especial, ser solidário é a dor do seu…

  • 25 Pequenos passos para obter sucesso em sua vida

    25 Pequenos passos para obter sucesso em sua vida

    Quem não deseja obter sucesso em uma ou mais áreas da vida? Todos têm razões e motivos pessoais para buscar o sucesso…

  • Como conseguir promoção em tempo de crise?

    Como conseguir promoção em tempo de crise?

    A crise em 2015 bateu forte no Brasil e não está atrelada apenas à economia, mas também se relaciona a questões…

  • Alavanque sua carreira: 5 dicas sobre planejamento profissional

    Alavanque sua carreira: 5 dicas sobre planejamento profissional

    Decidir por uma empresa e não por outra, fazer um curso de pós-graduação, ou até mesmo negociar seu salário no emprego…

  • 10 Coisas Que Você Terá Que Desistir Para Conquistar O Sucesso!

    10 Coisas Que Você Terá Que Desistir Para Conquistar O Sucesso!

    10 Coisas Que Você Terá Que Desistir Para Conquistar O Sucesso! Sucesso para mim é satisfazer minhas próprias…

    51 comentários
  • No mínimo excelente, pode ser?

    No mínimo excelente, pode ser?

    No mínimo excelente, pode ser? Já que você vai fazer alguma coisa hoje, por que não executá-la com excelência? Por que…

  • Profissional do Futuro

    Profissional do Futuro

    10 competências que todo profissional vai precisar até 2020 Até 2020, 35% das habilidades mais demandadas para a…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos