Liderança Situacional
Hersey e Blanchard apresentaram em 1979 um conceito de liderança denominado de Liderança Situacional, em que afirmavam que não existia um estilo de liderança nem um líder ideal, mas sim um estilo adaptado a cada uma das situações que podia ocorrer no seio da organização.
Essas situações dependiam essencialmente de dois factores: maturidade psicológica das pessoas envolvidas (confiança, motivação, autonomia) e maturidade no trabalho (capacidade de assumir responsabilidades na execução de tarefas).
Para lidarmos com estes factores, são necessárias duas vertentes de liderança:
- Vertente orientada para a tarefa (directive) – que lida com a maturidade no trabalho
- Vertente orientada para o relacionamento (supportive) – que lida com a maturidade psicológica
Podemos então compor uma matriz de estilos de liderança da seguinte forma:
- Estilo: Directivo – aplicado quando o grau de maturidade do indivíduo é de Entusiasta(baixa competência mas empenho elevado): necessita de feedback constante do seu líder para que saiba como melhorar na competência e se desenvolva.
- Estilo: Orientação/Coaching – aplicado quando o grau de maturidade do indivíduo é de Desorientado (alguma competência mas baixo empenho): necessita de comunicação constante do líder, que gasta tempo e energia a convencer o indivíduo da importância e relevância das actividades a serem executadas, para que este se desenvolva.
- Estilo: Apoio – aplicado quando o grau de maturidade do indivíduo é de Renegado(competência moderada a alta mas empenho variável): o líder encoraja a participação do indivíduo na tomada de decisões, tentando envolvê-lo ao máximo.
- Estilo: Delegação – aplicado quando o grau de maturidade do indivíduo é de Comprometido (competência alta e empenho alto): líder deposita elevado nível de confiança no indivíduo e na sua capacidade de realizar tarefas, controlando apenas nos momentos pré-determinados ou quando solicitado.
Dependendo da evolução do comportamento do indivíduo, o estilo vai-se adaptando ao longo do tempo. Factores como a motivação e auto-confiança afectam bastante esta evolução. Cabe ao líder decidir o estilo mais adequado e manter-se atento aos comportamentos que daí advêem.
Bom início de semana!