Lifelong Learning na Prática
Já faz algum tempo que eu percebo o quanto profissionais que se propõem a estudar e aprender novas habilidades vêm se destacando dos demais durante processos seletivos ou no momento de ganhar uma promoção. O nome chique para o ato de estudar constantemente é Lifelong Learning e é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.
Uma vida, diversas carreiras.
Você talvez já tenha lido que um profissional moderno terá de 4 a 6 carreiras ao longo da sua vida, ou seja, quem está entrando agora no mercado de trabalho, muito provavelmente, não irá se aposentar na mesma profissão. Caso você fosse me perguntar, eu diria que esse aumento nas mudanças de carreira se dá principalmente pelo surgimento de novas tecnologias e áreas e, também, porque as atuais profissões tendem a se modernizar em uma maior velocidade. Você deve concordar comigo que é impossível comparar o ciclo de trabalho dos nossos avós com os nossos e, quanto mais, com o dos nossos filhos ou netos.
Claro que, como eu sempre digo, nada é uma receita de bolo. Existem milhares de perfis profissionais, os que irão querer trocar 10 vezes de área e os do outro extremo que estarão plenamente felizes se mantendo em uma única carreira. E está tudo bem. Todavia, a reciclagem dos conhecimentos e aprendizado para além da trilha tradicional (graduação e pós-graduação) será, cada vez mais, requisito para ambos.
Lifelong Learning na Prática
Meu deus, Nathali, estou apavorado, será que terei que ficar uma vida toda estudando? A resposta é simplesmente “sim, terá”. Mas, calma, estudar não é chato e não precisa pensar nisso como algo que tirará o seu tempo de descanso. Estudar constantemente é estar atualizado, não necessariamente fazer um milhão de cursos extensos e maçantes. Quer dizer que ler um artigo sobre o meu mercado de trabalho, ver um webinar ou uma live pode ser considerado estudar? A resposta também é sim.
Descubra como você prefere aprender
Primeiramente, ninguém aprende da mesma forma e, como eu já comentei, você precisa saber a maneira que você absorve melhor o conhecimento. Segundo, tudo pode ser considerado conhecimento. Saber além das temáticas essenciais da sua área pode ser, inclusive, o seu diferencial ou uma ótima skill. Existem artigos e pesquisas que afirmam que até mesmo em um momento descontraído durante uma conversa com um colega de trabalho você está, sim, adquirindo conhecimentos valiosos.
Recomendados pelo LinkedIn
Priorize e Saiba o Motivo
Tudo bem que “qualquer coisa” é estudo e pode ser relevante para sua carreira. Mas, será mesmo? Sempre pense qual o movimento que você está pretendendo fazer para não estudar em vão, afinal, o seu tempo é curto e valioso. A minha dica é: se pergunte onde você está, onde quer chegar daqui 6 meses a 1 ano e onde se imagina daqui a 3 anos. Depois de refletir, coloque em um papel os seus próximos 2 a 3 objetivos de carreira e, por fim, decida o que você ainda precisa em termos de skills para chegar até eles.
Faça um plano de estudo
Formalizar um plano ou metas de estudo ajudam a não procrastinar. Crie uma rotina mínima com objetivos SMART, ou seja, específicos, mensuráveis. possíveis de atingir, relevantes e com uma data definida para ser cumprido.
Exemplo:
> Fazer aulas no Curso X e ser nível B2 em inglês até o meio de 2022.
Imaginando que hoje você esteja no nível B1, você conseguirá atingir esse objetivo. Você está sendo específico e dizendo o que, como e quando você irá atingir essa meta.
Cumpra o Plano
Eu nem iria colocar isso como tópico, mas, sério, cumpra. Em meio a tantas tarefas pessoais e profissionais, fica fácil se deixar de lado e, por isso, lembre-se sempre de ter em mente os seus objetivos profissionais.
Quando falei em traçar um plano de estudo SMART e mencionei que o “M” era de mensurável, eu estava falando sério. Sempre mensure e crie pequenos marcadores para saber se está próximo de atingir sua meta. A minha dica é quebrar em frações menores, tente fazer pequenas metas (1 hora de estudos por semana, por exemplo), assim você acaba se sentindo mais motivado a continuar e percebe melhor o caminho que está traçando.