A linguagem e as áreas de conhecimento

A linguagem e as áreas de conhecimento

É preocupante o descaso e descuido com o nosso idioma nos dias de hoje.

Na verdade isso vem acontecendo ao longo dos anos e, nas “letras” das músicas que pouco ou nada dizem, na escrita preguiçosa da internet e nos textos “copia e cola” dos tais influenciadores.

O Aurélio e Michaelis (não, não é dupla sertaneja) substituídos pelo Google e gerando confusões de interpretações e protestos descabidos de alguns, quando se escreve TODOS e dizem que está sendo discriminado algum gênero. Ou ainda quando se diz que o homem alcançou algum objetivo e não se entende que é no sentido de HUMANIDADE e não por ser machista.

‘Para onde nóis vai desse jeito ?”

“A gente não vamos para lugar algum”

“José’s bar” — isso não significa que há vários Josés ou vários José.

Ou ainda, quando uma suposta rainha, transforma o quarto estado da água em Xuxu. E o que dizer dos “MC acabaram com o idioma” ?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
chuchu

Como é mais fácil destruir do que construir, pois o segundo dá muito mais trabalho, mais fácil copiar do que criar, aliviar do que interpretar e distorcer conforme a conveniência, é melhor que as pessoas não saibam questionar, fica mais simples controlar.

Críticas a parte, falemos de coisas boas ao, apesar de saber muito pouco sobre a origem das palavras, entendo que aprender latim seria indispensável. Uma vez que, quando se sabe a origem das coisas, fica mais agradável entender o motivo pelo qual elas são, estão daquela forma e se precisam mudar para se adaptar aos novos tempos e costumes.

A língua traz consigo, embutidos: filosofia, sociologia, geografia, a NOSSA HISTÓRIA, as nossas memórias, biologia, os indígenas, os africanos, os europeus, química, os nossos pensamentos, artes, física, matemática e a nossa ALMA.

Falar e escrever bem passou a ser motivo de chacota e sinônimo de coisa chata e gente “metida”.

Porém, há ainda quem queira conservar nossas origens e resgatar a nossa união, enquanto povo e seres humanos, esse último o mais importante.

Viva a língua portuguesa !
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Na sala de aula

É que se forma um cidadão

Na sala de aula

É que se muda uma nação

Grande abraço

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de José Roberto Cavalcante Alves

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos