LINKEDIN: AS 5 REGRAS PARA UMA FOTO DE SUCESSO
Pau Storch

LINKEDIN: AS 5 REGRAS PARA UMA FOTO DE SUCESSO

Não há nada como o primeiro impacto. Ou o sexto sentido diz-me... ou há qualquer coisa que não bate certo... Há uma série de frases que servem de muleta para justificar a escolha de um determinado perfil do LinkedIn em detrimento de outro, quando muitas vezes a formação ou experiência profissional de ambos é semelhante.

Não é novidade que a imagem tem um aspeto relevante na primeira impressão de recrutadores ou potenciais clientes que possam visitar o nosso perfil, mas esta avaliação já não é algo vago e apresenta fundamentos científicos.

A Cognição Social emerge a meados dos 70's, com o objectivo de analisar a percepção que temos de nós próprios e dos outros, e como é que essas percepções permitem avaliar o comportamento social. Estudos comprovam que através de uma foto se pode destacar vários traços de personalidade e qualidades das pessoas. Numa sociedade cada vez mais exigente em termos de imagem, a aparência física e facial está relacionada diretamente com a credibilidade, honestidade, agressividade entre outros traços de personalidade.

Não se trata de uma questão dos padrões de beleza que a publicidade dita, mas sim da atitude e dos cuidados a ter com a fotografia, motivo pelo qual criei este post onde resumo as principais dicas para melhorar a sua imagem no Linkedin.

Vamos a um pequeno teste. Se procurasse um profissional qual dos perfis abaixo teria mais probabilidades de ser visualizado em detalhe?

Não há dúvida que seria o do Pedro, à esquerda, e não o meu. Certamente respondeu à minha pergunta sem questionar qual seria o perfil académico ou profissional. Simplesmente tomou uma opção em função da fotografia de perfil. Não sinta remorsos, o Pedro tem um excelente perfil, e a foto cumpriu a sua função. 

Então vamos a isso:

1. Fundo liso

Para obter um impacto forte e ficar na mente de quem observa o seu perfil, deve evitar distrações. Esqueça ambientes confusos e limite-se a ser fotografado com uma parede lisa como fundo ou utilizando grandes aberturas, tornando o fundo desfocado e com o mínimo de padrões.

2. Indumentária e acessórios

É comum o critério de avaliação de um retrato estar associado às emoções que o mesmo nos proporciona, assim como as memórias associadas ao momento em que foi tirada a fotografia. Temos de nos abstrair desse mecanismo de percepção e compreender o que é importante para quem avalia o perfil.

Novamente devemos evitar elementos de distração, cores saturadas, padrões, acessórios que não utilizaríamos numa entrevista ou no local de trabalho. Mesmo a maquilhagem excessiva pode ter um efeito negativo.

Pode fazer sentido utilizar uma peça de trabalho específica da sua profissão. 

3. Selfies não

Há currículos invejáveis no Linkedin mas acabam por não ser descobertos por causa da foto. Invista numa foto com um mínimo de qualidade, procure alguém que a possa tirar, libertando os braços e a expressão de quem está a realizar uma tarefa.

O exemplo do teste penso que já é autoexplicativo, mas a isto temos de acrescer a falta a de qualidade da câmara frontal.

A não ser que saiba o que está a fazer, evite o contra-luz, procure uma janela e uma parede lisa e tire partido da luz natural. 

4. Expressão

Provavelmente o ponto mais importante deste artigo e a resposta é mais simples do que parece: Sorria.

Sorria com os olhos, mostre que é uma pessoa acessível. Já lá vai o tempo em que um bom profissional era uma pessoa sisuda. 

Os RH passaram de ser uma direção que faz parte da estrutura de uma empresa para estar diretamente ligada à Administração e desempenhar um papel fundamental nos resultados, derivado da motivação das equipas. Acredite, as características de interação social são um ponto forte hoje em dia.


Procure sempre o contacto visual com a objetiva, neste caso, com o potencial cliente. Em caso de dificuldade em "contornar" a objetiva, desvie o olhar e procure a câmara, esse momento é mais natural.

5. Trabalhe a foto

Não, não estou a dizer edite a foto. Evite os famosos filtros de Instagram ou de outra app de telemóvel. Trabalhe a imagem para tirar o máximo proveito do espaço que o Linkedin nos permite utilizar. Na foto de perfil, a cara deve ocupar pelo menos 60% da área da imagem, procuramos transmitir a expressão facial e não a indumentária. 

Se achar que vale a pena contratar um profissional para trabalhar a sua imagem, não hesite em espreitar os Retratistas em www.osretratistas.com e solicitar um orçamento ou consultar os Open Days na página de facebook.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Pau Storch

  • Psicologia do Retrato v2.0

    Psicologia do Retrato v2.0

    A psicologia do retrato, mas isso existe? Quantas vezes já foi fotografado em eventos, retratos corporativos ou até…

    1 comentário
  • Com que frequência devo atualizar a foto de perfil?

    Com que frequência devo atualizar a foto de perfil?

    A maioria das pessoas não atualiza a foto de perfil com a devida frequência, mas isto não é nenhuma novidade. Há casos…

  • SNAPPR: O SOFTWARE QUE AVALIA A SUA FOTO DE PERFIL

    SNAPPR: O SOFTWARE QUE AVALIA A SUA FOTO DE PERFIL

    Não me vou alongar muito em apresentações, o Snappr para quem não conhece, é um marketplace de fotógrafos freelancers…

    1 comentário
  • Open Day 4 de Maio no Porto

    Open Day 4 de Maio no Porto

    Um retrato é muito mais do que uma simples fotografia. Um retrato é uma apresentação, uma forma de partilharmos quem…

  • Lançamento d'Os Retratistas

    Lançamento d'Os Retratistas

    Hoje foi lançado um serviço de retrato corporativo a nível nacional.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos