Linkedin em 10 passos. Vamos atualizar seu perfil juntos?

Linkedin é sem dúvidas minha rede social favorita. Claro, ainda uso o Instagram, um pouco de Facebook, muito de Youtube, mas quando falo de produção de conteúdo aqui é o meu lugar! É onde gosto de dividir meus pensamentos, as coisas que acredito e o que sei.

Muitas pessoas criam um perfil na rede mas não dedicam tempo para atualizar realmente o seu perfil. Coisas como foto que não fica visível para quem não é seu amigo, título incompleto, falta de dados sobre formação ou área de atuação. Tudo isso prejudica o desempenho do seu perfil na rede. Você pode perder oportunidades e nem perceber que isso aconteceu.

Aqui o orgânico entrega mais que nas outras redes - pelo menos quando comparo com meus outros perfis - mas está longe de entregar para 100% da sua rede, e tudo bem. Já ouviu falar sobre métricas de vaidade? Pois é, um milhão de seguidores não significa que você realmente está impactando profundamente alguém. Ao me dedicar ao meu perfil cresci de 600 para 3400 seguidores em aproximadamente um ano, e sabe o que isso significa? Nadica de nada. Ok, ok, muita gente nova veio acompanhar meu conteúdo, mas a métrica que realmente me motiva são as mensagens que recebo agradecendo algo que escrevi ou mesmo pedindo ajuda para melhorar um perfil aqui no In.

Muitos conteúdos vão e voltam. Coisas que postamos há alguns anos e que alguém encontra ao acessar nosso perfil e compartilha novamente podem trazer um novo gás de visibilidade para o que criamos tempos atrás. Notei isso no post que fiz sobre carreira. E isso é muito bom pois as pessoas podem conhecer um pouco mais sobre nós lendo o que escrevemos dias atrás.

Listei alguns pontos que considero importantes para ter um perfil campeão, mas não se limite com essa lista. Você pode descobrir mil coisas novas apenas conferindo seu perfil alguns minutinhos por dia.

  1. A primeira impressão, fica. tenha uma foto bacana, que represente você e o que você acredita, bem como uma foto de capa. Tem gente que fala que não pode ter foto discontraída, que precisa mostrar o rosto e tudo mais. Na real, coloque algo que te deixe feliz.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

2. Coloque um título claro, que presente a sua área de atuação. Lembre que o Linkedin também trabalha com palavras-chave, ou seja, quais palavras as pessoas usariam para buscar um profissional como você dentro da rede?

3. Conte sua história, ela é única e extremamente importante! Em cada entrevista parece que passa um filme na nossa cabeça, não é mesmo? Lembramos de coisas feitas tempos atrás, mas que nos trouxeram ao que somos hoje. Esse resumo vale a pena ser contado e ajuda no SEO do seu perfil. Palavras-chave que podem ajudar você a ser encontrado por um recrutador precisam ser usadas, mas mais que isso, esse pode ser um espaço onde a rede pode te conhecer um pouco melhor. E não tem regra aqui, escreva da forma que você se identificar. Abaixo coloquei um pedacinho do meu sobre, que você encontra no meu perfil.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

4. Conteúdo é rainha! Crie apresentações, tutoriais, guias, artigos ou simplesmente escreva posts com as suas idéias. Eles podem ser destacados ou você pode fazer o upload de novos arquivos, diretamente no seu perfil.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

5. Detalhe suas experiências. Assim a rede vai entender com o que você trabalha e como você trabalha. Isso pode ajudar em novas oportunidades de emprego, parcerias e muito mais! Ah e coloque o máximo de informação que você conseguir, links de cases, eventos, palestras, podem ser adicionados em cada vaga/empresa em que você atuou.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

6. Coloque seus cursos e formações. Destaque o que você aprendeu, quais projetos fez e como evoluiu. Coloque seus projetos se for possível fazer o upload.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

7. Mãe, olha meus certificados! Certificados podem ajudar o seu perfil a ganhar mais destaque! Eles comprovam que você finalizou cursos ou treinamentos e validam seu currículo. E cá entre nós, não existe uma outra rede social em que as pessoas mais gostem de postar certificados de conclusão de qualquer coisa, não é mesmo?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

8. Que diferença você faz, no mundo? Estamos cada vez mais ligados e interligados. Questões sociais são relevantes para todas as empresas e podem ser uma forma de destacar seu perfil. Encontrar uma causa na qual acreditamos é sempre uma oportunidade de crescer enquanto ser humano e é possível incluir essas experiências dentro do Linkedin também.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

9. Competências são palavras-chave. Pense nas vagas que tem interesse. Agora pense em quais palavras-chave um profissional de recrutamento pode usar para buscar pessoas com esses conhecimentos. Exercício bacana, não é mesmo? Que tal incluir essas palavras-chave no seu perfil?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

10. Dar para receber, a velha máxima. Escreva para quem ajudou você na sua carreira, no dia a dia. E solicite recomendações também! Elas ajudam a rede a saber um pouco mais sobre você e servem como um aprova social.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Gostou das dicas? Elas não terminam aqui! Criei um mini tutorial para quem quiser se aprofundar um pouco mais, basta clicar. Precisa de ajuda em algo, me chama inbox, quem sabe consigo ajudar você. ♥

Atualize seu perfil, seja ativo na rede de acordo com seus valores e o que acredita, comente, compartilhe e entre em conversas produtivas. Dedique alguns minutos do seu dia para aprender mais e se fazer presente. Vale a pena.


Rina Noronha

Jornalista | Relacionamento | Planejamento Estratégico | Estratégia de Conteúdo | Edição e Redação | Gestão | PR || Mãe da Joana e do Matias

3 a
Karen F.

Paid Media | Performance Marketing | Data Analytics | Growth

3 a

Depois de ler esse conteúdo, com certeza não uso rs. Adorei as dicas Carol! Vou dar uma revisada aqui!

Carol !!! Que incrível o guia ! Já vou colocar em pratica tudo isso. Obrigada :)

Jorge Vieira

Especialista em Gestão de Projetos na Grendene S/A | Pós-graduado em Business Intelligence & Analytics | MBA em Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis | Scrum Master Professional I®

3 a
Ana Livia Fernandes

Mãe | Comunicação | Jornalista | Pessoas & Cultura | Pedagoga

3 a

Adorei!👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos