Linkedin não é (apenas) um currículo!
Google Imagens

Linkedin não é (apenas) um currículo!

  • Você já se deu conta disso?

    Apesar de ver muitas pessoas e empresas utilizando o Linkedin de forma muito mais ampla que meramente um currículo online, ainda observo muitas pessoas em meu redor que questionam: “O que o Linkedin tem demais? ” ou “Não sei usar o Linkedin...”


    A plataforma foi lançada em 2003. E através dela foi criada a rede de relacionamentos mais utilizadas por profissionais.
    De lá para cá, houve uma série de mudanças. Vou citar algumas ferramentas da plataforma:

     

    •  Linkedin ADS | Links Patrocinados na rede

    O Ads do Linkedin funciona de modo semelhante ao Facebook Ads e é uma ótima ferramenta para divulgação de produtos e serviços. A grande sacada é que com ela é possível segmentar o público para o qual os anúncios serão exibidos. (Nome, setor, tamanho da empresa; instituições de ensino; gênero; faixa etária; participação de grupos)

    •  COMPANY PAGES | Página de presença corporativa da marca

    Nelas as marcas podem desenvolver um ambiente de apresentação formal da empresa, com conteúdo para seus seguidores, compartilhamento dos valores da marca. Lembra mais ou menos o que acontece nas Fan Pages do Facebook, mas com uma abordagem e formato diferente para alcançar o público.

    • SHOW CASES PAGES | Uma substituição à aba de Produtos e Serviços

    A ideia é de incorporar as ShowCases Pages para ajudar as empresas a se destacarem em diferentes aspectos de seus negócios e que com isso seja possível construir uma relação sólida com uma comunidade específica.
    E para quem é usuário? O que o Linkedin pode representar além de um currículo profissional?


    Na tarde de hoje, tive uma oportunidade de OURO: participei do "Face to Face"com o Cristiano Santos. O Cris, é Consultor de Mídias Sociais da Editora Globo. E um super entusiasta que está sempre por dentro de tudo que é novidade dentro da plataforma.

    Aproveitei a oportunidade para perguntar para ele como poderíamos sintetizar o que é o Linkedin, já que para muitas pessoas ele ainda é visto como apenas um “currículo” e ele foi absolutamente generoso no feedback.


    Ele começou a resposta disponibilizando um INFOGRÁFICO incrível que mostra o PERFIL DO USUÁRIO Linkedin no Brasil, e vale muito a pena observar:

    Ele colocou em destaque dados que mostram que 43% das pessoas veem o Linkedin como fonte confiável de informações corporativas quando pensam em fazer uma compra.

    Que 3 em 5 pessoas adorariam interagir com uma empresa no Linkedin se estão interessados em seus produtos.

    Ou seja, a plataforma serve tranquilamente para se criar um elo de conexão com o público-alvo do seu produto serviço.


    Por fim, o Cris destaca: “E para fechar, olha só qual o interesse dos usuários brasileiros. Se não é necessariamente emprego, podemos concluir que conteúdo, relacionamento, networking, é o que entra na lista de intenções, não? ”

    Além de tudo isso, agrego mais uma informação que considero altamente relevante para todos:


    O Brasil é o TERCEIRO país em número de usuários no Linkedin. Possuí 21 milhões de profissionais cadastrados na rede (são 350 milhões no mundo) e abriu a plataforma PULSE no Brasil.

    Ela permite que usuários possam escrever e publicar ARTIGOS LONGOS dentro da plataforma. A ideia é que os profissionais possam compartilhar um pouco de suas ideias e opiniões com o público brasileiro.

    Existe alguns influenciadores selecionados que tem seus artigos alocados no CANAL NOTÍCIA E OPINIÃO do Pulse no Brasil.


    Se você é produtor de conteúdo e faz suas publicações no Linkedin também pode ter seu artigo em destaque no canal através da seleção feita pelos EDITORES do Linkedin, que estão diariamente acompanhando os artigos publicados na plataforma.

    Que tal? Pronto para olhar o Linkedin como grande aliado profissional?

    Aqui nele, podemos muito mais que mostrar o nosso currículo: criamos excelente networking, temos oportunidade de compartilhar informações sobre nossa expertise profissional ou opinião sobre movimentos do mercado, participar de grupos que promovem debates que ajudam a repensar nossas aspirações como profissionais e negócios ... o universo aqui é muito amplo!
    Para quem quiser acompanhar todas as respostas dadas pelo Cristiano Santos no “Face to Face” da Fan Page “Meus 5 minutos” pode clicar AQUI !

    Um abraço, Tatti ...

    Tatti Maeda | Digital Marketing Consulting | Consultora, Palestrante [ Social Media e Inovação Digital ] , Content Marketing , #mãecomfilho apaixonada, sendo a mulher que desejo ser!

    Periscope e Twitter | @kittytatti

    Instagram | @socialmediaemotion

    Blog | www.tattimaeda.com.br

    Heloísa Zambianco

    Consultora e Especialista em Marketing Digital | Branding e Gestão de Marcas | Google Ads e Google Meu Negócio | Planejamento Estratégico de Marketing

    8 a

    Tatti, muito show seu artigo! Gostei bastante! O infográfico do Cris é muito top, se os profissionais percebessem quantas oportunidades existem dentro das Midias Sociais e dentro do LinkedIn, investiriam muito mais tempo nisso né? Sou Consultora de Marketing Digital, bora trocar figurinhas? Meu instagram/snapchat é hzambianco. Seria um prazer conversar contigo! www.hzambianco.com ;)

    Tatti M.

    Se eu buscar seu nome no Google hoje, quem você será? | Publicitária | Jornalista | Passionate Innovation & Trends

    9 a

    Olá Rejaine, boa tarde! Fui ler seu artigo. Parabéns, super bem escrito! Vamos lá, eu acho que compreendi o que quis dizer: precisa haver uma democracia aqui no que diz respeito as ofertas de emprego. Ou senão o Linkedin se torna apenas ferramenta de poucos. Eu concordo que aqui, não seja uma plataforma onde qualquer pessoa consegue encontrar formas de se recolocar no mercado, mas não atribuo a ferramenta esse tipo de acontecimento. O espaço é aberto para todos, só é preciso saber como usá-lo a favor de seus objetivos. Tem um trecho que você publicou que escolhi trazer para cá: "A intenção dos usuários é a de se organizarem como socialmente responsáveis e ajudarem seus contatos a encontrarem um novo trabalho, mas isso tem banalizado a análise crítica, comprometendo inclusive a imagem dos próprios candidatos que perdem a dimensão do alcance global propiciado pelo ambiente online, e ferem, sem nem sequer se darem conta disso, a etiqueta virtual, com conteúdos e linguagem imprópria, expondo-se de maneira inadequada (mesmo na melhor das intenções), podendo ficar inclusive mais distantes das oportunidades na tentativa insana de encontrá-las." | Em como toda mídia social, sofremos com conteúdos e linguagem imprópria. Sobre exposição de maneira inadequada não entendi a que se refere, vejo isso acontecer de modo recorrente no entanto em plataformas como Instagram e Periscope : anunciando um vídeo e postando AUTO PROPAGANDA venda de produto a rodo. Eu desconsidero totalmente esse tipo de abordagem. Outro ponto que considero importante ressaltar aqui é que no meu ver, Linkedin é farramenta de "fazedores" . Não vai funcionar para quem monta um currículo e fica na expectativa de ser chamado para algo.Todo movimento aqui deve ser POR ATIVO. Acho que é isso! Obrigada por trazer o artigo para eu conhecer, gostei bastante!Abraços!

    Josef Wagner

    Engenheiro Civil | Projetista BIM | Coordenador de Projetos | Professor | L1 Support

    9 a

    O LinkedIn é uma excelente ferramenta para criar propagandas direcionadas a um determinado segmento e serve para criar uma eficiente rede de networking. Concordo que o LinkedIn não é apenas um banco de currículos, mas para quem está realmente procurando trabalho se torna uma vitrine ineficiente, já que poucas vagas são cadastradas na ferramenta empregos e as que são tem uma concorrência ferrenha não me lembro de nenhuma vaga com menos de 130 candidatos na qual tenha-me inscrito. A maioria dos panfletos distribuídos nas time-lines, não são datados portanto ficam circulando por tempo indeterminado. As vagas publicadas nos grupos muitas vezes são duvidosas, ou nem são reais oportunidades, a maioria dos posts é composta por pessoas que oferecem seus serviços. Atenciosamente: Josef Wagner

    Beny Pereira - properties Broker - corretor de imóveis

    Tenho casas, apartamentos e imóveis comerciais a venda - Zona Sul e Barra - RJ.

    9 a

    Tatti, Parabéns pelo trabalho. Concordo que o Linkedin é bem mais que um banco de currículo. É uma rede de relacionamentos profissionais e de negócios. Sucesso! Beny

    Entre para ver ou adicionar um comentário

    Outros artigos de Tatti M.

    Outras pessoas também visualizaram

    Conferir tópicos