LinkedIn Top Voices 2020: Influencers Brasil
Com reportagem de Claudia Gasparini.
A redação do LinkedIn Notícias lança hoje a sua quarta lista anual Top Voices, que destaca os 25 profissionais brasileiros que estão iniciando conversas relevantes na plataforma. Estas pessoas estão ajudando nossa comunidade a atravessar as constantes mudanças no mundo do trabalho em geral, assim como em setores específicos, com dicas para melhorar currículos, organizar home offices e encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Enquanto a crise da Covid-19 continua a dominar nossas vidas, estas vozes estão fortalecendo comunidades em um momento crucial para nossos usuários.
Para criar a lista, reunimos diversos fatores qualitativos e quantitativos, incluindo engajamento (reações, comentários e compartilhamentos dos conteúdos de cada usuário); frequência de publicação; e crescimento no número de seguidores. Saiba mais sobre nossa metodologia no final deste artigo e confira as Top Voices do mundo inteiro aqui.
Todos os anos, também destacamos as principais vozes entre nossos Influencers, uma coleção global de líderes, pensadores e inovadores que conduzem as principais conversas sobre negócios hoje em dia. Entre os que se destacaram no Brasil, você encontrará nomes que oferecem pontos de vista sobre a economia, tendências e transformações do mundo do RH, assim como inovação e responsabilidade social.
Confira a lista das #LinkedInTopVoices que vale a pena seguir este ano no Brasil.
Sobre o que ele fala: Ricardo compartilha análises sobre a economia brasileira, pontos de vista sobre as principais notícias — muitas vezes com gráficos —, além de histórias inspiradoras sobre superação e inovação. Em 2020, Ricardo superou os 2 milhões de seguidores no LinkedIn, solidificando sua marca como o Influencer mais popular no Brasil.
Siga Ricardo Amorim.
Sobre o que ela fala: O dia a dia de seu trabalho na varejista Magazine Luiza e no grupo Mulheres do Brasil — uma organização que defende a igualdade de oportunidades entre gêneros e raças no Brasil — são os principais tópicos de suas postagens. Ao longo de 2020, Luiza Helena procurou compartilhar conteúdos que diziam respeito aos assuntos que estavam em discussão em cada fase da pandemia, como quando instou por uma união nacional contra a Covid-19 ou quando contribuiu para um movimento de apoio aos pequenos comércios de bairro.
Siga Luiza Helena Trajano.
Sobre o que ela fala: A inspiração para seus conteúdos vem da vivência diária com o mundo corporativo, compartilhando pesquisas e insights que explicam os anseios de carreira desde os jovens até a alta liderança. Sua atuação em conselhos de grandes empresas também dá subsídios para entender os maiores desafios enfrentados pelas organizações em um mundo em constante mudança. Em 2021, Sofia terá um olhar especial para os temas de saúde mental corporativa, novas estruturas organizacionais e modelos de gestão de pessoas.
Siga Sofia Esteves.
Sobre o que ele fala: O dia a dia pitoresco da vida corporativa é o principal mote de suas publicações. Muitas de suas histórias são autorais, experiências que viveu ou que lhe foi relatado ao longo de sua carreira dentro de empresas e fora delas como escritor. Max também usa o LinkedIn para identificar tendências do mercado de trabalho e depoimentos da vida profissional. "Com o LinkedIn, renovo minhas inspirações para gerar um conteúdo leve e descontraído."
Siga Max Gehringer.
Sobre o que ele fala: O executivo usou o LinkedIn este ano para compartilhar novidades da XP, como o anúncio de uma nova sede no interior de São Paulo e também o lançamento do cartão de crédito da empresa. Seu artigo mais comentado do ano foi aquele em que deu uma resposta a uma propaganda do Itaú que criticava o comissionamento dos assessores financeiros.
Siga Guilherme Benchimol.
Sobre o que ele fala: O que direciona os conteúdos de Camila são as necessidades dos empreendedores e dos intraempreendedores, oferecendo visões analíticas sobre temas que podem potencializar o aprendizado e impactar realmente os negócios no dia a dia. Entre esses assuntos estão inovação, tendências de consumo e elementos que permitam o crescimento estruturado das empresas, como a metodologia ágil e liderança adaptável. "Entendo o Linkedin hoje como um grande aliado para o crescimento do empreendedorismo brasileiro pelo alcance, pelo formato e pelo propósito da rede", ela afirma.
Siga Camila Farani.
Sobre o que ele fala: Inovação social, urbanismo social, dados e tecnologia para interromper o ciclo de pobreza nas favelas são os assuntos presentes no feed de Edu, que deve seguir acompanhando de perto esses temas em 2021. Segundo ele, a inspiração para seus posts vem de sua jornada como empreendedor, dos erros e acertos que teve até agora. O LinkedIn também tem sido uma ferramenta importante para recrutar talentos para a Gerando Falcões, que completou sete anos em 2020, além de ser a ponte para parcerias estratégicas com empresas.
Siga Edu Lyra.
Sobre o que ela fala: Fiamma conta que, além das plataformas digitais, é influenciada por livros, séries, podcasts e conversas com amigos na hora de produzir conteúdo. Ao longo do ano, ela também compartilhou discussões sobre o mercado de publicidade e sobre governança corporativa. "Em 2021, terei grande interesse em acompanhar tendências nos setores de tecnologia, mídia, liderança, gestão e temas relacionados à pauta de ESG."
Siga Fiamma Zarife.
Sobre o que ele fala: A justiça social é o principal tema de Marco. Ele compartilha de vagas exclusivas para profissionais negros, como quando destacou o programa de trainee do Magazine Luiza, traz dados sobre desigualdade no Brasil e abre seu feed para histórias de protagonismo negro. Em 2021, Marco deve continuar cobrindo um de seus temas mais caros: a discriminação racial nos algoritmos.
Siga Marco Gomes.
Sobre o que ela fala: Bia lança luz ao mercado de influenciadores digitais e criativos. Ao longo de 2020, ela também compartilhou posts sobre os desafios do home office e também sobre como organizar um evento 100% digital para 3 mil pessoas. "A cada post ou texto compartilhado, tenho a oportunidade de reforçar minha visão de mundo, aterrizar minhas lutas e causas, construir conhecimento e fortalecer o mercado."
Siga Bia Granja.
Você leu sobre os Top Voices no Brasil este ano. Agora, confira as #LinkedInTopVoices no México, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido, entre outros países.
Como compilamos a lista Top Voices
Para criar esta lista, usamos uma combinação de dados quantitativos e qualitativos. Eles incluem engajamento (como reações, comentários e compartilhamentos do conteúdo de cada usuário); frequência de publicação; e crescimento no número de seguidores. Mas o engajamento é apenas o começo. Nosso próximo filtro foi qualitativo. Os editores do LinkedIn Notícias refinaram a lista com base no conjunto de trabalho da pessoa: as suas contribuições são relevantes, promovem o diálogo e tratam de assuntos em alta? A pessoa busca dar e receber ajuda, sem promover a si mesma? Finalmente, esta lista reflete o mundo em que trabalhamos e vivemos hoje?
Todas as atividades de compartilhamento consideradas ocorreram durante um período de 12 meses, de 1° de outubro de 2019 até 30 de setembro de 2020. Como em todas as listas que o LinkedIn cria, excluímos os funcionários do LinkedIn e da Microsoft, assim como todos os usuários que estão sendo ou já foram pagos pelo LinkedIn para participar de campanhas de marca ou cursos.
Educador de Educação Empreendedora | Mentor de pequenos negócios | Fotógrafo | Fundador da Escola FCE EDUCA | Produtor de Conteúdo | Projetos | Diversidade |
3 aExcelente portagem, principalmente para novos usuários da rede.
🏳️🌈 TDAH | Estrategista Digital de LinkedIn | Palestrante de Comunicação & Diversidade LGBTQIAP+ [+220 Realizadas no BR e América Latina]
4 aRafa, os Influencers podem ter anos seguidos porque a lista parece uma mistura dos 2 anos anteriores sem nenhuma novidade. Pergunto pq no final tem um disclaimer de que foi tirado os anos anteriores, mas não parece. Não tô entendendo nada!
Pintor abstrato e autor de livros na Criador de Conteúdo Ltda
4 aeu faço parte dos 100 "Top Cochichos" do Linkedin.... ainda não atingi o estágio de Top Voices.....
I am happiest when working with companies and projects involving culture, creativity, and the creator economy 😝
4 aObrigada por isso, Rafael! Mto feliz de estar na lista :))
Hub de Inovação | Open Innovation | Cultura Digital | Intraempreendedorismo | Estratégia | Transformação Digital | Experimentação
4 aBia Granja é mesmo referência em marketing digital, tendências, comunicação e criatividade. Parabéns, Bia! 😍