LinkedIn: um aliado poderoso

LinkedIn: um aliado poderoso

☕ Pegou seu café? Ele é imprescindível, rsrs.

Na semana passada, entre as várias respostas ao e-mail que enviei, umas quatro pessoas perguntaram se o LinkedIn é realmente um aliado para aumentar a empregabilidade ou mesmo para ascender hierarquicamente.

A resposta é clara e direta: sim, o LinkedIn é um bom aliado. Em relação a todas as redes sociais, ele é o melhor.

Na verdade, ele pode ser até mais poderoso que os contatos feitos pessoalmente, se considerarmos a abrangência que você consegue. Afinal, ele não te restringe aos contatos da sua cidade ou da sua empresa. Você pode estabelecer seu posicionamento em todo o Brasil ou, se quiser, em qualquer país do mundo

Vou explicar um pouco sobre o que você deve fazer

Primeiro, você deve entender que o LinkedIn é muito mais profissional que as outras redes e, além disso, ainda entrega seu conteúdo de forma orgânica. Muito diferente do Instagram, por exemplo.

Isso é bom, pois você não precisa gastar dinheiro para impulsionar suas publicações.

Hoje, 100% da minha receita tem origem nos contatos do LinkedIn, e eu não invisto um único centavo para impulsionar conteúdo e conseguir isso.

Antes de continuarmos, quero lhe pedir para clicar aqui e acessar as Cartas de Negócio direto do meu site. Ao passar a receber as Cartas de Negócio diretamente em seu e-mail, eu consigo ter um contato mais próximo com você, inclusive para lhe responder sobre eventuais dúvidas ou mesmo para escrever sobre um tema que você sugerir.

Ok, mas como fazer para você se tornar uma referência no LinkedIn?

Estabeleça uma relação com as pessoas que seguem seu perfil na rede.

Para estabelecer essa relação, ofereça valor, seja consistente e interaja com a rede (seguindo pessoas, comentando nas postagens, compartilhando ou curtindo posts relevantes para o seu segmento).

Se você imaginar que está participando de um grupo de profissionais e que deseja fazer esse grupo crescer e falar de você sempre que houver uma boa oportunidade, você precisa ser generoso e relevante para esse grupo. Simples e fácil.

Vamos explicar cada um desses pontos

💪🏼Ofereça valor

No Instagram, você precisa postar no feed, nos stories, gravar vídeos, fazer carrosséis, várias vezes ao dia. É muito mais entretenimento do que qualquer outra coisa.

No LinkedIn, você deve oferecer informação de valor. Só isso.

Não precisa ser engraçado, pode ser apenas texto, pode ser uma imagem, pode ser texto longo ou curto. Tudo isso é irrelevante se você oferecer valor.

Quando for postar, pense se você tocaria nesse assunto em uma roda de profissionais. Além disso, pergunte-se se eles parariam para lhe ouvir enquanto você fala sobre o assunto.

IMPORTANTE: pode parecer difícil, mas não é. Não precisa ser O assunto, mas apenas algo que seus colegas gostariam de ouvir sobre o seu segmento.

💪🏼Seja consistente

Nas outras redes, você precisa postar várias vezes ao dia, todos os dias. No LinkedIn, basta ser consistente.

Se você postar uma vez por semana, toda semana, já estará à frente de 90% das pessoas. Se conseguir postar duas vezes por semana, de forma consistente, fará parte do 1% mais bem posicionado.

Se pensar que precisa gerar valor e que pode postar apenas uma vez por semana, fica mais fácil trabalhar esse post e garantir que seja relevante.

💬Interaja com sua rede

Como a distribuição orgânica ainda é muito forte no LinkedIn, todo comentário, curtida e compartilhamento que você fizer chegará a uma grande parte das pessoas da sua rede.

E aqui temos uma bela oportunidade de gerar valor, pois você pode comentar uma postagem e colocar sua opinião (sempre de forma profissional e amigável), mesmo que discorde do autor.

Isso ajuda a melhorar a discussão, faz com que as pessoas conheçam você e aumenta seu círculo profissional.

Mas, se for para escrever bobagem, é melhor ficar quieto. Como falei um pouco acima, você está conversando com profissionais do seu segmento e trabalhando para aumentar sua autoridade, empregabilidade, vendas... Não precisa polemizar para chamar atenção.

Sim, curtir a postagem de alguém que está em busca de emprego realmente ajuda a pessoa a divulgar isso para mais pessoas.

Ainda dentro do tópico de interação com a rede, reserve um tempo para pesquisar pessoas com as quais você gostaria de estabelecer uma conexão e as convide para sua rede.

Vá devagar. Convide entre 5 e 10 pessoas por semana e vá ajustando isso. Com o passar do tempo, você passará a receber convites e deve aceitar todos.

Para finalizar

Sugiro que comece com uma postagem por semana e, só depois de umas quatro semanas, passe a postar duas vezes.

Isso apenas para garantir que você realmente poste toda semana e não fique começando e parando toda hora.

É claro que, se postar todo dia, desde que o conteúdo seja relevante, você vai acelerar todo o processo. Mas é melhor começar com uma postagem por semana e ir aumentando, do que começar com cinco e depois diminuir.

É isso. Se você for consistente por umas oito semanas, verá que seu perfil no LinkedIn crescerá em quantidade e qualidade de seguidores, o que lhe trará muitas oportunidades de contatos relevantes.

Por hoje é isso.

Te vejo na próxima semana.

Mário Meurer.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos