Lipoaspiração ?
Poucos procedimentos da cirurgia plástica despertam tanto interesse e dúvidas quanto a lipoaspiração: apesar da enorme popularidade, sendo a cirurgia plástica mais realizada no Brasil de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ainda existem inúmeros mitos e inverdades sobre a técnica. Com o avanço dos últimos anos, a lipoaspiração quando realizada com um especialista em Cirurgia Plástica, com a técnica correta e no ambiente hospitalar adequado, tem apresentado resultados mais harmônicos e com um menor risco de complicações.
Apesar de ser erroneamente associado como um procedimento de emagrecimento pela grande mídia e conversas informais, a lipoaspiração é indicada para redução da gordura localizada, o que ajuda a melhorar o contorno corporal em pacientes cujo peso esteja na faixa considerada saudável. Normalmente essa cirurgia plástica é indicada para regiões do corpo em que a gordura localizada é mais difícil de “perder”, mesmo com uma alimentação balanceada e atividades físicas regulares.
Lipoaspiração de Abdômen
O procedimento mais conhecido e procurado, a lipoaspiração de abdômen é o desejo de muitos pacientes, homens e mulheres, para conquistar uma silhueta mais modelada. Normalmente é recomendada para pacientes na faixa dos 25 a 40 anos que estão no seu peso ideal ou próximo dele, sem flacidez da pele, já que a cirurgia tem atuação apenas na gordura localizada, com a retirada de no máximo 7% do peso corporal, parâmetro de segurança determinado pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Lipoaspiração de Dorso
Para algumas pessoas, de ambos os sexos, a gordura localizada na região das costas pode causar ondulações indesejáveis, esta situação é mais comum em pacientes que perdem e ganham peso de forma rápida e recorrente (chamado efeito “sanfona“ como é conhecido nas revistas leigas ) ou mesmo, por fatores genéticos. Mesmo para pacientes já dentro do peso e com uma rotina balanceada, muitas vezes essa região é mais difícil de definir com exercícios, sendo que a lipoaspiração de dorso pode ser uma recomendação para melhorar o contorno corporal das costas. Esta é uma das regiões de melhor resultado para a lipoaspiração, sendo que dependendo do caso pode ser associada também com a lipoaspiração dos flancos, para um melhor contorno da cintura.
Como é realizada da lipoaspiração?
Independente do local ou do procedimento adotado (já que existem diferentes técnicas), a lipoaspiração é realizada através da sucção da gordura localizada com a introdução de cânulas abaixo da pele e acima dos músculos. Normalmente a cirurgia tem duração entre uma a duas horas, com anestesia peridural e sedação ou geral (principalmente quando realizada como procedimento complementar a uma outra cirurgia plástica).
Após a operação, a indicação é manter repouso relativo e o uso da malha ou cinta cirúrgica enquanto o seu médico recomendar. A partir da terceira semana o paciente já terá uma noção melhor do resultado, com a diminuição do inchaço, sendo que o resultado definitivo será observado entre cinco a seis meses depois do procedimento. Normalmente após duas semanas da cirurgia, os pacientes vão gradualmente retomando as atividades cotidianas e após 30 dias vão retornando progressivamente a sua rotina de exercícios sempre com a assessoria e indicação do seu cirurgião.
Quanto a dor no pós-operatório, dúvida comum entre os pacientes, é importante lembrar que dependerá em grande parte da sensibilidade de cada um, dos cuidados pós operatórios e da região operada. Algumas pessoas podem sentir apenas um leve desconforto no local operado, enquanto outras são mais sensíveis, porém sempre serão prescritos o uso de analgésico associado com anti-inflamatório nos primeiros dias.
Apesar dos bons resultados, é importante reforçar a necessidade do paciente manter uma rotina regrada, com o equilíbrio do peso após a lipoaspiração, uma vez que os resultados não serão definitivos e estarão sob efeito do envelhecimento natural e também de futuras oscilações de peso.
Em tempo, a lipoaspiração , como todo procedimento cirúrgico, pode cursar com intercorrências e complicações, embora pouco freqüentes, devem ser consideradas pelos pacientes e médicos antes da tomada de decisão pela indicação e realização desta cirurgia. Neste contexto se destacam os riscos de acidentes trombo embólicos, as infecções, assimetrias e possíveis problemas cicatriciais, como retrações de pele que podem gerar irregularidades de contorno.
Dessa forma, como sempre indicamos, os pacientes que procuram procedimentos estéticos como a lipoaspiração devem estar abertos para discutir dúvidas, objetivos e os resultados possíveis durante as consultas pré e pós operatórias. Especialmente por ser um procedimento popular e que desperta grande interesse, é indispensável buscar um profissional credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com boas referências e desconfiar de ambientes sem a estrutura adequada, preços abaixo da média e promessas de resultados.
Dr. Cássio Amancio
Cirurgião Plástico
CRM 74381