Locação como opção
Eliminar despesas com condomínio, IPTU e outras que venham a incidir sobre o imóvel e ainda ter um rendimento com a locação pode ser uma excelente opção enquanto o mercado de venda ainda está iniciando sua retomada, principalmente se as propostas de compra ainda não são tão atrativas e os juros para financiamento ainda estão altos.
A locação de imóveis cresceu, só no ABC, 57,15% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2016, de acordo com levantamento do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP). O percentual da região puxou o aumento no Estado de São Paulo, que foi de 22,45%. O levantamento mostra ainda que os imóveis mais procurados na região paulistana estão na faixa de R$ 1,2 mil, com dois dormitórios, sala e cozinha. Já no Estado, o valor está em torno de R$ 1 mil.
É importante reiterar a necessidade do imóvel estar em perfeito estado e com valores de acordo com a avaliação da região para que a locação seja uma boa pedida. Sentir como anda o mercado conversando com corretores, imobiliárias e pesquisar em portais pode dar um parâmetro de quanto seu imóvel pode render e o prazo para ele ser comercializado.
Para imóveis comerciais a exigência maior, segundo alguns clientes, é que as instalações hidráulicas e elétricas estejam em boas condições. O imóvel pronto para uso é fundamental para pequenas empresas, quem querem investir menos em reformas e o tempo que elas tomam, preferindo, inclusive, as salas comerciais. Se o escritório já estiver mobiliado, as chances só aumentam. Para imóveis acima de 350 m², empresas no ramo de farmácias e supermercados assumem todas as despesas com a condição de algum tempo de carência, mas com contratos longos com pouca previsão de saída.
Assim como as salas comerciais, os apartamentos mobiliados vem ganhando grande destaque e chances de locação rápida. Se você tem um imóvel em região central, próximo a centros empresariais, estações de metrô e transporte público, essa procura aumenta também para os casos de locações temporárias. Aliás, dou sempre esse exemplo para clientes que querem investir em imóveis do tipo 1 dormitório ou studio, pois conseguem ter um rendimento se cadastrando em aplicativos do tipo Airbnb, que trabalha com locações temporárias pelo mundo e ainda este ano pode começar a fazer as locações a longo prazo.
A cada dia surgem mais e mais aplicativos e empresas que se dedicam somente à locação de imóveis, temporária ou não. Ter uma boa administradora elimina os riscos que a locação traz com inadimplência, análise correta da documentação, melhor garantia locatícia, vistoria do imóvel e eventuais cuidados que esse possa gerar ao longo do contrato.
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, comente, siga o blog e minhas redes sociais e até a próxima!
Corretora de Imóveis Autônoma
7 aExcelentes dicas Tatiana Spíndola, essa sua percepção do atual cenário no nosso segmento reflete a postura que o especialista corretor de imóveis deve ter para orientar seus clientes que muitas vezes não sabem qual a melhor opção. Parabéns pelo texto, muito pertinente .