Logística Reversa

Estarei postando alguns artigos sobre Logística reversa, para quem já conhece, recordar, e para quem não conhece, muito prazer, meu nome é Logística Reversa.

A Logística Reversa não é novidade para as empresas há muitos anos, embora sua utilização tenha se demonstrado bastante tímida nas últimas décadas.

Em 2010, a logística reversa foi definida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos como sendo o principal instrumento para viabilizar o desenvolvimento econômico e social, através de ações e procedimentos de coleta e restituição de resíduos sólidos dentro do próprio setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo ou outros ciclos produtivos.

A logística reversa é uma ferramenta que traz inúmeros benefícios às empresas, sejam as indústrias, comércio, distribuidores, importadores e prestadores de serviços,  que passam a ter responsabilidade compartilhada sobre a geração de seus resíduos sólidos.

A logística integrada e reversa não devem ser encaradas como processos isolados, mas sim como um processo único, uma cadeia logística única, que passo a chamar de ciclo logístico.

 

Para que isto ocorra, existe a necessidade de que sejam revistos alguns pontos fundamentais nesta relação tão delicada, que envolve o governo em todas as suas esferas, como também as organizações.

Bem meu amigo, a Logística Reversa ainda é uma questão que está em constante mudanças, desde dos conceitos acadêmicos, legislativos e jurídicos até as questões mais operacionais pertinentes a reversa. Segundo Leite (2002), "Logística Reversa como a área da Logística Empresarial que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ciclo produtivo, através dos Canais de Distribuição Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros". Assim como na logística empresarial em que o fluxo logístico procuram agregar valores como de lugar, de tempo, de qualidade e de informações à cadeia produtiva e ao consumidor, os fluxos logísticos reversos também é um importante elo dentro do gerenciamento da cadeia de suprimento.Além, é claro, de ser uma preocupação global e ambiental de fato, como exposto brilhantemente, ainda mais por um gestor que eu tiver a oportunidade de acompanha de perto no dia a dia em diversas situações dentro da logística reversa e na gestão de estoques.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Armando Freitas

  • Sem Retorno, porque ?

    Sem Retorno, porque ?

    Você pesquisou sobre a empresa em que queria trabalhar, se preparou para a entrevista e achou até que foi bem..

    1 comentário
  • Gestão da Logística Reversa no E-commerce

    Gestão da Logística Reversa no E-commerce

    Artigo publicado por mim no site "Administradores .com" Gestão da Logística Reversa no e-commerce Até que ponto a…

    1 comentário
  • Falando de Logística Reversa

    Falando de Logística Reversa

    Entre os conceitos introduzidos está a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos é o "conjunto de…

  • PADRINHO

    PADRINHO

    Estou em busca de recolocação no mercado de trabalho, e preciso de padrinhos, alguém se habilita ?

    3 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos