Logística simplificada e suas tendências
Grandes empreendimentos logísticos seguem com a necessidade de traçar estratégias que contemplem ganhos de eficiência, para uma operação avançada e lucrativa, avaliar pontos como Localização e Gestão de Estoque são essenciais.
Em um cenário de grande dinamismo por conta do crescimento do e-commerce e da facilidade com que os consumidores estão se acostumando às compras online. Seguindo a trajetória de alta observada no último ano, o primeiro trimestre de 2021 mostra crescimento do e-commerce em todo o país. Segundo um levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro, foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses do ano, o que representa crescimento de 57,4% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Já o número de usuários, por sua vez, o e-commerce nacional ganhou 3,8 milhões de novos consumidores durante o primeiro trimestre de 2021.
Ao todo, foram gerados mais de R$126,3 bilhões, número que representa uma variação de 68,1% e mostra a força do e-commerce para a economia do país.
Recomendados pelo LinkedIn
Dados recentes apontam para uma das principais preocupações dos gestores, a logística simplificada. Sendo assim, nos aprofundamos em dois pontos chave neste processo: Localização e Gestão de Estoque.
Mais de 50% dos condomínios logísticos industriais do país estão localizados no Estado de São Paulo, e ainda nas regiões de Embu, Cotia, Alphaville e Itapevi, todas dentro de um raio de 30 km do centro da capital paulista. Eles também estão divididos entre diferentes segmentos, segundo a SiiLA, o setor de transporte e logística é responsável por 37.54% das ocupações, seguido por internet (17,96%) e varejo (17,64%). De acordo com um relatório da Retha, o município foi, pelo terceiro mês consecutivo, o destino mais procurado. A explicação é simples. A localização é determinante. Além da proximidade com grandes centros consumidores, essas regiões oferecem acesso a rotas de escoamento para o Brasil todo. Nesse segmento, uma boa localização é chave para uma operação mais eficaz.