LTV e CAC: qual a importância e como acompanhar as métricas?
Na gestão do seu app, você pode acompanhar todos os tipos de números para julgar e analisar seus negócios. É possível calcular visitantes, taxas de rejeição, CTRs, taxas de conversão e taxas de microconversão e todos esses indicadores são importantes.
Mas existem duas métricas que se destacam: LTV — o valor vitalício do cliente - Custo de Aquisição do Cliente precisam ser acompanhadas de perto.
Neste blogpost, mostramos a importância desses conceitos. Aproveite o conteúdo!
LTV e CAC: entenda a relevância das métricas
Na prática, essas são algumas das métricas mais críticas para a avaliação de performance da empresa. Isso porque elas indicam um bom potencial de crescimento com investimento de marketing limitado.
O desafio das empresas é evitar índices de LTV e CAC mais baixos, já que eles apontam para uma ineficiência do uso de recursos para adquirir novos clientes.
Portanto, é natural que os gestores se perguntem: “O posso fazer para otimizar a relação LTV:CAC?” Vamos entender essa dinâmica, no próximo tópico.
Entendendo a relação LTV e CAC
Compreender profundamente como funciona a relação LTV e CAC é importante para que você tenha uma visão geral e saiba como usar as métricas a seu favor.
Em suma, o Life Time Value (LTV) é o valor do ciclo de vida do cliente. Ou seja, a métrica indica o quanto em dinheiro ele pode gerar para a empresa, ao longo da duração de seu relacionamento com a marca.
Para calcular o LTV, você precisa acompanhar outras três métricas:
Com esses números levantados, você chegará ao lifetime value seguindo a fórmula:
LTV = ticket médio x média de compras por cliente ao ano x média da longevidade do relacionamento com o cliente
Já o CAC refere-se ao valor que uma empresa paga para adquirir um único novo cliente por meio de esforços de marketing e vendas. Quanto menor o CAC, melhor a sua empresa está equilibrando custos e benefícios na fase de aquisição de clientes. A métrica é calculada pela seguinte fórmula:
Recomendados pelo LinkedIn
CAC = Custo total para aquisição de clientes / Total de novos clientes
Agora que você saber como medir as duas métricas, é importante ter clareza que acompanhar o LTV em relação ao CAC fornece uma visão ampla da eficiência de sua estratégia de vendas e marketing. Uma forte relação LTV e CAC indica que uma empresa tem uma estratégia comercial eficaz, sinalizando que, provavelmente, o investimento contínuo no produto será recompensado.
Esmiuçando a relação entre LTV e CAC
Essa métrica deve ser comparada com o LTV periodicamente.
De forma simples e direta, o CAC revela o quanto a empresa gasta para converter um lead em cliente.
Sendo assim, o valor do CAC deve ser o menor possível, já que dessa forma você irá conquistar clientes com um baixo investimento.
Já o LTV deve ser o maior possível, afinal ele indica que o cliente irá permanecer com você, fazendo valer o custo de aquisição. .
Para o sucesso da estratégia comercial, busque garantir sempre o CAC mínimo e o LTV máximo.
Como um app pode ajudar a aumentar o LTV e diminuir o CAC?
Ao contar com um aplicativo próprio para o seu negócio, é possível fortalecer a estratégia de marketing. A solução tende a aumentar o percentual de vendas recorrentes, bem como permite vender mais vezes pro mesmo cliente.
Isso é possível porque o app melhora a comunicação com o cliente, tornando a experiência de consumo mais simples, fluida e agradável com interações via push.
Sendo assim, para atingir o CAC mínimo e o LTV máximo investir em um app para sua marca é uma estratégia inteligente e eficaz, que tende a aumentar o alcance da sua solução.
Quer saber como fazer isso com a ajuda da Converta? Entre em contato conosco e entenda porque vale a pena ter um app próprio.