LTV – Lifetime Value: o que é e como calcular
O Lifetime Value, ou Valor de vida útil, é um dos indicadores mais importantes para a captação de recursos. Com ele, é possível compreender o valor de cada doador recorrente, otimizando sua estratégia e auxiliando o planejamento de campanhas e projetos.
Com maior conhecimento sobre os indicadores da captação de recursos, você ganha mais previsibilidade financeira, facilitando a ampliação do impacto da sua organização. Para te auxiliar na missão de calcular e monitorar as principais métricas, estamos preparando uma série especial de artigos aqui no blog da Track sobre esse tema. Não perca os lançamentos!
O que é LTV (Lifetime Value) na captação de recursos
O Lifetime Value (LTV) é um indicador que mensura a receita que um doador gera para sua organização em determinado período de tempo.
O LTV não é um número exato, mas calculá-lo permite identificar possíveis melhorias no seu processo de doação e na sua campanha de recorrência. Além disso, é possível ter uma previsão de quanto cada doador recorrente contribuirá em receita para sua organização, aumentando a previsibilidade financeira da sua ONG.
Mas, afinal, como esse indicador oferece benefícios reais para a captação de recursos? Veja os detalhes sobre a importância desse indicador:
Por que o LTV (Lifetime Value) é importante?
O LTV é um indicador que amplia o entendimento sobre os doadores que apoiam a sua organização. Ao compará-lo com outros indicadores, é possível criar segmentações na sua base de doadores, otimizar suas campanhas e criar comunicações específicas para cada perfil de doador.
Além disso, o LTV é a principal métrica para doações recorrentes. Afinal, ao comparar o tempo de contribuição com o valor doado, estimamos o valor financeiro real de um novo doador.
Recomendados pelo LinkedIn
O que mais vale para uma campanha de doação? Grandes doações realizadas uma única vez ou doações menores com recorrência durante anos? Essas perguntas podem ser respondidas através do cálculo e da análise do LTV dos seus doadores, e irão te auxiliar a direcionar suas ações na captação de recursos.
4 benefícios de calcular o LTV
Confira os 4 principais benefícios de monitorar o Valor da vida útil dos doadores da sua organização:
1 - Auxilia na tomada de decisão da sua ONG
Diretores e gestores da captação de recursos conseguem tomar decisões mais efetivas se tiverem conhecimento do Lifetime Value. Isso porque, para uma nova campanha ou projeto, o direcionamento do orçamento dependerá do retorno financeiro esperado: e isso será mais preciso quanto maior compreensão houver do LTV.
Além disso, ao analisar o LTV no histórico das suas campanhas, é possível direcionar os times de captação de recursos e comunicação para investir nos canais de divulgação que trazem doadores mais valiosos e engajados.
2 - Contribui para o reconhecimento dos principais doadores
O perfil de doador ideal da sua ONG leva em consideração uma série de fatores que detalhamos neste outro artigo. O LTV é um indicador que também precisa ser considerado para encontrar e reconhecer os principais doadores da sua ONG, uma vez que a recorrência da contribuição e o valor das doações são métricas que indicam a fidelidade e o engajamento dos doadores.
Confira a continuação do conteúdo no blog da Track, clicando aqui.