LULA NA CADEIA

11- “LULA NA CADEIA”

“Um “presidente” pode estimar os poderosos, mas não a ponto de se fazer odiado pelo povo” (Maquiavel 1469-1527).

Sabe o que significa esse texto de Maquiavel? Uma advertência muito séria aos líderes políticos, toda corrupção está enraizada com os poderosos, o presidente e o povo deve manter um relacionamento político bem humano e assegurado na justiça. Para o ex-presidente manter essa paz era preciso se manter no estreito caminho da justiça e não se envolver de forma alguma nas tramas políticas que levaram à corrupção, ele tinha que se manter isento, mas pelo contrário ele permitiu e organizou a cleptocracia e arruinou a vida dele e a do partido político PT que ele mesmo fundou.

Isso é bom para o Brasil? A maioria dirá: - Sim! Foi muito bom em todos os aspectos, eu, porém, acredito que foi bom, mas não em todos os aspectos. A primeira perda irreparável é falta de liderança no Brasil, se olharmos para o quadro partidário em conjunto não vamos achar ninguém que não esteja com pelo menos um pé na Lava Jato com exceção de Jair Messias Bolsonaro.

Na Condenação em primeira instância o Juiz Sergio Moro disse uma frase que fica para a história, “Não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você”.

O título deste artigo: “Lula na cadeia”, foi mais para exortar a respeito do chavão na boca do povo do que pedir a prisão do Lula. Se ele vai ou não para a cadeia não acredito que seja a panaceia para os problemas do Brasil, mas deve devolver o que tirou do povo, claro o que deu para Chaves, Evo Morales e Raul Castro vai dá trabalho para recuperar. E essa repetição: “Lula na cadeia” pode levar a uma crença fanática de que Lula será algemado logo após a condenação em segunda instância, isso seria um vexame, mesmo acreditando que ele é de fato o “capo tutti capi”, em minha opinião não é conveniente expor a figura do ex-presidente com algemas em público ou com fotos atrás das grades. Basta a condenação e a continuidade da Lava Jato no encalço dos outros que fizeram o mesmo.

Claro que ele não cumprirá toda essa pena de 12 anos e 1 mês, mas se tornou inelegível para 2018 isso era tudo o que não queria a presidenta do PT, nisso apoiada por todos os partidários e simpatizantes, mas a justiça depois de toda aquela leitura feita pelo desembargador João Pedro Gebran Neto tinha que ser feita. O resultado de 3x0 colocou um ponto final na carreira política do Lula, agora os advogados dele vão recorrer, mas me parece caso perdido. O melhor é reorganizar o time para a corrida presidencial, mas com outro candidato.

O Plano B do PT é capitaneado pelo Haddad. Esse mesmo! O ex-prefeito que perdeu para o Doria, pois bem, agora no mês de Janeiro Haddad foi indiciado por crime financeiro e falsidade ideológica. Você já ouviu falar de “lavagem de dinheiro”?  Pois então, Haddad terá que explicar aquela velha história de pagamentos vultosos  feitos às gráficas para confecções de “santinhos” e coisas do gênero. O PT recebeu uma “bolada” da Petrobras, depois fez pagamento a uma gráfica para pagamentos de serviços executados,  ou nunca feitos ou superfaturados. A polícia também intimou o dono da gráfica. Sabe quem era? Um deputado estadual do PT de nome, Francisco Carlos de Souza, claro que chama a atenção. Terão que se explicar e o Plano B começa a ruir em meios a denúncias e crimes logo no começo.

O PT vai acabar? Não. Basta ver o exemplo da França em 1939, Leon Blum socialista francês bem ligado ao PCF, entretanto um crítico moderado relata em seus livros que o Partido Comunista da França em crise por volta de 1939 fez aliança com vários outros partidos de esquerda, partidos esses pequenos e briguentos, no começo foi tudo uma maravilha, mas depois não tendo nenhum plano a não ser um “plano de poder”, tendo, além disso, repartido cargos e empregos públicos para aumentar a arrecadação das taxas terminaram num esfacelamento de tal magnitude que foi eleito um candidato da direita. Disse Leon Blum: “Na França os partidos eram pouco mais que combinações ocasionais de interesses políticos partidários, reunidos para proveito eleitoral”.


O PT no Brasil vai ter que se reorganizar, ele não vai acabar não adianta pensar dessa forma, o que vale a pena pensar e fazer é manter os olhos bem abertos, como disse Boaz em seu livro: “The Libertarism: “Quando o socialismo apareceu em 1922, foi um impacto profundo, gradualmente fundamentou e alterou a visão da maioria dos jovens idealistas que retornaram para suas universidades depois da primeira guerra mundial”“. Eu fui um deles disse Fredrich Hayek. O socialismo prometeu tudo, mais esperança, mais racionalidade e mais justiça no mundo. E então veio esse livro “Socialim”... Nossa esperança foi frustrada.

Boaz disse: “O preço da liberdade é a vigilância eterna”, então para manter a liberdade e a democracia inclusive com a existência do PT é a vigilância, não podemos permitir que um partido seja autoritário a ponto de censurar a imprensa como prometia Lula antes de ser condenado no TRF4.

Uma declaração da presidenta, “assim ela falava de Dilma” que chamou a atenção da PF é: “Vamos radicalizar”... O que significa isso? Será atentado a bancos a  lojas e quebra-quebra em geral? Será invasão de quartéis para roubar armas? Será a organização de grupo guerrilheiro para fazer a mesma guerra de antes da revolução de 1964? Essas ameaças é uma raiz amarga e destruidora no próprio partido, é o mesmo que acender o pavio de uma bomba dentro do próprio diretório. Serão que o PT não pode, não sabe, não quer, não tem como imitar pelos menos o partido de Macron, e fazer um socialismo moderno sem entrar dentro de nossas casas para ensinar nossas crianças a se comportar como gay? Será que para ser socialista ou mesmo comunista no século XXI a pessoa tenha por obrigação ser homossexual, ser gay é “conditio sine qua non” para fazer parte dessa turma? Claro que não! Então o PT tem que arrumar a casa, faça a política, faça a distribuição de renda, mas não se meta com a família nem com a religião.

O francês Albert Camus observando a violência do PCF e das guerras era o ano de 1939-40, anotou: “Freedom, Liberdade aquela terrível inscrição numa carruagem que passa em meio a uma tempestade, é a principal motivação para todas as revoluções. Sem aquilo, a justiça parece inconcebível para a mente do rebelde. Vem o tempo entretanto, quando a justiça demandará a suspensão da liberdade, então o terror vira em grande ou pequena escala”, em seu livro: “The Fastidious Assassins”. Portanto,  radicalizar como disse a Gleise é o anúncio do fim do PT, não existe espaço no Brasil para o radicalismo, todos perderão, o PT e os partidos da esquerda brasileira que gira em torno dele, perderão mais do que todos.

O que deveria fazer o Partido dos Trabalhadores? Penso eu, primeiro repensar o partido, não como um partido comunista sem ideias próprias, mas um socialismo moderado que contemple o livre empreendedor, a filosofia ou ideologia desse novo partido não pode está vinculada aquela gente barbuda do século XVII nem nos seus matutos seguidores como o garoto da Coreia do Norte e Raul Castro de Cuba. Esse novo partido não deve se intrometer na religião do povo, especialmente a religião cristã que foi de certa forma hostilizada pelo comunistas, as escolas que foram insultadas e sofreram com o MEC que segue a cartilha comunista.  Outra coisa que o PT tem que exigir dos seus seguidores é deixar de ser radical, chamar todos os que não são petistas de coxinha e se intitular “mortadela” ou “esquerda caviar” são termos que devem ser abandonados. “Eles e nós” criado pelo Lula só engendrou o ódio, é  outro chavão para ser deixado para lá, ou muda ou se afoga no mar da contradição e do radicalismo.

Ct. I.F.Barreto


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de inaldo francisco barreto

  • Nossa luta contra a esfera do mal

    Nossa luta contra a esfera do mal

    NOSSA LUTA CONTRA A ESFERA DO MAL “E agora as linhas de batalha são espirituais, morais, éticas e intelectuais, além de…

  • NOSSA LUTA CONTRA OS ARCONTES

    NOSSA LUTA CONTRA OS ARCONTES

    A ANTIGA LUTA CONTRA OS ARCONTES πρὸς τὰς ἀρχάς, (Ef. 6.

  • A ANTIGA LUTA CONTRA AS POSTESTADES

    A ANTIGA LUTA CONTRA AS POSTESTADES

    CONTRA AS POTESTADES πρὸς τὰς ἐξουσίας “Nonviolence is powerful and just weapon it´s a weapon unique in history” Martin…

  • A INTERJEIÇÃO PROFÉTICA DE ISAÍAS

    A INTERJEIÇÃO PROFÉTICA DE ISAÍAS

    O WOE DE ISAÍAS No Antigo Testamento um profeta indignado com as injustiças disse um significativo ה֥וֹי Woe, era uma…

  • FRENTE AMPLA

    FRENTE AMPLA

    A UNIÃO DAS ESQUERDAS PELO MUNDO AFORA. Lá por volta do ano 1936 a Frente Popular nascido da aliança entre comunistas…

  • CRISTÃO PODE SE ENVOLVER COM A POLÍTICA?

    CRISTÃO PODE SE ENVOLVER COM A POLÍTICA?

    QUE DEUS PENSA DA POL ITICA. Introdução: Πολίτης: Aquele que vive, que vai ou vem de uma cidade; membro de um grupo…

  • AS DITADURAS, A LIBERDADE E A ECONOMIA

    AS DITADURAS, A LIBERDADE E A ECONOMIA

    AS DITADURAS , A LIBERDADE E A ECONOMIA “Até o início e as décadas intermediárias do século XIX, as liberdades civis…

  • JESUS

    JESUS

    Jesus era um nome comum na Palestina no primeiro século. JESUS Introdução: Jesus nunca disse claramente ser o Messias…

  • JUÍZES NO ANTIGO TESTAMENTO

    JUÍZES NO ANTIGO TESTAMENTO

    No Antigo Testamento um juiz era tão respeitado que era considerado um Elohim, um deus. “J´avais dit: Vous êtes des…

    1 comentário
  • A MÃO INVISÍVEL

    A MÃO INVISÍVEL

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos