Mãe, Esposa e Profissional
Mãe, Esposa e Profissional
Em um mundo repleto de obstáculos, como conciliar tantos papéis? Ter uma casa como responsabilidade, uma filha que, independentemente da idade, ainda me preocupa, um marido que requer atenção — às vezes, mais que um filho — e um trabalho que exige dedicação.
Sou mulher, Ariana, na casa dos quarenta (não vai me perguntar a idade exata, né?) e uma profissional dedicada. Hoje, atuo na área de vendas de energia fotovoltaica e, apesar dos desafios, já me acostumei a conciliar as atividades. Mas nem todos pensam assim.
Será que um profissional do sexo masculino enfrenta os mesmos desafios que nós? Sem querer vestir a camisa feminista, somos melhores em muitas coisas. Somos mais detalhistas, mais engajadas e comprometidas. No entanto, quando atuamos no mercado de trabalho, muitas vezes somos vistas com menosprezo. Então, ficam algumas considerações para meus colegas:
Quando Mãe: Não importa a idade dos filhos, eles sempre serão filhos e uma fonte de preocupação. Se chegam tarde, nos preocupamos. Se estão calados, nos preocupamos. Se estão sorridentes demais, nos preocupamos. Deles, aguentamos as respostas mais atravessadas, como: "Ai, mãe, estou bem!", "A senhora já ligou quatro vezes, nossa!", "Já estou chegando!", "Nossa, como a senhora é chata!", "Não tem janta?", "Minha calça está suja!", e assim por diante. Não que eu me queixe, mas às vezes gostaria de ouvir: "Mãe, preparei a janta para a senhora". Isso sim seria bom ouvir! Mas o objetivo aqui não é sonhar com o impossível, e sim mostrar ao leitor as dificuldades do dia a dia. Nossos filhos são nossa prioridade, e ficaremos preocupadas com o menor detalhe.
Quando Esposa: Ainda não sei direito se me casei ou adotei mais um filho (risos). Meu marido não é dos piores, mas também requer uma atenção gigantesca. Muitas vezes, ele não percebe que eu gostaria apenas de ficar quieta no meu canto, mas vem com as perguntas: "Amor, está tudo bem?", "Amor, eu fiz alguma coisa?". Ele não fez nada, eu só estou cansada. Seria tão complicado para o sexo masculino tomar uma decisão sem nos consultar antes? (risos). Não que eu não queira ser consultada, mas poderia ser mais simples. Brincadeiras à parte, às vezes o colo dele me acalma, quando ficamos quietinhos e ele afaga meus cabelos. Ser esposa é, para mim, um papel essencial. Sei que há uma nova geração que não dá tanta importância para isso, mas, para mim, não é assim. Talvez seja por causa da minha criação. Enfim, tenho tarefas que, apesar de divididas, ainda são minhas responsabilidades e sempre serão.
Recomendados pelo LinkedIn
Quando Profissional: Em um mercado majoritariamente masculino, aí é que as coisas apertam. Além da falta de entendimento dos colegas, que saem para trabalhar sem nenhuma preocupação além de saber se seu time de futebol venceu, ainda temos que enfrentar os desafios naturais do trabalho somados ao fato de sermos mulheres.
Não se trata de gênero, mas de iniciativa. Tem gente que simplesmente não faz e não quer aprender a fazer. Qual é a dificuldade em verificar se um e-mail tem anexo ou não? Meu Deus! No trabalho, preciso vender, cuidar do financiamento do cliente, ajustar a venda em uma tabela de preços que parece a Bolsa de Valores, juntar a documentação de um cliente que prefere mandar uma mensagem de texto do que tirar uma foto do documento, cuidar da entrega de placas que ainda nem saíram da China, lidar com transportadoras, captar novos clientes, ouvir gracinhas de clientes antigos, sorrir no trabalho e ainda lidar com pessoas sem noção que querem deixar o ar-condicionado a 17 graus no fundo da sala. Pelo amor de Deus, assim não dá!
Ao final de um dia de trabalho, ainda enfrento um trânsito caótico, pior que o da Marginal Pinheiros, em São Paulo. Chego em casa às 20 horas, depois de ter acordado às 6 da manhã, e ainda vou passar roupa, fazer comida, lavar a louça e dar atenção ao meu marido. Tá fácil, né?
Então, minha cara amiga, você que é mãe, esposa e profissional, orgulhe-se. Provavelmente, você está vivendo sua última encarnação e pagando todo o saldo de pecados que tinha.
Ótima quinta a todos.
Departamento Comercial Lafeber Ind. comércio fios e cabos
2 mExatamente isso, somos mulheres maravilhas.
Executiva na área de energia renovável,Gestor comercial, Exeperiencia em diversos segmentos, como eletrônicos, energia solar, refrigeração,distribuição de equipamentos fotovoltaicos.
2 mNossa!!! Tudo muito real, Até o fato de ser Ariana, Super me identifico,com cada letra que vc digitou nesse texto! Parabéns pra você que apesar de tudo, ainda conseguiu ter raciocinio,um tempinho pra expôr essa rotina. Parabéns e muito Obrigado!
Especialista em Vendas de Soluções RH | Expertise em Soluções Totvs e Processos de RH e Departamento Pessoal
2 mMuito boa reflexão !