Método AHP-Gaussiano Aplicado na Escolha de Suco de Laranja Industrial

Método AHP-Gaussiano Aplicado na Escolha de Suco de Laranja Industrial

Em um mundo cada vez mais agitado, o consumidor tende a buscar mais praticidade na escolha de bebidas e outros alimentos que atendam ao seu objetivo, mas como escolher por onde começar? Como o uso de uma ferramenta de auxilio multicritério pode ajudar na tomada de decisão.

O consumidor ao adentrar no supermercado está cada vez mais atento a diversos pontos, sejam eles: preço, qualidade, sabor, embalagem, prazo de validade, etc. Quando falamos em bebidas, podemos encontrar diversas opções como: Água, cerveja, refrigerantes, vinhos e em especial sucos de diferentes frutas. Devido a diferentes fatores, no brasil hoje temos uma ampla oferta de produtos produzidos por grandes marcas ou médias e pequenas empresas.

Dentro deste ramo, temos o suco de laranja, fruta amplamente consumida no mercado interno brasileiro e cujo o próprio Brasil configura-se entre um dos maiores exportadores globais do suco da fruta em questão.

O brasil tem um papel muito importante na cadeia produtora da laranja, visto que 80% da produção brasileira de laranja é destinada a fabricação de suco de laranja (FRANCO, 2016). De acordo com o estudo feito por Freitas et al, 2015. O mercado consumido brasileiro veio aumentando entre a década situada entre 2004 e 2014, como podemos observar na figura 1 abaixo

FIGURA 1. Consumo de suco de laranja 100% integral, em milhões de litros.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Fonte: Freitas, 2015.

Assim sendo, qual tipo de marca escolher? Qual critério devo usar na escolha de um suco de laranja produzido comercialmente? Para essas perguntas, podemos usar a ferramenta de auxilio multicritério para tomada de decisão chamada de AHP Gaussiano.

Metodologia

Com base no estudo de ferramentas, podemos usar o método AHP gaussiano para solução do nosso problema, uma vez que este método é feito na analise da sensibilidade através da geração de peso dos critérios partindo da comparação entre pares. É um método usado na Pesquisa Operacional que elimina a possibilidade de termos viés ou influencias externas que possam afetar a tomada de decisão final, dando peso maior a um ou outro critério que não tenha sido previamente definido.

O método AHP Gaussiano não utiliza comparação dos pares para definição do peso para cada critério, o que melhora a praticidade na análise de cada critério dos pesos, uma vez que isso é obtido com as entradas quantitativas das alternativas em cada critério. Ele também não utiliza a escala Saaty, que foi o criado do método AHP. Para ter ainda mais confiabilidade, a metodologia também faz uso de itens estatísticos como a dispersão, desvio padrão e coeficiente de variação. Este método possui 7 passos, que podem ser verificados abaixo, na Figura 2.

Figura 2. Passos do Método AHP Gaussiano.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Fonte: SANTOS et al (2021) 

Como dito anteriormente, para aplicarmos o método no nosso problema proposto, precisamos escolher alguns critérios e alternativas previamente levantados. Dentro deles temos:

Critérios

1.      Preço

2.      Teor de açucares

3.      Qualidade

4.      Composição

5.      Sabor


Opções

1.      A1

2.      A2

3.      A3

4.      A4

5.      A5

Sendo o método estruturado da seguinte forma conforme Figura3.

Figura3. Estrutura do AHP, com critérios e alternativas/opções do problema proposto.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Fonte: Próprio Autor, 2022.

Resultado

Aplicação de resultados foi feita usando a ferramenta em excel desenvolvida pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) para a resolução do problema de escolher qual será a melhor marca de suco de laranja através do método AHP Gaussiano.

É uma ferramenta bem simples de se utilizar, basta  apenas inserir os dados e seguir com o procedimento das etapas, obtendo a matriz citada na Figura 2. Onde iremos observar a matriz de decisão normalizada, o fator gaussiano, o desvio padrão e o ordenamento das opções, mais conhecidas na literatura como alternativas. Conforme nos mostra a Figura 4, podemos notar que o resultado sai de modo imediato após a inserção dos dados.

Figura 4. Ferramenta AHP Gaussiano através de planilha excel, fornecido pelo IME.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Fonte: Próprio autor, 2022.

Conclusão

Pela análise através do método AHP Gaussiano, percebemos que a melhor opção a ser tomada para compra de bebidas de suco de laranja encontra-se na marca Natural One, visto que o critério Qualidade teve um peso maior comparado aos concorrentes. Isso mostrou que a confiabilidade do método é valida e o mesmo se baseia em uma estrutura analítica forte. O método também elimina o empirismo para gerar indecisão no tomador de decisão, assim é possível observar como se comporta cada opção com seus critérios estabelecidos no início do método e como o desvio padrão está relacionado para cada critério também.


Referências

ANDRADE, Patrícia F.; BUSSULO, Jéssica R.; CARPI, João M. G.; PEREIRA, Isabella B. T.; YAMAMOTO, Kariyn. CITRINO – Whole Orange Juice Industry. 2018. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Engenharia Química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Apucarana, 2018.

BALDINI, Fabio; SANTOS, Marcos.; COELHO, Leandro dos Santos; MARIANI, Viviana Cocco. AHP-GAUSSIANO em VBA (v.1) 2021.

FRANCO, Ana S. M. Análise Conjuntural: O suco de laranja brasileiro no mercado global. v.38. n.11-12, 2016.

SAATY, Thomas L. A scaling method for priorities in hierarchical structures. Journal of Mathematical Psychology, v. 15, p. 234-281, jun. 1977.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos