Método SuperSupervisor Competência # 1 de 25
24 + 25 = RESULTADOS
Esta fórmula resume o Método SuperSupervisor, são 24hs de treinamento para desenvolver 25 competências de gerenciamento e liderança de uma forma inovadora, transformando conceitos em ações concretas do dia a dia, gerando RESULTADOS significativos no curto prazo.
Competência # 1 de 25:
Definição Clara de Objetivos e Metas
Um dia desses um gerente de uma grande indústria gráfica me disse que sua equipe conhecia as metas e objetivos dos seus setores, e que há muito tempo eles faziam uma reunião mensal para discutir os resultados.
Mas ele se comprometeu ir a fundo na próxima reunião, para se assegurar que todos realmente entendiam como os resultados eram gerados.
E ficou muito surpreso, quando percebeu que apesar de sua equipe acompanhar os gráficos, tinham dificuldade de explicar como os valores eram calculados e como os eventos do dia a dia interferiam nesses resultados.
Num outro dia, participando de um PDCA relacionado à perdas de produção, eu fiquei assustado quando a maioria dos participantes não sabia como o indicador era calculado. Ficamos um bom tempo até que todos entendessem, embora por muito tempo eles monitoravam os números.
E a situação ficou mais clara quando no mês seguinte, quando um problema num equipamento provocou perdas enormes, e embora todos conhecessem a solução técnica, e que seria demorada, nenhuma ação de contenção foi realizada. Não monitoraram os resultados parciais e não relacionaram com o indicador até analisarmos os resultados no mês seguinte.
Você pode estar pensando que são casos isolados, mas posso lhe garantir que nos meus treinamentos, quando pergunto sobre objetivos e metas, poucos tem pleno conhecimento sobre eles.
Isto pode parecer óbvio, porém é impressionante o grande número de gestores que desconhecem seus objetivos e metas.
Os Supervisores devem ter pleno entendimento dos objetivos e metas, e precisam assegurar que todos na sua equipe, também entendam, saibam interpretá-los em indicadores e gráficos e a influência do seu trabalho nos resultados.
Além disso, se queremos uma equipe de alto desempenho, que tenha autonomia e esteja preparada para tomar decisões, eles precisam saber claramente o caminho a seguir.
Imagine que você está seguindo um caminho e encontra uma bifurcação. Direita ou esquerda, qual a melhor opção??? Não estou falado de política, está claro??? rsrsrs.....
Se você não sabe para onde está indo, não consegue fazer a escolha certa, ou melhor, se tiver sorte pode até chegar no lugar certo. Mas com certeza muito desperdício será gerado.
Agora, se toda vez que sua equipe precisar fazer uma escolha e tomar uma decisão, terá que perguntar para você, e você também não está certo para onde está indo, as pessoas vão ficar paradas esperando a resposta ou vão tentar ver se dá certo, isso aumenta os erros, as perdas, diminui a produtividade e aumenta os custos.
Se eles não têm informações para decidir, não dá para delegar e seus resultados ficarão comprometidos.
Além disso, sem atingir as metas a pressão e o nível de stress do grupo aumenta significativamente.
Não existe gestão sem metas. Precisamos aprender a trabalhar corretamente com elas.
Eugenio Stipp
Especialista em Inovação - Engenheiro Elétrico com MBA em Informação, Tecnologia e Inovação
4 aRecomendo!