Mês da Terra_Impacto da indústria têxtil
O Mês da Terra é um período destinado a conscientização e ação em prol do meio ambiente, celebrado mundialmente em abril desde 1970. O objetivo é incentivar a adoção de práticas sustentáveis em todas as áreas, incluindo a indústria têxtil e de confecção, que impacta significativamente o meio ambiente e a sociedade.
A produção de tecidos e roupas gera uma grande quantidade de resíduos e poluição, além de muitas vezes utilizar materiais e processos que prejudicam o meio ambiente e a saúde de trabalhadores e comunidades. No entanto, existem diversas estratégias ESG que podem ajudar a mitigar esses impactos negativos.
Desde a utilização de materiais orgânicos e tinturas menos agressivas até o uso de fontes de energia renovável e programas de reciclagem de resíduos, há diversas ações que empresas e consumidores podem adotar para tornar a indústria têxtil mais sustentável. E a educação do consumidor também é essencial, para que cada vez mais pessoas possam fazer escolhas conscientes e contribuir para um mundo mais equilibrado e saudável.
Nas próximas seções, vamos aprofundar nos problemas gerados pela indústria têxtil e as soluções ESG que podem ajudar a mitigar esses impactos. Vamos entender como a produção de tecidos e roupas afeta o meio ambiente e a sociedade, e como a moda sustentável pode ser uma solução para esses desafios.