Mídias sociais e o impacto na sua carreira e na busca de oportunidades

Mídias sociais e o impacto na sua carreira e na busca de oportunidades

Por Maura Xerfan,

Coordenadora do Núcleo de Orientação à Carreira (NOC)

Inicialmente, as redes sociais eram vistas e usadas apenas para entretenimento, informações mais superficiais, aquele social de reencontrar amigos, se atualizar sobre acontecimentos dos amigos (up to date) e divulgar fotos pessoais. Agora elas têm duas outras funções: a recolocação e a promoção profissional.

Além das mais conhecidas ferramentas como os Blogs e as redes estritamente profissionais, como o LinkedIn, há como de promover e encontrar ótimas oportunidades em redes como Twitter, Facebook, YouTube e Instagram.

A possibilidade de “garimpar” oportunidades e promover suas competências profissionais nas redes sociais trouxe uUm casamento perfeito com o marketing pessoal e, consequentemente, um novo conceito: O Marketing da Visibilidade”

Criar e desenvolver uma imagem consistente, coerente e atraente de si mesmo, promover o conhecimento e o reconhecimento de seu nome, expandir a sua rede de conhecidos e amigos, são ações que o mundo do Marketing conhece como Marketing de Visibilidade.

Sua opinião a seu respeito, por melhor e mais verdadeira que seja, só prevalecerá entre outros se você souber causar o impacto adequado, comunicando-se de maneira objetiva, clara e ordenada. Você já se perguntou qual a imagem que você promove nas redes? Qual a marca que você deixa para as pessoas que seguem ou que acompanham suas postagens? Então, comece a pensar nisso e veja que identidade profissional está criando para você nas redes, pois é lá que estão a maioria das vagas e os recrutadores.

Pesquisas recentes mostram que as empresas estão usando as redes sociais em sua estratégia de recrutamento. Assim, muito além do “imprescindível perfil no LinkedIn, vamos dar algumas dicas para ajudar você nessa conexão com o mercado de trabalho.

- No LinkedIn aproveite para participar de grupos e fóruns de discussões profissionais na sua área de atuação. Procure compartilhar um conteúdo relevante e deixar sua opinião demonstrando seu conhecimento e interesse. Vale seguir as páginas das empresas, que a rede denomina como “company page”. Vale lembrar que a rede tem banco de vagas e sistema de alerta!

- Você pode encontrar empregos no Twitter. Busque usando as hashtags, que são excelentes indexadores. Você nem precisa ser um usuário ativo na rede, basta usar a barra de pesquisa com algumas alternativas como essa: #vagas #oportunidade #vagarj #oportunidaderj #estagio #estagiorj e outras combinações que você julgar interessantes para sua busca.

- O Facebook reúne diversos grupos de vagas que são segmentados pela área de atuação. Nessa rede é também importante curtir páginas de empresas, organizações e integradoras de estágios que divulgam vagas e ou de empresas em que você se interessaria trabalhar. Em tempo, vale ressaltar que algumas empresas já criaram páginas específicas para isso.

- No Instagram, a hashtag é sua maior aliada. Faça buscas.

Você já pensou em receber alertas sobre potenciais empregos em seu e-mail? Pois é, o Google faz isso para você. Ele oferece a todos um serviço gratuito chamado Google Alert. Indique as palavras chave e ele lhe notificará sobre elas. Por exemplo, colocar a palavra "vaga" ou uma expressão completa como "oportunidade trabalho Rio de Janeiro" que ajuda a filtrar o conteúdo. Configurar esse serviço é fácil e gratuito.

Para terminar, duas dicas gerais que servem para todas as redes:

_ Localize e siga empresas de seu interesse, potenciais empregadores e recrutadores.

_ Há um número significativo de vagas nas redes, mas fique sempre atento a data das postagens para validar a oportunidade.

Mãos a obra ou ao teclado!

 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos