Mídias sociais e a representação do Id, Ego e Superego.
Twitter, Instagram e Facebook estão presentes em nosso cotidiano, mas você já parou para pensar na relação de uso deles, com nosso ID, Ego e Superego?
Para Freud, precursor da Psicanalise nosso aparelho psíquico é composto por 3 estruturas, são eles o Id, Ego, Superego.
Freud descreveu o id como a estrutura responsável por nossas ações e pensamentos mais selvagens e instintivos (assim como os animais), o id é responsável pela gratificação e desejos instantâneos de nossa personalidade, realizar ações sem pensar nas consequências. Adentrando o universo das mídias sociais podemos notar a mesma reprodução do id (ou mais acalorada) dentro do Twitter, pois é no Twitter que teclamos nossos desejos e desabafos, como aquela vontade de comer pizza, ou o dia estressante no trabalho, a vontade de mandar a colega de trabalho para aquele lugar dentre outros tweets.
O Ego é a estrutura psíquica responsável por funções conscientes e inconscientes. Conscientes visando adaptar-se a realidade externa, memoria, percepção, pensamento, atenção, e inconscientes como mecanismos de defesa e produção de angustia. Quando o Ego é exagerado ele se torna prejudicial, pois o individuo sofre ausência de visão sistêmica, deixa de entender a dinâmica do todo, de perceber que não está só, faz escolhas voltadas apenas para si e para o benefício próprio. Essa reprodução se faz presente dentro do Instagram, onde postamos stories em um restaurante ou de nossa noite agitada, localizações e mais localizações... realizamos um teatro de nossa vida, acreditando ou querendo retratar uma vida feliz, para que pessoas reajam ao stories, ou comentem determinada foto, tudo para alimentar nosso Ego.
Recomendados pelo LinkedIn
O Superego é o a estrutura responsável pela censura, o criador de barreiras, o punitivo do nosso aparelho psíquico, para ele existem consequências. Podemos reproduzi-lo no Facebook né!? Aliás é lá que temos nossa família, pessoas do trabalho, da igreja e todo o ciclo social mais formal. Então não consideramos correto a reprodução de nosso id dentro do mesmo. Por isso o Superego se encaixa perfeitamente devido essa barreira e censura social que delimitamos dentro de nosso Facebook.
Mas e o TikTok, como podemos adequá-lo ao nosso aparelho Psíquico?