Múltiplos aprendizados na criação de jogos
Texto e fotos: Karla Vidal

Múltiplos aprendizados na criação de jogos

No próximo dia 3 de novembro o ProfLab, programa de formações criativas com a missão de incluir educadores no cenário da inovação, leva para Brasília a formação Game Design Thinking. A experiência de aprendizagem criativa e mão na massa está programada para acontecer a partir das 8h no Nauta Space, o mais novo espaço de inovação da capital federal.

Com origem no Recife, berço de grandes centros de inovação e um dos maiores polos tecnológicos do país, o ProfLab é um projeto de inovação que ganha vida a partir do compartilhamento de experiências. Na ação atua um grupo de profissionais de múltiplas áreas do conhecimento, todos com carreiras pautadas na educação. São pedagogos, designers, comunicadores, engenheiros, psicólogos e artistas que identificaram em suas trajetórias elementos capazes de ajudar outros educadores a transformar suas práticas pedagógicas a partir da criatividade.

Duas dessas trajetórias são as experiências dos educadores Yvonne Carvalho e Giordano Cabral no universo dos jogos, sejam eles digitais ou não. Yvonne é educational game designer e professora de História. Mestre em Ciências da Computação, desenvolveu pesquisa composta por uma jornada de gamificação, usando elementos de jogos para a criação de aulas mais engajadoras e empoderadoras no Ensino Médio. Giordano é músico, professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), vice-presidente do CESAR e doutor em Ciências da Computação, além de educador com ampla experiência em unir jogos, música e tecnologia.

Yvonne Carvalho é professora e game designer com experiência em aplicação de jogos no Ensino Fundamental e Médio

Giordano e Yvonne apostaram no potencial dos games para educação. Em suas pesquisas descobriram que somos atraídos pelos jogos por diferentes razões: a paixão por desafios, a curiosidade estimulada pelo suspense, a busca por recompensas ou pela diversão. São atrativos como esses que geram envolvimento. E é partindo desse ponto que é possível perceber como os jogos são capazes de mudar a forma como interagimos em diferentes espaços. Na educação e nos múltiplos ambientes de aprendizagem por onde passamos ao longo da vida não é diferente. Tanto crianças como adultos podem aprender a partir dos jogos. Basta saber aonde se quer chegar e planejar um bom caminho a ser seguido.

O que talvez seja um pouco mais difícil de perceber é que dá para aprender tanto jogando como criando o jogo. Essa é a grande marca da formação Game Design Thinking que combina aprendizagem criativa e Design Thinking desmistificando o processo de concepção de um jogo, além de demonstrar que todos somos capazes de desenvolvê-los.

Detalhe de projeto de game desenvolvido durante o workshop Game Design Thinking.

“Um jogo de sucesso é sempre divertido para quem joga. E esse objetivo pode ser alcançado de forma simples. A ideia da experiência desenhada para o ProfLab é ajudar a desconstruir a mentalidade de que um jogo para fins educativos precisa seguir formatos pré-determinados como, por exemplo, perguntas e respostas. Às vezes é preciso quebrar um pouco esse pensamento porque talvez isso não seja assim tão divertido”, afirma Giordano Cabral, um dos educadores do projeto.

Acontecendo pela primeira vez fora do Nordeste o workshop Game Design Thinking vai fazer com que os cursistas aprendam jogando bem como vivenciando na prática o que é que os estudantes sentem quando jogos são incorporados às práticas de aprendizagem. A experiência vai receber até 30 pessoas para uma trajetória de 8h de aprendizagem learning by doing. As inscrições podem ser realizadas através do link: http://bit.ly/proflabnonauta.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos