A música e o desenvolvimento cotidiano das atividades.
Quando utilizada como forma de apreciação a musica é um ótimo remédio para o estresse. É também uma ótima ferramenta para crianças, pois desde cedo trabalha coordenação, audição, atividades em grupo, reflexos , atenção e muito mais.
Dr. Feres Chaddad Neto no Correio popular escreve : “ O aprendizado musical depende dos dois hemisférios cerebrais, pois ele está amarrado a outras funções como a linguagem e a memória. Existem diferenças entre os cérebros de um pianista treinado e de uma pessoa que não toca nenhum instrumento, por exemplo. Enquanto o indivíduo comum processa informação musical primordialmente no hemisfério direito do cérebro, o músico aciona o conteúdo musical nos dois hemisférios, e apresenta uma quantidade maior de conexões durante as atividades de escuta.
Os benefícios da música para o cérebro são diversos. Estudos apontam que ela possui ação calmante, já que reduz os níveis do cortisol (hormônio do estresse) na corrente sanguínea e baixa as frequencias cardíacas e respiratórias.
A musicalização também pode auxiliar na assimilação de conteúdos. A explicação para isso é que a estimulação de regiões do cérebro ativadas no estudo de matérias como matemática e línguas atuam no processamento e produção de sentido da música.
A percepção da música começa pela entrada das vibrações sonoras no ouvido interno, provocando movimentos de acordo com a frequência das ondas. Os estímulos seguem pelo nervo auditivo até o lobo temporal, onde ocorre a sensação musical. Depois disso, o lobo temporal conecta-se ao hipocampo e a áreas ligadas à memória, responsáveis pela regulação motora e emocional.
Algumas áreas específicas do lobo frontal são responsáveis pela decodificação da estrutura musical. Essa percepção analítica da música, exercida por músicos treinados, estimula estruturas cerebrais tão complexas como aquelas utilizadas para resolver um avançado problema matemático.”
A quantidade de elementos que a musica trabalha ao mesmo tempo, faz com que pessoas praticantes de musica sejam mais atentas, tenham maior atenção ao seu redor, pois para uma boa musica é necessário, não apenas o instrumento que ele executa, mas a percepção de saber colocar cada nota em seu devido lugar e na intensidade correta para não sobrepor os colegas músicos gerando assim a harmonia necessária para uma boa musica.
Seja para distrair , seja para relaxar e até mesmo para desenvolver uma maior coordenação motora , estude musica.
Psicólogo, Mestre em Psicologia
7 aÓtimo artigo, Alex Mota. Acredito que tenhas muitos outros conteúdos acerca da importância da musicalização, bem como da interação música e sociedade na contemporaneidade. Aguardando suas novas publicações.