MAIORIA DOS LÍDERES APROVA MODELO DE RECRUTAMENTO ONLINE, REVELA PESQUISA

MAIORIA DOS LÍDERES APROVA MODELO DE RECRUTAMENTO ONLINE, REVELA PESQUISA

Ainda de acordo com levantamento, 80,5% dos contratantes pretendem utilizar o formato em parte do processo seletivo pós-pandemia

Uma pesquisa realizada pela minha empresa AL+ People & Performance Solutions, empresa que tem o propósito de desenvolver pessoas e ajudar profissionais e organizações a atingir um patamar de excelência e alta performance, revelou que 90,9% de contratantes de grandes empresas utilizaram o modelo de recrutamento e seleção totalmente online durante a pandemia, do início ao fim. O levantamento ouviu líderes de 77 grandes empresas que operam no Brasil.

A modalidade foi aprovada pela maioria dos entrevistados, 58,4% deles consideraram a experiência muito boa, outros 24,7% regular e 16,9% como excelente. O levantamento também mostrou que 80,5% dos contratantes pretendem utilizar o formato remoto em parte do processo seletivo após a pandemia.

Outros 85,7% responderam que concretizaram, no mínimo, uma contratação de maneira totalmente virtual do início ao fim. “Ao conversar com os entrevistados, tive o retorno de que muitos que contrataram ou foram contratados em uma seleção 100% digital ainda não tiveram contato físico com ninguém da empresa. Eles passaram pela integração, receberam o onboarding e até o momento não se encontraram pessoalmente com seus gestores”, comenta Adriano Lima, startup advisor e fundador da AL+ People & Performance Solutions.

Os entrevistados também avaliaram quais os maiores desafios em um recrutamento totalmente online: 64,9% relatam que não ter clareza nos movimentos corporais dos candidatos pode atrapalhar, 26% mencionaram os problemas com as tecnologias e 16,9% citaram o grande volume de candidatos.

Apesar de o momento exigir novos modelos de seleção e trabalho remoto, a maior parte das empresas (75,3%) já utilizava o recrutamento remoto em alguma parte de seu processo seletivo. “Podemos observar que a maioria das organizações já estava adaptada a atividades virtuais e o distanciamento social nos mostrou que é possível aprimorar e aplicar esse método em diversas esferas do ambiente de trabalho”, complementa Adriano.

Além disso, para tornar o processo seletivo remoto mais atrativo, 53,2% dos contratantes responderam que a divulgação nas mídias sociais faz a diferença. Já para 51,9% informações aos candidatos em todas as etapas o torna melhor, enquanto 46,8% acreditam que a melhora é alcançada com a agilidade no processo.

Sobre a AL+ People & Performance Solutions

A AL+ People Performance Solutions foi criada em 2017 com o propósito de desenvolver pessoas e ajudar profissionais e organizações a atingir um patamar de excelência e alta performance. Com vasta bagagem executiva e formação especializada, o fundador Adriano Lima é advisor de startups e assessora CEOs, Acionistas, Conselheiros e Executivos Seniores no processo de Advisory, Coaching Executivo e Mentoria.

 



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Adriano Lima

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos