Mais estágios por favor...
Há quase um ano concluí a graduação em Comunicação Social e só então pude constatar que o mais difícil, no processo acadêmico, é se manter na faculdade.
Independente se ela é pública ou privada, a acadêmia ainda é um jogo de tabuleiro, cheio de regras e teorias. Não que essas não sejam importantes, mas as escolas universitárias, ouso dizer, que principalmente as privadas (que é de onde venho) ainda precisam investir mais em experiências e vivências. Pois na hora do "vamos ver"; a vaga ainda é de quem "sabe fazer". Não que Aristóteles, Noblat, Ortiz e outros (sim, em maioria homens - algo a se pensar, inclusive) não tenham me ensinado, mas em todas as seleções que fiz (e possivelmente as que farei) me cobraram a tal da experiência.
Por isso, SEMPRE que converso com qualquer estudante de graduação dou o mesmo conselho: "- faça estágio!" Porque, no final das contas, é lá que a universidade faz sentido. Mas, é lá também que você vai escutar que "você é muito bom, mas preferimos alguém da federal" (caso estude em particular), que seu texto "é muito bom, mas estagiário não assina matéria" e por fim "não pagamos mais de mil reais para quem começou agora".
O estágio é a porta aberta para conhecer o mercado e também para conhecer os profissionais que são referências, do que você quer ou não ser.
Brenda Gomes
W3haus para O Boticário | Redatora Criativa | Estrategista de criação e conteúdo | Roteirista
7 aSó durante o estágio eu tive certeza que era essa mesmo a profissão que queria para a minha vida. Digo que o meu primeiro estágio (onde te conheci, inclusive rsrs) foi a minha escola.. lá eu aprendi na dor, literalmente, mas também nas alegrias constantes como ser jornalista é uma tarefa que exige mais do que a técnica que via na faculdade... Claro que estes ensinamentos são essenciais mas é só na hora que vc precisa "se virar" que aprendemos de verdade.
Diretor de gestão na Secretaria Municipal de Educação de Salvador - BA
7 aDurante o meu estágio pude experimentar vários setores e isso me ajudou na hora de definir como queria atuar. E aprendi, como você bem disse, que profissional eu queria ser e sou.