Mais Saúde Pública | 🏥Desigualdade na saúde, eleições municipais, ultraprocessados e +
Estudo afirma que fatores socioeconômicos interferem na saúde da população do município de São Paulo
Achados do novo estudo do Centro de Estudos das Cidades - Laboratório Arq. Futuro do Insper em parceria com a Umane, que mapeou evidências sobre saúde no município de São Paulo, foram repercutidos em reportagem da jornalista Cláudia Colucci, da Folha de S. Paulo. A pesquisa concluiu que a mortalidade por diabetes na cidade é até 20 vezes maior em mulheres de bairros periféricos que de bairros nobres. Na média, fatores socioeconômicos podem aumentar o índice em 38%.
O levantamento também concluiu que morar nos bairros mais periféricos está diretamente associado a um risco maior de morte por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como diabetes, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. O estudo, disponível no Observatório da APS da Umane, utilizou dados cartográficos, populacionais, epidemiológicos, socioeconômicos e de recursos de saúde, referentes ao período de 2010 a 2019.
Leia a reportagem completa aqui.
Eleições Municipais: Umane e IEPS produziram documento norteador para priorização da saúde pública
O Observatório do Terceiro Setor publicou uma matéria sobre o Mais SUS nas Cidades: 5 propostas para fortalecer a saúde pública nos municípios brasileiros, documento produzido pelo Instituto de Estudos para Políticas Públicas (IEPS), em parceria com a Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) e a Umane, que destaca a importância de priorizar a Atenção Primária à Saúde (APS) nas eleições municipais de 2024.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a APS é capaz de atender entre 80% e 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida. O documento completo pode ser acessado aqui.
O dinheiro por trás dos produtos ultraprocessados
O podcast Capitalisn't, da Chicago Booth Review, recebeu Marion Nestle, da Universidade de Nova York (NYU), defensora da saúde pública, nutricionista e autora do livro Food Politics. Os apresentadores e Marion conversaram sobre o setor de produtos ultraprocessados e como a busca incessante pelo lucro tem altos custos à saúde pública.
Para a especialista, as empresas de alimentos que ultraprocessam produtos com sal, açúcar, gorduras e aditivos artificiais, empregam táticas avançadas de marketing para manipular e fisgar os consumidores e que, por isso, são responsáveis por uma epidemia global de doenças de saúde.
Ouça a conversa completa aqui (em inglês).
Saúde em Curitiba: um olhar para hipertensão, diabetes e obesidade
O Observatório da APS, da Umane, publicou um raio-x da saúde em Curitiba. O texto publicado no Blog do Observatório traz dados sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como diabetes, hipertensão e obesidade na capital paranaense, assim como formas de mitigar as consequências dessas doenças. (saiba mais)
Pesquisa: Percepções e apoio a políticas de consumo de álcool
O The New York Times repercutiu um estudo que concluiu que adultos mais velhos não se beneficiam do consumo moderado de álcool. A pesquisa, que acompanhou adultos com 60 anos ou mais durante 12 anos, também analisa a crença de que o consumo de álcool é bom para o coração. (saiba mais - em inglês)
📰 Saúde Pública
Recomendados pelo LinkedIn
Evento
Inteligência Artificial e o Futuro da Saúde: Descubra como a IA já está transformando a saúde no Brasil
O encontro, que acontece dia 27 de agosto, vai falar sobre a importância da inteligência artificial para a inovação no setor da saúde, como a IA gera valor ao ecossistema da saúde e quais as dificuldades que o setor enfrenta para implantar a tecnologia.
Saiba mais aqui.
Recomendamos também
[Instagram Contente] O papel da saúde nas nossas vidas o impacto das eleições municipais
[Folha de S. Paulo] Opinião: Um dia para celebrar a reconstrução do SUS, por Nísia Trindade
[Outra Saúde] Olimpíadas mostram outra face da Enfermagem Queimadas: ameaça crescente à saúde pública
[Ministério da Saúde] Ministério da Saúde cria sala de situação para monitorar efeitos das emergências climáticas
[Intercept Brasil] Como a Coca-Cola ajudou a enterrar PL que proíbe refrigerante em escolas
[Valor Econômico] Saúde digital avança com 5G para atender áreas isoladas
[Pesquisa Fapesp] Pantanal bate recorde de incêndios no primeiro semestre e sinaliza avanço das queimadas no país
[Estadão] Dengue: Vacina de dose única do Butantan manteve eficácia após mais de três anos, diz estudo
[Agência Brasil] Mortes de Yanomamis caem 33% no 1º trimestre de 2024
[Instagram da Umane] 8 anos Umane: Compromisso com a transformação da saúde pública no Brasil
[Instagram da Umane] Observatório Analisa: Obesidade
[Instagram da Umane] Alimentos ultraprocessados afetam saúde mental das crianças e adolescentes
[Instagram da Umane] Mudanças climáticas colocam a saúde da população em risco, e agora?
[Instagram da Umane] 71 anos do Ministério da Saúde
Gostou das notícias que selecionamos para você? Deixe uma reação e conte para a gente se esse conteúdo tem sido relevante para você. Assim, alcançaremos ainda mais pessoas 😉