Mais um passo do LinkedIn para impulsionar sua carreira e torná-lo bem sucedido.
Plataforma oferece cerca de 9 mil cursos para melhorar a qualificação dos mais de 450 milhões de usuários do LinkedIn.
Lançado nos EUA no último dia 23 de setembro, o novo produto criado pela rede profissional , chamado LinkedIn Learning, chega para reforçar a missão da empresa de “conectar profissionais e torná-los mais produtivos e bem sucedidos”. Ciclo completo para impulsionar uma carreira - encontrar e ser encontrado, ampliar networking, ajudar e se ajudado, manter-se informado sobre o mercado e área de atuação e aprender. Tudo parte deste universo de possibilidades proporcionado pelo LinkedIn.
Como funciona o LinkedIn Learning?
A plataforma chega ao mercado oferecendo cerca de 9 mil cursos, que por sua vez são baseados no Lynda - portal de aprendizagem online adquirido pela rede em 2015. Segundo a Companhia, 25 novos cursos serão inseridos semanalmente.
Os temas são bastante diferenciados, englobando Negócios, Tecnologia e Criatividade, cujos títulos são balanceados entre técnicos, como por exemplo Web Design, a conceituais como Gerenciamento de Projetos e Liderança. Ou seja, direcionados à profissionais em início de carreira, gerentes e executivos. E claro, freelancers, consultores e empreendedores que também sabem da demanda de constante aprendizado impulsionada pela alta competitividade do mercado global.
Quais os diferenciais do LinkedIn Learning?
A plataforma foi construída para atender à demanda de aquisição de conhecimento, treinamento e desenvolvimento profissional , de usuários (tipo, eu e você), empresas, governos e universidades - estes, sob demanda.
Para pequenas e médias empresas, as quais não possuem recursos para implementar programas de e-learning próprio, parece-me uma solução tentadora.
Como ter acesso?
Aos usuários que já assinam a conta Premium, o acesso é irrestrito e já pode ser utilizado. Para quem não é usuário Premium, assim como todos os produtos lançados no ambiente online, é possível testar a demonstração gratuita por 30 dias. Após esse período, o acesso só é permitido ao se concretizar a compra da assinatura Premium, o que ocorre automaticamente. Portanto, ao final do período de testes, lembre-se de avisar ao sistema que "não quer continuar com a assinatura", caso esta seja a decisão.
Como diz uma velha máxima: não existe almoço grátis. Mas creio eu, que seja uma experiência válida de se desfrutar.
Pontos fracos
- Idioma - Como todas as outras soluções da rede, esta também está sendo lançada, inicialmente, como foco no mercado norte americano e em todas as regiões do mundo onde falar o idioma inglês é algo corriqueiro. A grande maioria dos cursos são apresentados em inglês e, mesmo quando selecionada, a legenda é na mesma língua. Alguns temas (poucos) são oferecidos em Alemão, Espanhol, Japonês e Francês - o que não nos ajuda muito. Clique aqui para ver um vídeo demonstração de cursos.
- Custo - Certamente, o fato de não ser gratuito pode ser considerado como ponto fraco, uma vez que já existem portais de curso online gratuito consagrados globalmente.
Pontos fortes
- Personalização - Cada usuário tem o seu portal personalizado com suas preferências.
- Material adicional - Além dos cursos, o portal oferece acesso à cases, estudos de caso, tendências de mercado e tem um blog (tudo em inglês, por enquanto). Separei alguns dos posts que li e mais gostei:
- sobre fotos inspiradoras
- sobre criar conteúdo de valor
- sobre as coisas mais ridículas que um chefe por fazer (hilário, rsrs).
*******
Um portal de notícias anunciou o lançamento como, “LinkedIn, finalmente, passa a ser útil” - afirmação sobre a qual discordo totalmente, mas sem dúvida alguma, entrar com força no promissor negócio de aprendizado online de maneira estruturada, adiciona um toque de modernidade à rede.
Agora, é esperar para ver. E claro, continuar aprendendo.
Tudo o que escrevi foi baseado na minha experiência e opinião. Que tal deixar o seu ponto de vista por aqui fazendo um comentário? E se achar que este conteúdo pode ajudar outras pessoas da sua rede é só clicar em compartilhar.
Obrigada pela leitura e até a próxima.
Luciane Borges
Leia mais sobre Carreira | LinkedIn | Networking | Marca Pessoal |
Publicitária - profissional de marketing - líder em atendimento
8 aMuito bom... será ótimo para aprimorar conhecimentos...
Engenheiro Eletricista
8 aMuito bom! A dúvida que fica é quanto custará.
Assistente Técnico na Klabin
8 aVale ler e compartilhar.Obrigado.
CIO | CTO | Head of IT | IT Director | IT Senior Manager | Head of IT Innovation & Transformation
8 aParebens Luciane excelente artigo.