Mais uma chance que a vida te dá para fazer aquilo que você (ainda) não fez...
"O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando você muda", Luis Fernando Veríssimo.

Mais uma chance que a vida te dá para fazer aquilo que você (ainda) não fez...

Dezembro chegou trazendo aquela sensação de que mais um ano chega ao fim... Mais uma etapa de nossas vidas terminando e outra já preparada para começar. Esta é uma epóca muito movimentada, mas gostosa e convém aproveitar para curtir a família, os amigos e sentir gratidão pelas coisas boas que aconteceram. 

Nos próximos dias, os mais diversos rituais alimentam os nossos sonhos e dão vida às festas e comemorações. Seja pelas superstições, cores de roupa, comidas ou hábitos, no dia 31 de dezembro, nos preparamos para mentalizar o que há de melhor e dar boas vindas ao novo ano que se inicia.

Bem, para a grande maioria das pessoas é um ótimo momento para fazer uma autoavaliação, um balanço e perceber quais foram as conquistas ou os prejuízos. É hora de avaliar e perceber se suas metas e sonhos saíram do papel ou se vão, mais uma vez, se arrastar para a listinha do novo ano que se aproxima. Afinal, o início de um novo ano parece tão bom quanto qualquer outra época para se fazer a promessa de ser uma pessoa melhor, mais saudável ou qualquer outra coisa que você venha adiando desde sempre.

Comigo não é diferente... eu costumo estabelecer objetivos pessoais, profissionais e familiares anuais e, ao longo dos anos venho observando a importância de planejar, organizar e medir...

Ter esses objetivos claros ajuda manter o foco e a executá-los.

Podemos refletir e aprender com os erros do passado. Dessa forma, convido a cada um de vocês a fazer uma retrospectiva mental e responder as seguintes perguntas antes de entrar em 2018:

  1. Quais foram os grandes eventos de 2017?
  2. Do que você se orgulhou?
  3. Quais objetivos você alcançou?
  4. Quais você não alcançou? Porque?
  5. Quais foram os seus desafios e aprendizados?
  6. Como eu posso simplificar as coisas?

Esse exercício é muito importante... Pois, ajuda a identificar as suas fortalezas e deficiências, ou seja, autocohecimento... Com essas informações em mãos ficará muito mais fácil planejar o novo ano e recomeçar a jornada.

Pensando nisso, seguem algumas dicas que venho executando ano após ano:

1)     Estabelecer os objetivos para 2018. Respondendo as seguintes perguntas: Porque? O que? Como? Quando?

2)     O objetivo dever ser especifico, mensurável, atingivel, relevante e temporal (quando?)

3)     É sempre importante converter o objetivo em pequenos passos, dessa forma, recomendo construir um plano de ação dividindo em etapas, por exemplo, em trimestres. Isso ajuda a manter o foco.

4)     Crie um ambiente favorável. Envolva seus familiares e amigos, invista em você e no seu crescimento, priorize, organize-se, encontre as ferramentas e recursos que irão auxiliá-lo ao longo de sua jornada.

5)     Mantenha o pensamento e uma atitude positiva para o sucesso.Celebre cada pequena conquista e cuide do seu corpo e mente. A atitude positiva funciona como um acelerador do sucesso.

6)     Liste o que você precisa para fazer seu objetivo acontecer.

7)     Elabore um calendário para o ano e deixe em um lugar que você possa visualizar frequentemente e priorize. NOTA MUITO IMPORTANTE: Visualize, Pense, Viva, Sinta, Escute... Não deixe que os seus planos habitem o fundo da gaveta.

Lembre-se! O novo ano está chegando. É mais uma chance que a vida está te dando para fazer aquilo que você não fez no ano que passou ... Manter o otimismo é um grande segredo e entender qual o seu propósito também. 

Aliás, é muito importante encontrar o seu propósito e a conexão com os seus sonhos a partir desse ponto tudo faz mais sentido e você deixa de ser consumido pela rotina e sai do automático, afinal, como muito bem descrito por Luis Fernando Veríssimo:

“ Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA… QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA". 

Que venha 2018 cheio de boas idéias, desafios, aprendizados, projetos e realizações! Sucesso a todos!!!

Sobre a autora

Patrícia Corrêa Balan Abdalla - Engenheira Mecânica de formação, atualmente ocupo a gerência de marketing global da Ingersoll Rand Company. Minha trajetória profissional, na companhia, começou como engenheira de aplicações para a América Latina, em 2006. Minha trajetória profissional é movida pelo desejo de causar impacto no mercado em que atuo e construir relacionamentos de valor com as pessoas ao meu redor. Acredito que construir um ambiente progressivo, diversificado e inclusivo é essencial para ser um líder inovador e de ponta no mercado.

Gostou deste artigo e acha que ele pode ser interessante para outras pessoas? Então curta, comente e compartilhe com sua rede!


Deize Andrade

Top Voice | Desenvolva a sua Marca Pessoal com o Programa "Carreira Brilhante". Ganhe confiança e clareza para ser um líder admirado! | Mentoria | Palestras | Treinamentos | Talent as a Service | OpenTal

6 a

Li o comentário acima e fiquei contente que você tenha retomado a escrita! É seu segundo texto que leio e achei espetacular! Um abraço!

Rodrigo Portes

Palestrante de Vendas | Consultor de Vendas | Mentor de Vendas | Startups Sales Advisor | Embaixador de Marca | Vendas B2B Industriais | Vendas 4.0 | Indústria 4.0 | Transformação Digital | Automação Industrial

7 a

PATRÍCIA CORRÊA Balan Abdalla, mais um excelente artigo. Muito bom mesmo. Meus PARABÉNS!!

Não resisti e li novamente! Essa imagem que você usou consegue ser provocativa e motivadora ao mesmo tempo!

PATRÍCIA CORRÊA Balan Abdalla

Engenheira Escritora conectando pessoas e desenvolvendo novos negócios com foco na liderança humanizada e inovação

7 a

Arnaldo Q.✔Gostaria de agradecê-lo por curtir e compartilhar o meu artigo colaborando para que a mensagem alcance mais pessoas... #gratidão. Aproveito para desejar um Feliz 2018 a você e sua família! Um grande abraço

Legal Patrícia, muito inspirador as suas palavras, estou feliz ver o quanto você cresceu, pessoal e profissional, muito orgulhosa de você, muitas saaudades

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de PATRÍCIA CORRÊA Balan Abdalla

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos