Mal necessário? Não, somos TI!
É inacreditável como algumas empresas, ou seus líderes ainda tratam a área de Tecnologia da Informação (TI) apenas como um mal necessário.
Esse texto não é um desabafo, antes que você pense que estou escrevendo por ser um profissional de TI, essse texto é uma constatação e vou te mostrar: a área de TI tem muito mais valor para uma empresa do que imagina.
Imagine que hoje, praticamente 2019, a TI está em todo lugar: desde a sua casa na sua Internet que dá acesso à Netflix, YouTube, redes sociais, à ler jornais e revistas online, fazer suas compras e receber no conforto da sua casa...por trás de tudo isso existem SEMPRE profissionais de TI.
Na sua consulta ao saldo bancário existe uma enorme estrutura de TI para que você possa ver simples números da sua conta bancária, desde o caixa automático até o conforto do aplicativo do seu banco no celular.
Cada uma dessas coisas que citei, são fornecidas à você por empresas, que precisam de profissionais de TI trabalhando para as mesmas afim de fazer com os sistemas funcionem e você usuário possa desfrutar de tudo isso. A maravilha da tecnologia!
Mas a coisa não termina aí na sua diversão não, na empresa que você trabalha aposto que sem TI não funciona praticamente NADA!
Isso mesmo, nada...você não leu errado não. RH recebe currículos via website da empresa, que por sua vez libera acesso aos candidatos por meio de criação de usuário senha e pede preenchimento de um formulário solicitando as informações necessárias à criação do perfil e currículum do candidato: tudo isso tem TI, banco de dados, servidores, linguagens de programação, e...claro os profissionais de TI. Aqui, no #LinkedIn existe uma ENORME estrutura de TI e profissionais para que eu, você e milhares de pessoas desfrutem dessa ferramenta excelente!
Cartões de transporte, solicitações aos planos de saúde, tirando o que o pessoal do RH fala ao vivo com você, pasmem...quase todo resto de depende de TI.
E assim vai com as demais áreas da empresa, compras, almoxarifado, produção, ninguém trabalha 100% do seu processo sem ter a estrutura de TI funcionando. E digo mais, se na sua empresa tem um datacenter, servidores e etc, imagine a empresa "tentando" funcionar se o datacenter, os servidores, a rede estiverem fora do dar....pensou? se você trabalha numa grande empresa que já teve os sistemas fora do ar por qualquer motivo, sabe que as pessoas ficam praticamente sem ter o que fazer enquanto os sistemas não voltam.
Entendeu como TI não pode ser tratado como um "mal necessário"? TI faz parte do CORE, da escência das empresas, pelo menos das médias e grandes empresas. Não existem médias e grandes empresas sem TI. Tem computadores, rede, sistemas? Tem TI!
Outra coisa é que "cara de TI" não é obrigado a saber e nem conhecer todo e qualquer software, programa ou afins, como muitas pessoas imaginam. TI tem várias ramificações: redes, segurança, análise de sistemas, programação, suporte técnico...
Assim como um Oftalmologista não é obrigado à saber se você tem osteoporose...pois ele trata de olhos e não ossos...o cara para ossos é o Ortopedista.
Essa especialização tão necessária nas profissões é o que transforma pessoas em profissionais. E o nome já diz:
Especialista:
substantivo de dois gêneros
1.indivíduo que possui habilidades ou conhecimentos especiais ou excepcionais em determinada prática, atividade, ramo do saber, ocupação, profissão etc.
2.aquele que possui uma profissão.
Reparou que a palavra DETERMINADA apareceu? Então pode até ser que se você chegar com uma pergunta sobre determinado software "o cara de TI" saiba te responder...mas tenha em mente que o fato dele não saber não significa que ele não seja um bom profissional: talvez você só esteja fazendo a pergunta certa à pessoa errada...pois não é a área de formação profissional dele. Lembrou do caso do Oftalmologista que não pode te dizer se você tem osteoporose?
Se você leu até aqui, já deve ter percebido que TI não é um mal necessário e sim um GRANDE agregador de valor às empresas. No momento em que as empresas percebem isso, tudo funciona melhor, a integração das demais área com TI e até mesmo das pessoas: que são a parte mais importante em toda e qualquer área...não existe uma área sem pessoas.
Um área de TI agregadora de valor precisa de bons profissionais de TI, e bons profissionais em qualquer profissão merecem reconhecimento.
Bem vindo ao século XXI, aqui não se vive sem TI!
#GrandesIdeias2019 valorize sua área de TI, sua empresa precisa dela muito mais do que imagina!
Feliz Natal, e um excelente 2019!!!