Malefícios do tabagismo: como o vício prejudica seu coração
Considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a maior causa de morte evitável no mundo, o tabagismo acrescenta nos índices de mortalidade mundial mais de 7 milhões de pessoas por ano. Ainda segundo dados da OMS, um terço da população adulta global é fumante - um alarmante dado para a saúde pública.
No Brasil, cerca de 25 milhões de pessoas fumam cigarro. Embora o índice de fumantes no país tenha diminuído, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou os alertas das caixas de cigarro ainda mais rígidos. A inflexibilidade das palavras junto das severas imagens são advertências sobre os reais perigos que o tabagismo causa na vida de milhões de fumantes. Segundo o Ministério da Saúde, as medidas antifumo provocaram uma queda de 33,7% no número total de fumantes no Brasil desde 2006. Estamos combatendo o tabagismo, mas o ritmo ainda é lento.
Quando fumamos, tragamos mais de 4 mil substâncias presentes na fumaça do cigarro, sendo que pelo menos cinquenta são cientificamente comprovadas cancerígenas, algumas delas ainda são capazes de facilitar o acúmulo de gordura dentro das artérias do coração, bloqueando a passagem de sangue.
Os problemas cardiovasculares associados ao tabaco geralmente aparecem a longo prazo, porém, assim que os efeitos colaterais aparecem, o dano já foi feito. Fumar faz o coração bater mais rápido, aumenta a pressão arterial e faz o sangue coagular. Essas irregularidades cardíacas aumentam a chance de arritmias, paradas cardíacas, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e morte súbita.
Felizmente, alguns danos do tabagismo são reversíveis: com apenas duas horas sem fumar, não existe mais nicotina no sangue. Em três semanas, a circulação melhora. E de 5 a 10 anos, a chance de infarto é igual a de alguém que nunca fumou.
Tabagismo não é um hábito, é um vício!
Parar de fumar não é fácil, é importante lembrar de dar um passo de cada vez. Estabeleça metas, trace um plano: a reeducação diária é o principal passo para largar o vício. Frequente lugares onde fumar cigarro não seja permitido, mantenha a cabeça ocupada, alimente-se de forma saudável e mantenha-se hidratado. Dê preferência em passar o maior tempo com amigos e parentes não-fumantes e entenda o que o tabagismo faz com o seu corpo.