Management is hard!
A cultura corporativa sempre foi uma forma de explicar diversos fenômenos, positivos e negativos também!
De acordo com uma excelente pesquisa conduzida pelo professor Shiva Rajgopal e publicada na Columbia Business School, para mais de 50% dos entrevistados no amplo estudo, com 1300 executivos, afirmou-se a importância vital da cultura corporativa, como um dos três principais pilares de qualquer empresa.
O estudo da cultura corporativa geralmente se concentra nas políticas formais que definem a cultura, por exemplo: governança corporativa; contratação, políticas de demissão e promoção; e compensação de incentivos. No entanto, o artigo apresenta que, o coração da cultura está nos elementos informais que não estão escritos ou codificados:especificamente, os valores e normas de uma empresa.
As figuras abaixo, extraídas do artigo, apresentam os exemplos de valores e normas culturais que foram citadas como muito importantes na pesquisa.
Para que uma cultura seja eficaz, os entrevistados concordaram, que as instituições formais da empresa precisam se alinhar e apoiar esses elementos informais. Em muitas empresas, no entanto, existe uma aparente desconexão entre valores informais e normas, práticas e políticas formais. Ouvimos consistentes reclamações de nossos entrevistados de que suas empresas não estavam implementando seus valores declarados na prática.
O trecho acima te parece familiar?
Como era de se esperar, o artigo conclui que decisões que podem parecer óbvias na teoria, não são tão óbvias no contexto do mundo real. Gerenciamento é difícil. Não há respostas fáceis. CEOs que desejam embutir uma cultura em suas empresas, precisarão ser diligentes e consistentes ao equilibrar os valores e normas de suas organizações, com os objetivos e responsabilidades que enfrentam no dia-a-dia.
Então, o que você acha, você conhece a cultura da sua empresa?
Fonte: Why corporate culture is hard: How to ‘Walk the Talk’ of a Values-Focused Culture. Disponível aqui!
Data Engineer SX Negócios | Master's in AI
4 aConcordo plenamente. Recentemente fiz uma escolha por problemas pessoais e tive a sorte de me recolocar rápidamente. Enfim, a cultura da empresa é importantissima nesse papel de Liderança. Na empresa anterior a liderança dava exemplo toda hora e constantemente conquistava o time com grandes exemplos!! Hoje eu tento da mesma forma seguir isso, pois remotamente as coisas se tornam mais complexas!