Mandala da Inovação Centrada no Cliente

Mandala da Inovação Centrada no Cliente

Inovação! Você já deve ter ouvido falar dessa palavra, não é mesmo? Mas, agora queremos te fazer uma pergunta: o que é inovação para você? 

A resposta dessa pergunta é fundamental, afinal de contas, ela define o que você irá fazer para buscar inovação dentro da sua vida, da sua equipe e da sua empresa. 

Se para você inovar é trazer tecnologia para dentro do seu negócio, você poderá trazer software, sistemas e robôs, por exemplo, para solucionar algum ponto que não esteja tão bom dentro do seu dia a dia. 

Mas, se você percebe a inovação como uma estratégia para encontrar uma solução melhor e diferente para um problema existente, o cenário já começa a mudar radicalmente. O foco não é mais na tecnologia, o foco é nas pessoas. E nós escrevemos um post sobre isso, dá uma olhada: Inovação é sobre pessoas, não tecnologia.

E nesse momento, talvez você esteja se perguntando: mas qual das duas visões eu devo seguir? Bom, nós somos suspeitos para falar! Se você segue nossos conteúdos, vai ver que boa parte dos nossos esforços tem sido para educar o mercado de que inovação não é apenas sobre tecnologia, inovação é sobre pessoas. 

Isso quer dizer que não acreditamos na inovação que insere uma tecnologia dentro do processo das empresas apenas para dizer que ela é uma empresa inovadora. Acreditamos numa inovação com propósito, com resultados reais e efetivos para a vida das pessoas. 

Por isso, nossa grande missão é usar a tecnologia para gerar oportunidades e transformar vidas. E isso também quer dizer que inovar, independentemente do objetivo ou do modo como se vai inovar, deve ter apenas um foco: no cliente! 

Vamos falar muito sobre isso no post de hoje, mas se você quiser aprofundar um pouco seus conhecimentos sobre o assunto, dá uma olhada nesses conteúdos que já preparamos para você: 

No Youtube:

No Blog: 

Mas, além de trazer todos esses conteúdos para você, o objetivo desse post é te ajudar a trazer para o chão todo esse conteúdo e te ajudar a pensar em formas de colocar tudo isso em prática no seu negócio. 

Por isso, queremos trazer para você o conceito da Mandala da Inovação Centrada no Cliente. 

Qual a diferença entre inovação centrada no produto e inovação centrada no cliente?

O primeiro ponto que precisamos esclarecer com vocês é a diferença entre inovação centrada no produto e inovação centrada no cliente. 

Quando falamos em inovação centrada no produto, o foco é vender suas funcionalidades e se preocupar apenas na entrega técnica daquilo que você está vendendo. O foco é desenvolver o produto, e apenas ele. Resumindo, como o próprio nome já diz, o produto é a estrela do negócio. 

Já quando falamos de inovação centrada no cliente, o foco é em criar relacionamento com ele e entregar algo de valor para ele. Sendo assim, quando fazemos a venda, o foco é ajudá-lo a perceber como o seu produto pode ajudá-lo a resolver uma possível dor. O foco é no sucesso do cliente, no pós-venda, em todas as áreas além da parte técnica do produto. 

E claro que nesse ponto o objetivo não é só no cliente, pois o produto também precisa crescer, evoluir, ele também é importante. Porém, o foco principal é no relacionamento e sucesso do cliente. 

Sendo assim, na Mandala da Inovação Centrada ao Cliente, nós pensamos em formas e estratégias de aumentar a percepção positiva desse cliente com o seu produto, melhorar o relacionamento dele com a sua empresa, evoluir o produto a partir da percepção das necessidades desse cliente, e não em apenas seguir uma moda do mercado. 

Dito isso, chegou a hora de falarmos sobre os três pontos fundamentais para você ter resultado com a inovação centrada no cliente. 

Qual a sua proposta de valor? 

Muitas vezes, conversando com o mercado, percebemos que ainda tem muitas empresas querendo inovar simplesmente por inovar. Mas, qual é o real propósito disso? Qual o motivo pela qual você está buscando essa inovação no seu negócio? 

Inovar por inovar, tem muita gente fazendo. E o resultado não aparece! Sendo assim, a inovação acaba sendo um gasto na realidade da empresa. 

Porém, não precisa ser assim. A inovação pode ser algo efetivo, real e que traga resultados efetivos. Porém, você precisa ter claro quais são os objetivos que te fazem querer inovar e qual a proposta de valor você vai entregar para o seu cliente. 

E quando falamos de cliente, estamos falando da pessoa que será impactada positivamente pela inovação que você está trazendo. 

Essa proposta de valor pode ser a personalização de algo importante para ela, aumentar a eficiência de algum processo, facilitar a vida dela em algum sentido e afins. 

Como você entrega isso?

Mas, após definir a proposta de valor, é fundamental que você deixe claro para todos os envolvidos como essa entrega será feita para o cliente. Afinal de contas, isso precisa estar claro até mesmo para medir depois a percepção dele sobre essa entrega. Mas, esse é assunto para o próximo tópico. 

Sendo assim, o segundo passo é você pensar em como essa entrega será feita. Lembrando que essa entrega não precisa ser perfeita na primeira versão, é fundamental que você desenvolva um MVP - Mínimo Produto viável. Temos também um material onde mostramos como solucionar esse ponto: Tudo que você queria saber sobre MVP.

Mas, agora chegou a hora de falarmos um terceiro ponto fundamental. Vamos lá… 

Como perceber se o cliente percebeu essa entrega?

Você se esforçou, colocou seu time para pensar numa proposta de valor bacana. Pensou em como entregar isso para o cliente, e achou que estava tudo perfeito. Porém, na hora de validar, viu que a inovação não teve o efeito no mercado que esperava. 

Essa avaliação só é possível se você tem uma perspectiva de como medir essa entrega para o seu cliente. Por isso, esse ponto é muito fundamental. 

Em uma comunicação com outra pessoa, muitas vezes o que dizemos não é o que o outro entende. E no processo de inovação o mesmo pode acontecer! 

Por isso, muito mais do que depender das percepções de uma pessoa ou outra, você precisa entender como medir e qual métrica acompanhar para saber se a proposta de valor realmente está sendo entregue como imaginado para o seu cliente. 

Feito isso, agora sim você está pronto para começar a dar os seus primeiros passos para realizar um projeto inovador dentro da sua empresa, com a visão centrada no cliente. 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? É só nos chamar! Vamos adorar trocar uma ideia com você. 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos