Maneiras de se comunicar

Maneiras de se comunicar

"Podemos classificar a maneira como as pessoas se comportam em relação às outras em três categorias: passiva, agressiva e assertiva. E a escolha é sempre sua.

Se você têm uma tendência para agir de maneira passiva, então você pode tentar evitar o conflito, frequentemente à custa de suas próprias necessidades.

Se sua tendência é para agir de maneira agressiva, você pode ir para o outro extremo e agravar o conflito tentando (e nem sempre sendo bem-sucedido) satisfazer suas próprias necessidades.

A maioria das pessoas concorda que normalmente é melhor evitar os extremos, se puder, e agir de maneira assertiva - que o melhor é expressar suas necessidades e desejos e não escondê-los, mas fazer isso de maneira que seja razoável e que dê aos outros a oportunidade de também revelar seus desejos e sentimentos.

Se você está numa situação de trabalho na qual sente que suas necessidades não estão sendo satisfeitas ou que em que a outra pessoa está agindo de uma maneira de que você não gosta, então normalmente o melhor é expressar seus sentimentos e pensamentos de modo assertivo, em vez de ocultá-los passivamente ou expressá-los de maneira agressiva.

Veja, a seguir, algumas dicas sobre como você deve se preparar antes de uma conversa, discussão ou negociação. O objetivo é tentar fazer com que o outro aja de maneira diferente ou que essa pessoa o trate de modo diverso do que ela tem feito.

1) Escreva antecipadamente um esboço do que você pretende dizer à outra pessoa.

2) Nesse esboço, descreva a situação e o comportamento que estão criando problemas para você e que você gostaria que a outra pessoa mudasse.

3) Ao descrever a situação, seja específico e cite exemplos de quando o comportamento aconteceu.

4) Evite exageros e generalizações. Seja honesto e faça a descrição mais simples e direta possível.

5) Expresse seus pensamentos e sentimentos sobre a situação, reconhecendo-os como seus em vez de expressá-los como verdade geral.

6) Peça mudanças razoáveis à outra pessoa, mas que ajudem a melhorar a situação com você.

7) Ouça o que a outra pessoa tem a dizer em resposta - sem necessariamente concordar com ela.

8) Se houver uma situação em que os dois saiam ganhando, na qual uma mudança no comportamento da outra pessoa - ou no seu - venha a beneficiar os dois, tente explorar essa possibilidade com ela.

9) Se não houver uma situação em que os dois saiam ganhando, então decida antecipadamente qual é o mínimo aceitável para você. Esteja preparado para negociar uma solução entre esse mínimo e o máximo que esperava.

10) Concentre-se em área nas quais você pode se comprometer. Pense em sugestões a fazer para outra parte sobre o que gostaria de receber dela em troca do seu comprometimento nesses aspectos.

11) Tenha claro em sua mente quais serão as consequências e quais serão suas ações se as negociações não chegarem ao mínimo aceitável.

12) Se a pessoa estiver disposta a mudar de comportamento em relação a você, de maneira construtiva, há algo apropriado que você possa lhe oferecer em troca?

13) À luz de seu relacionamento com a outra parte e do conhecimento que tem dela, reserve algum tempo para decidir antecipadamente qual estilo de abordagem tem maior probabilidade de obter reações positivas a seu ponto de vista. Ser incentivador e construtivo e tentar envolver-se numa busca conjunta de soluções seria produtivo? Ou você deve assumir uma posição firme desde o início, indicando de modo absolutamente claro o que quer e quais serão as consequências se suas solicitações não forem atendidas? O melhor estilo de abordagem pode variar de acordo com a situação.

14) Decida quando, onde e como você quer abordar a questão, de forma a ter a melhor chance de obter uma resposta construtiva da outra parte. Na maioria dos casos, por exemplo, você desejará levantar o assunto num momento em que ambos possam dar total atenção a ele, sem distrações.

15) Ao mesmo tempo em que busca o melhor momento para levantar a questão, não postergue a ocasião para sempre! O momento perfeito, provavelmente, nunca surgirá. Se você concluir que está adiando demais, então escolha uma hora ou ocasião específica para levantar a questão e empenhe-se em cumprir o que planejou."

(Carnegie, Dale, 2009, p.52,53,54) - Livro As 5 Habilidades Essenciais do Relacionamento





Carlos Eduardo Lima

Ajudo melhorar a experiência dos clientes fornecendo dados estratégicos para decisões mais assertivas e aumento as avaliações positivas das empresas no Google

5 m

🚀

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Sadi Moreira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos