Mantenha o brilho das coisas (Para refletir)

Mantenha o brilho das coisas (Para refletir)

por Alvaro Gomes

Dois homens conversavam ao mesmo tempo em que esfregavam um chão que parecia não ter fim. Tratava-se do piso de um salão de festas que geralmente era utilizado somente aos finais de semana.

O dono do estabelecimento recomendava a esses dois funcionários para que eles mantivessem o piso sempre limpo e impecável, e para ele, isso só seria possível se o mesmo fosse limpo todos os dias.

Certo dia, cansados devido a uma exaustiva semana de trabalho, e por se tratar de uma sexta-feira, os dois funcionários aproveitando a ausência do patrão, resolveram naquele dia não fazerem a limpeza do piso. Foi quando um disse para o outro:

- Todos os dias somos incumbidos a fazer a limpeza desse chão e sabemos que ele só é utilizado aos finais de semana. Hoje é sexta-feira, ontem já fizemos a limpeza, amanhã será sábado e ele já estará sujo novamente. Deixemos para fazer a limpeza novamente na segunda.

Então, os dois sentaram-se num banco que ficava próximo ao pátio e aproveitaram o resto do expediente para descansarem e jogarem conversa fora.

Na manha seguinte, ao abrir o salão, o patrão notou que algo havia de diferente. Sabendo que mais a tarde haveria um evento importante, pegou os equipamentos de limpeza e esfregou o salão de ponta a ponta.

Na manhã de segunda-feira, ele chamou os dois funcionários e questionou-lhes:

- Porque vocês não limparam o piso na sexta-feira? Por acaso tiveram algum contratempo que não lhes permitiram por fazê-lo? O que foi que aconteceu?

Mesmo estando espantado ao ver que o patrão havia notado o não cumprimento da tarefa, um dos rapazes logo lhe disse:

- Desde segunda estamos limpando um piso que nem precisava ser limpo. Sabendo que hoje teríamos que limpá-lo novamente por causa do evento de sábado, deixamos para fazer a limpeza completa hoje.

O Patrão pensou por alguns instantes, e com a visível expressão de não ter entendido a justificativa do funcionário, disse-lhes:

- Eu não pedi para que vocês limpassem o salão todos os dias, mas sim, para que o mantivesse sempre limpo e impecável.

Esse é o mal dos seres humanos! Sempre esperam as coisas sujarem para daí terem o árdua tarefa de limpá-las, ao invés de gastarem muito menos energia em conservá-las limpas. De fato, ao abrir o salão na manhã de sábado, constatei que ele realmente estava limpo, no entanto, ele já não estava mais brilhando. Se não acharmos importante manter um piso sempre limpo e brilhando, também não acharemos importante manter nossas vidas limpas e brilhantes. O nosso trabalho, os nossos filhos, nossos relacionamentos afetivos, nossos amigos, tudo o que na vida mais prezamos, são como esse piso que vocês não vêem a necessidade de limpá-lo todos os dias. Acreditem! Existem coisas em nossas vidas que depois de sujas, não há sabão, nem detergente no mundo que as devolvam o brilho de antes. Portanto, é fundamental que saibamos a importância de sempre...

...mantermos o brilho das coisas.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos