Manutenção Predial Hospitalar
Manutenção predial
Ainda pouca difundida no país a prática da manutenção predial já movimenta cerca de 10 bilhões de reais anuais. Ainda estamos engatinhando no conceito que destinar dinheiro para manutenção é investimento e não custo desnecessário. A prática de manter as boas condições de um edifício, requer planejamento e investimento que são inversamente proporcionais, quando mais se planeja, melhor e menos se investe.
É dever da manutenção proporcionar boas condições para os usuários. Zelando dos sistemas elétricos, hidráulicos, incêndio, segurança, climatização e comunicação.
Os tipos de manutenção predial
São muitos os tipos de manutenções que podem ser aplicadas a nível predial, porém, há 3 modalidades mais usadas, que são:
- Preventiva
- Corretiva
- Preditiva
A manutenção preventiva segue uma cartilha que prever possíveis falhas a médio e longo prazo.
Exemplo: A inspeção de quadros elétricos que com o passar do tempo apresentam folgas em seus bornes (Conectores). Podendo causar defeitos graves, acarretando a interrupção de fornecimento de energia elétrica para todo ou parte de um edifício.
A manutenção corretiva trata-se de uma ação de reação, onde a falha é causada por desgaste, mau uso ou defeitos aleatórios. É naturalmente a modalidade mais onerosa por também envolver muitas vezes transtornos a terceiros.
Exemplo: Uma torneira que quebrou em um apartamento onde há dois pacientes pós cirúrgicos, molhando todo o quarto. Causado por excesso de força do acompanhante quando abriu a manopla (Mau uso) somado ao desgaste natural da manopla.
A manutenção preditiva pode ser considerada em “partes”, a soma das duas modalidades anteriores.
Exemplo: Em uma ação corretiva, foi percebido que a torneira de marca tal apresenta desgaste mais rápido do que o esperado, sendo assim, preventivamente as torneiras em questão serão substituídas.
Manutenção predial Hospitalar.
Hospitais são unidades que funcionam 24h por dia, todos os dias do ano. Devendo ter um alto nível que confiabilidade em suas instalações incluindo redundâncias em seus pontos vitais. O serviço de manutenção predial hospitalar é quem vai garantir a disponibilidade de equipamento e da própria infraestrutura para os pacientes e profissionais.
Considerações
Há dificuldades ímpares, considero que o profissional de manutenção hospitalar precisar ser mais humano do que em qualquer outro ambiente que requeira manutenção. É um bom dia antes de entrar em um leito, a empatia com um profissional que passará horas exercendo a sua função, é saber que você é tão responsável quanto pela vida de cada paciente.
Segundo a ABNT, Manutenção é “a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida”.
Rodrigo Soares
Coordenador de Manutenção Hospitalar
Gerente de Manutenção Corporativo
4 aA visão de uma manutenção eficiente, passa pela mudança do conceito de que manutenção é um centro de RESULTADO e não mais centro de CUSTO. Mas não podemos ficar apenas na mudança do conceito, e sim, na prática efetiva, com treinamento e comprometimento da equipe, bem como metas e itens de controle com foco no cliente, qualidade e segurança, ligados diretamente a resultados de satisfação e econômicos.
Engenharia Civil | Unibra - Centro Universitário Brasileiro
4 aSimplesmente fascinante você poder através do seu trabalho contribuir de alguma forma para recuperar e salvar vidas. #manutençãohospitalarépaixãopeloquefaz
Gestão de Processos | Gestão Financeira | Gestão de Projetos | Seguros | Consórcio
4 aIvoniltom Soares Antônio Pedrosa Antonio Amado Erenildo L. Matos Jr.