Manutenção preditiva (Manutenção baseada em condição) é a manutenção ideal?

Manutenção preditiva (Manutenção baseada em condição) é a manutenção ideal?

Volta e meia surgem questões que envolvem pontuações comparativas direcionadas ao desempenho e eficácia do melhor modelo ou tipo de manutenção aplicada.

Muito se discute a viabilidade e a relação custo x benefício da manutenção preditiva ou como muitos conceituam, a manutenção baseada em condição.

Mas o que seria a manutenção baseada em condição ou preditiva?

Como o próprio nome define, a manutenção baseada em condição é orientada pelas condições reais da máquina ou equipamento mais do que pela disponibilidade de tempo predeterminado ou periodicidade.

Essencialmente, a ferramenta utilizada neste conceito é a manutenção preditiva como já foi dito acima, pois ela lida com a coleta de informações, parâmetros, variáveis e direciona todos estes dados baseados em valores conhecidos por cada equipamento, dentre eles temos: temperatura, corrente, vibração, rotação e outros. E com o monitoramento em tempo real, é possível realizar intervenções assim que alguma variação for detectada, podendo corrigir falhas antes mesmo que equipamentos quebrem, otimizando a disponibilidade para manutenção.

É claro que tudo tem o seu preço, e este tipo de manutenção exige conhecimento técnico especifico, sendo atribuído muitas vezes a empresas contratadas que são especialistas no segmento de cada necessidade, ou não, muitas empresas ingressam em caminhos alternativos e adquirirem equipamentos e máquinas com o sistema smart já empregado, isso contribui significativamente na redução de custos e mão de obra especializada em alguns casos.

Com relação a este tipo de manutenção, geralmente interpreta-se como sendo a manutenção perfeita e ideal para todos os tipos de equipamento, contudo, não há um tipo de manutenção que seja a ideal.

Com uma variedade razoável de aplicações metodológicas de manutenção, existem algumas dificuldades em analisar e processar qual a ideal para cada tipo de equipamento. Sim, existe a melhor para cada tipo de equipamento, e não como muitos pensam ser, para cada tipo de processo produtivo ou conjunto de máquinas, e digo mais, não só a melhor para cada tipo de equipamento, mas também as melhores, isso mesmo, mesclar tipos de manutenção direcionadas a um único equipamento ou máquina somente.

Por fim, acredito que combinar os tipos de manutenção, é uma forma bastante eficaz de encontrar a relação custo x benefício para cada ativo inserido no processo produtivo, evitando malefícios como:

·        Redução da vida útil de máquinas e equipamentos;

·        Aumento do risco à segurança dos trabalhadores;

·        Aumento das horas extras e retrabalho;

·        Maior custo com peças e reposição;

·        Maior risco de perda de vendas futuras.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Thiago Petri

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos