Mapeamento com Drones – Saiba tudo a respeito do assunto
Nos dias atuais mapeamento com drones tem auxiliado pessoas a obter informações essenciais de grandes áreas de uma forma rápida e com excelente custo-benefício, nos mais variados setores da economia.
Alguns anos atrás, a única forma de conseguir fotogrametria aérea com boa resolução e máxima precisão era usando aeronaves tripuladas.
Entretanto, com o avanço da tecnologia dos drones e a redução dos preços de compra, o mapeamento com drones ficou praticável para várias empresas e pessoas.
O que é Mapeamento com Drones?
Um mapeamento com drones é basicamente a coleta de dados com sensores como câmeras multiespectrais, câmeras RBG e sensores LIDAR, direcionados para o solo.
No mapeamento com uma câmera RGB, o solo é fotografado várias vezes em diversos ângulos diferentes e cada imagem é sinalizada com coordenadas.
Manipulando as informações recolhidas, um software de fotogrametria pode construir ortomosaicos georreferenciados, modelos 3D, modelos de elevação e outros do perímetro projetado.
Um mapeamento com drones também pode ser usado para recolher dados como distâncias exatas entre pontos e cálculos de dimensões.
Ao contrário das aeronaves tripuladas ou imagens captadas pelos satélites, os drones podem atingir alturas bem menores, possibilitando melhor resolução e dados de alta precisão com mais velocidade e com um custo literalmente menor, ainda sem preocupação com interferência de condições atmosféricas como dias nublados e que prejudicam na coleta de dados pelos satélites.
Quais são as vantagens do Mapeamento com Drones?
Redução do tempo em campo e gastos com a pesquisa
Registrar dados topográficos com drones é até 5 vezes mais ligeiro do que os métodos tradicionais de topografia e requer muito menos esforço humano. Manuseando um GPS PPK, você não necessita perder tempo colocando vários pontos de controle por toda a dimensão da área a ser mapeada. Finalmente, você entregará seu trabalho com mais rapidez e por um valor bem menor.
Recomendados pelo LinkedIn
Disponibilize informações precisas e em grande quantidade
Estações Totais simplesmente medem pontos específicos. Um voo de drone gera milhares de medições que podem ser retratados em vários formatos, tais como: nuvem de pontos, modelo digital de terreno, ortomosaico, modelo digital de superfície, curvas de nível e vários outros.
Cada pixel do mapa formado ou cada ponto do modelo 3D realizado, possui georreferências.
Mapeie lugares antes inatingíveis
Um drone pode basicamente pousar e decolar de qualquer localidade, ao contrário do que acontece com as aeronaves tripuladas.
A dimensão reduzida dos mesmos também possibilita que voem mais perto das rodovias, ferrovias, estruturas, prédios, etc.
A grandeza de um mapeamento com drones?
O desempenho e o tipo do drone, a qualidade das suas peças, a resolução da câmera, a amplitude de voo, a metodologia e a tecnologia usados para georreferenciar as imagens aéreas permitem influenciar positivamente na exatidão do mapa produzido.
Hoje é possível conseguir uma exatidão absoluta de até 1 cm e 0,7 cm/pixel de GSD sob específicas condições óticas e instrumentos de refinada tecnologia e excelência.
Ponderações Finais
O mapeamento produzido a partir de reproduções aéreas obtidas por drones tem melhorado significativamente setores como mineração, agricultura e topografia.
O processo antigo que era longo, caro e na maioria das vezes inacessível, está sendo totalmente modificado e democratizado.
Para conseguir resultados precisos, esse processo precisa de amplos conhecimentos de topografia, agrimensura ou cartografia somados a competências técnicas de manejo de drones e equipamentos adicionais como GPS e sensores.
Se você deseja investir em uma área com alta demanda e valores de trabalhos mais elevados, seguramente mapear com drones é uma excelente possibilidade.